Entrar
Clique aqui para entrar

Exposição Merda! - Zine Cultural

Blog

Exposição Merda!

Por: Rívia Petermann


 

"Soa o segundo sinal no teatro. O elenco se posiciona para a primeira cena. No alvoroço que recheia os últimos minutos antes do início da apresentação, “boa sorte” é o menos comum dos desejos atrás das cortinas. Perde pra várias coisas que, a princípio, pareceriam absurdas. “Quebre a perna”, pra uns. Pra outros, sendo maioria, “MERDA!” (Carol Cadinelli)
 

Foto: Brenda Marques

 

Esta é uma breve apresentação do que se trata a exposição “MERDA!Cenas antes do terceiro sinal”, da fotógrafa Brenda Marques. A mostra conta com 50 fotos de preparação de elenco de vinte e duas peças, produzidas por alunos de teatro de Juiz de Fora, além de quatorze companhias de diversos cantos do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte e Salvador. Ensaios, caracterizações, momentos de concentração, entre outros, foram capturados pelas lentes da fotógrafa com muita maestria e, claro, entrega.
 

Bastidores da Exposição. Foto: Vinícius Cristóvão

 

A abertura da exposição é no dia 8 de dezembro, a partir das 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) A exposição estará aberta para visitação durante todos os eventos do espaço, até o dia 17 deste mês. A entrada é franca. Batemos um papo com Brenda, e, a empolgação pela junção destas duas artes, fotografia e teatro, revelam a sensibilidade e a paixão da artista pelo projeto. Ficou curioso? Confira!
 

1 – Você teve algum contato com o teatro antes de começar a fotografar os bastidores?

Eu fazia dança desde pequena. Comecei na escola com sete anos, cheguei a dançar balé, jazz e dança do ventre até a adolescência. Comecei meu primeiro contato com o teatro na escola, no Grupo Divulgação, por volta dos 15 anos. Apesar de ainda amar os dois, parei por um tempo.

Bastidores do Teatro. Foto: Brenda Marques
 

 

2 - Como surgiu a ideia de criar a exposição?

Fui convidada para fotografar o 9° Festival de Teatro de Juiz de Fora, em agosto do ano passado. Já fotografava há algum tempo, mais foi meu primeiro contato profissional com a fotografia, e a primeira vez que fotografei teatro. Me convidaram no andar de baixo desde a estreia do espaço, para em algum momento expor trabalhos meus. Fiquei com isso na cabeça, ainda não sabia o que trazer. Quando me deram uma data, dezembro, eu estava voltando de um curso de fotografia de teatro com o Guto Muniz, fotógrafo da cena em BH, e estava fotografando o Festival de Cenas Curtas e o 10° Festival Nacional de Teatro.  Oandardebaixo é de um grupo de teatro, o corpo coletivo. E vive teatro. Acontecem sempre e apresentações no  espaço. Foi quando decidi usar essas minhas fotos de bastidores.
 

Foto: Brenda Marques


3 – Como foi esse reencontro com o teatro através da fotografia?

Foi mágico!  Foi uma forma de afirmar com mais certeza dentro de mim que é isso que eu quero fazer. Tanto com a fotografia quanto com o teatro! Me fez ter certeza, é querer mais dos dois. Foi amor à primeira vista. Me apaixonei! Eu saio de tantos espetáculos pensando: “que bom que eu faço isso”! É bom estar ali. Eu gosto do momento todo! De viver aquilo, de fotografar, do tratamento das fotos! E do resultado. E isso me encanta. Ir lá, amar estar ali, e voltar gostando de verdade daquilo que eu criei junto com a Cia e diretores, produção, todos que criaram aquela imagem junto comigo.

Foto: Brenda Marques

 

4 – Qual a sensação de fotografar os bastidores?

Esses momentos que antecedem as apresentações são muito fortes.  Muitas vezes mexem comigo e trazem uma carga de emoções maior que eu sinto dentro da peça mesmo. Porque não era pra eu estar ali, não foi o que a Cia e a Direção preparou pra ser visto. Mas eu estava ali também, e eu vi, e é lindo! É forte. É super intenso!

Foto: Brenda Marques

 

 

5 – Pretende continuar trabalhando nesta linha, neste assunto, ou explorar outros nichos?


Olha, eu sou muito inquieta, eu quero explorar muita coisa. Já tenho um monte de projetos no papel. Mas eu definitivamente vou continuar fotografando cena. Espero que para sempre.
 

Foto: Brenda Marques

 

6 – Quais as suas expectativas com a exposição?

A exposição MERDA! Cenas antes do Terceiro sinal é um projeto vivo! Ela continua. Vou continuar registrando bastidores, e quero fazer mais coisas com essas fotos. Mais exposições, e também utilizar esse material em outras mídias. Essas são algumas das minhas fotos de bastidores que selecionei para esta mostra: São 50 fotos de 22 espetáculos. Mas já registrei mais de 70 espetáculos entre teatro, cenas, curtas, arte circense, performance e dança. E pretendo fotografar muito mais.
 

Foto: Brenda Marques

 

 

 

Conheça mais sobre o trabalho de Brenda Marques na página oficial.

🎥 SERVIÇO: Exposição Merda! Cenas Antes do Terceiro Sinal
📅 Quando: 11/12 a 17/12
📍 Onde: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
_FACINHO.jpg: /Brendamarquesfotografia

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade