Entrar
Clique aqui para entrar

Tudo sobre a Festa Alemã 2017 - Zine Cultural

Blog

Tudo sobre a Festa Alemã 2017

Por: Karina Gomes, Rívia Petermann e Tainá Voltas

A tradicional Festa Alemã do bairro Borboleta está chegando! A 23ª edição da festa, que acontece de 6 a 17 de setembro, está com diversas novidades, além de um mix de cultura e entretenimento nas ruas do bairro. Isso tudo em meio a muitas danças e músicas folclóricas, comida típica e claro, muito chopp gelado! Confira tudo o que terá no evento! 
 


Foto: divulgação

 

Espaço reservado para Cervejas Artesanais


A Festa Alemã tem sua popularidade, em grande parte, ancorada na reunião de grandes cervejarias no mesmo local! Assim como nos tradicionais eventos desse tipo, por lá você encontra diversos tipos de cervejas para degustar e colocar um pézinho na terra germânica.  O espaço ganhou o nome de Cervejarias Biergarten, um jardim de cervejas dentro da Festa Alemã. Sabe quais marcas estarão por lá? 
 

  • Antuérpia
     
  • Barbante
     
  • Beerthoven
     
  • Brauhaus
     
  • Fathach (Novidade)
     
  • Grizas
     
  • Haus Bier
     
  • MR Tugas
     
  • São Bartolomeu
     
  • Velha Guarda (Novidade)

 


Foto: Divulgação

 

 

Barracas Gastronômicas


A parte gastronômica da Festa Alemã é um show a parte. E por um motivo especial: todos são resultado do preparo feito com Produtos Borboleta Alemã. A linha de embutidos conta com carnes especiais de porco de um frigorífico parceiro da Associação Alemã de Juiz de Fora, que lançaram em parceria a linha de produtos da Associação!

 

 

Os pratos da festa são pratos tradicionais da culinária do país. Nesta edição, uma das novidades do evento é o Festival Gastronômico Germânico, com participação das barracas presentes. Em uma competição, cada uma delas apresenta um prato típico, e, por meio de uma votação, será escolhido o melhor prato da Deutsches Fest 2017! E, além de poder provar todas as opções, que estarão à venda, que tal conferir de uma vez a lista de pratos?! É de dar água na boca, confira: 

 

➡ Barraca Layer:

Costelinha de porco defumada com molho barbecue, batata frita, pão alemão e purê de maçã.


➡ Barraca Hauk:

Pernil suíno assado na manteiga, salada de batatas, cebolas assadas e chucrute roxo agridoce.


➡ Barraca Calbazar:

Joelho de porco defumado, chucrute com bacon, batata, conserva de pepino e molho de mostarda especial.


Barraca Mitterhoffer:

Joelho de porco defumado e pururucado, salada de batata e chucrute roxo agridoce.
 

Barraca Glanzmann:

Costelinha de porco defumada, molho de alho com mostarda picante, batata frita com cebola roxa e chucrute roxo agridoce.


Barraca Kelmer-Scoralick:

Lombo à bohemia, chucrute, salada de batata, abacaxi e pão alemão.


Barraca Reinck:

Filé suíno, molho de páprica picante, purê de batata recheado com bacon e queijo e chucrute.
 

Barraca Wertz:

Spatze, gulasch, pão alemão, picles e chucrute.


Barraca Das Haus:

Dois filés de pernil empanados cobertos com batata frita, molho de mostarda e barbecue.

 

Novidades especiais 


Em 2017, a Festa Alemã investiu em grandes novidades para fazer o público se conectar com a cultural germânica. Dá uma olhada: 

 

  • Camerata Gustav Reich
     

O grupo Camerata Gustav Reicé formado por integrantes especializados em reproduzir canções clássicas alemãs. A banda nasceu especialmente para compor o time da Associação Alemã no trabalho de resgate da cultura de nossos ancestrais.

 

 

  • Schmetterling Kapelle
     

Criada a partir do mesmo projeto da Camerata Gustav Reich, a banda Schmetterling Kapelle surgiu para acompanhar o Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling em suas apresentações durante a Deutsches Fest.

 

  • Cervejaria Borboleta
     

Criada a fim de resgatar uma tradição da cultura alemã, a Cervejaria Borboleta, fundada em 1880 na própria comunidade, renasce por meio de uma parceria com as Cervejarias Grizas e São Bartolomeu. Hoje, 5 estilos de cervejas artesanais são produzidas pela marca: Belgian Blond, Pilsen, Irish Red Ale, Dry Stout e Weiss.

 

  • Competições Folclóricas
     

Além dos tradicionais concursos de chopp em metro e comedores de salsichões, a edição de 2017 traz as competições folclóricas. A atividade consiste em diversas modalidades olímpicas com o caráter típico. O objetivo é promover a integração entre o grupo de danças folclóricas Schmetterling, com seu público como! Alguns exemplos dessas atividades são: corrida com barril; corte do gurpião e speed chopp.

 


Fotos: Divulgação


Além dessas novidades, outras surpresam aguardam o público, e para conferir a programação completa, clique aqui! Você conhece essa festa? Conte para a gente nos comentários sobre o que você mais gosta no evento! 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade