Entrar
Clique aqui para entrar

A arte de divertir - Zine Cultural

Blog

A arte de divertir

Por: Talita Scoralick

"O palhaço é um artista múltiplo, cheio de ferramentas. Distraidamente atento. Pronto para usar o que há de mais ridículo em si só pra te emocionar e surpreender!” define Poliana Tuchia, integrante do Trampulim. O grupo é uma das atrações do Festival de Circo de Juiz de Fora, que em sua primeira edição homenageia a arte dos palhaços.

Para Nara Pinheiro, produtora do Quinteto São do Mato, o palhaço é o personagem que, além da diversão e do lúdico, fala de política e de questões sociais. “Ele consegue atingir, de forma leve, o inconsciente das pessoas para questões tão importantes. É uma figura essencial na desconstrução da formalidade de assuntos polêmicos.”
“Felizmente o interesse por esta arte cresce a cada dia e o movimento de Grupos e artistas se organizam em prol de reconhecimento, valorização e espaço na cultura. Não é fácil ser palhaço no Brasil", comenta Poliana Tuchia. Para ela, disciplina e precisão fazem parte do dia a dia do artista circense.  "Essa essência do circo, de ser um artista múltiplo e ter conhecimento para transitar em diversas funções, é fundamental para sobrevivermos. Vemos que essa é a realidade da maioria dos Grupos de circo e teatro no Brasil. Você se produz, escreve seus projetos, capta, cria, apresenta."
Tiago Munhoz, integrante do Grupo Rosa dos Ventos, destaca ainda que o Circo foi, por muito tempo, responsável por levar algum tipo de manifestação artística a milhares de pessoas. “Hoje o Circo ocupa um papel diferente e não menos importante dentro das artes. Está presente em muito mais lugares do que apenas na lona, como antigamente. O resgate dessa essência é importante para a conservação da história, para conhecermos e valorizarmos essa manifestação cultural que faz parte da história do mundo.”
O evento acontece a partir dessa quinta-feira (10), com artistas de Minas Gerais e São Paulo se revezando em quatro dias de atividades oferecidas gratuitamente para o público, na Praça Cívica da UFJF. Além das apresentações, o festival inclui oficinas de acrobacia, malabares, clown e mágica. Confira a programação aqui.
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade