Em tempos de pandemia, em que a distância social tem se tornado uma estratégia fundamental para que o vírus não se propague, o “Festival Magia Negra #emcasa” surge para levar arte, cultura e criar uma rede de apoio em tempos de crise.
Em sua segunda edição, o projeto que ganhou a versão online em 2020, conta com a participação de 23 artistas pretos e pretas de distintos lugares do Brasil e do mundo. Ente eles, o juiz-forano Diogo Veiga, que representa a cidade. A iniciativa, criada por Timm Arif e Naaya Lelis, tem em sua programação apresentações de DJs, poetas, comediantes e músicos de diversos gênero e ocorre entre 15 a 17 de maio. O evento será transmitido por meio de lives exibidas no perfil @festivalmagianegra no Instagram.
O programa tem como objetivo contribuir com o trabalho de artistas independentes e com pessoas que estão em situação de fragilidade nas periferias, nas ruas e no sistema carcerário. Pela plataforma “chapéu virtual“, o público poderá contribuir com o festival no esquema “pague o quanto puder“. Todo o valor arrecadado será distribuído entre artistas.

Neste ano o Festival Magia Negra conta com a participação do juiz-forano Diogo Rodrigues Veiga ou “Dioguin du Bem” de 35 anos. Músico e Arte Educador, o artista divide seus dias entre a capoeira, contação de história e instrumentação ancestral.
Para “Dioguin”, ser indicado para o festival foi um grande passo na sua carreira: “Eu estou bem feliz por participar do projeto. A importância pra mim é mostrar o que venho produzindo com os instrumentos africanos e também, conhecer novos artistas”, completa.

A apresentação de Diogo ocorre no domingo (17), a partir das 18h, no perfil oficial do festival no Instagram. Durante sua performance, o artista exibe a Música Circular Africana, além de tocar a Harpa Niaytiti, tradicional no continente de origem (África). Em um segundo momento, o juiz-forano terá espaço para mostrar uma música composta por ele, também no instrumento.

O evento ocorre nos dias 15,16 e 17 de maio, confira o line-up!
15/05 (sexta-feira)
- 19h – Marabu
- 19h30 – Perifa no toque
- 20h – Jotapê
- 20h30 – Leyllah Diva
- 21h – Dj Tio Def
- 21h30 – Akins Kinte
- 22h – Zudizilla
16/05 (sábado)
- 19h – Discotecagem Preta
- 19h30 – Brrioni
- 20h – Letícia D'alma
- 20h30 – Albert Magno
- 21h– Indy Naíse
- 21h30 – Marissol Mwaba
- 22h – Fabriccio
Line Up 17/05
- 16h – Khira
- 16h30 – François Muleka
- 17h – Dory de Oliveira
- 17:30 – Anderson Leite
- 18h – Diogo Veiga
- 18h30 – Nayra Lays
- 19h – Obigo
- 19h30 – Kaya Matheus
- 20h – Rincón Sapiência