Festival Dia de Rock: saiba tudo sobre o evento
A 2ª edição do Festival Dia de Rock ocorre nos dias 17/06 (sábado) e 18/06 (domingo). O evento, aberto ao público e realizado na Praça da Estação, uniu 19 bandas e mais de 6 mil pessoas em seu primeiro ano.
Para saber um pouco mais sobre as origens do evento e seus objetivos, conversamos com o coordenador de comunicação do festival, Daniel de Moura.
Confira abaixo o papo na íntegra:
Conversamos com Daniel de Moura coordenador de comunicação e um dos idealizadores do festival (Foto: Divulgação)
Zine: Como surgiu o Festival Dia de Rock?
Daniel de Moura: "Durante alguns anos nós (Dani Moura e Gui Sânzio, coordenador de produção do evento) fomos trançando nossos caminhos no universo da Produção Cultural, Corporativa e Gastronômica. Tivemos grandes oportunidades de trabalhar em grandes festivais de música, como o POP ROCK BRASIL, Music Station, Conexão e outros.No meio desta correria diária da vida de produtor, nós sonhamos em um dia conseguir realizar nosso próprio festival de ROCK para celebrar esse gênero musical que perpetua desde o século passado e se transformou em um estilo de vida, inclusive o nosso estilo. A origem do nosso movimento é simples, sincera, e puro Rock n’Roll."
Como surgiu o festival Dia de Rock? (Foto: Divulgação)
Zine: Qual o objetivo do festival?
Daniel de Moura: "O festival nasceu como uma ideia de celebração ao Rock n’ Roll, mas devemos lembrar que o Rock é inquietude, é questionamento, posicionamento, o Rock foi criado por negros, dentro de um cenário adverso, no meio de uma segregação racial. Dentro desse contexto, também pretendemos levar uma mensagem positiva ou uma reflexão para o público. Além disso, também temos o objetivo de proporcionar ao público, experiências musicais de boa qualidade, um evento gratuito permitindo o acesso de pessoas de todas as classes sociais. Criar e executar um festival de Rock, num país onde a educação e a cultura estão em segundo plano é desafiador. O Dia de Rock só se tornou possível porque no meio desse sonho, encontramos pessoas e instiruições que acreditaram no projeto, como a Claro."
Qual o objetivo do festival Dia de Rock? (Foto: Divulgação)
Zine: Como e por que JF foi escolhida como cidade para sediá-lo?
Daniel de Moura: "Mais ou menos em 2009 e 2010 Juiz de Fora estava na rota dos eventos corporativos que a gente realizava e foi nessa época que começamos a conhecer a cidade, o quão é rica culturalmente e a criar laços com alguns amigos. Juiz de Fora é uma cena viva e produtiva, com artistas consagrados e uma grande ascensão de novos nomes da arte, por isso foi escolhida para a realização. É uma cidade dinâmica e muito diversificada. E quando realmente tivemos a chance de executar a primeira edição do projeto, não pensamos duas vezes. A princípio, o Dia de Rock seria um projeto itinerante e pretendíamos rodar o estado, mas o festival foi tão bem recebido que hoje em dia, pretendemos torná-lo parte do calendário cultural da cidade."
Como e por que JF foi escolhida como cidade para sediá-lo? (Foto: Divulgação)
Zine: Como é o processo de escolha das bandas que se apresentam no festival?
Daniel de Moura: "Esse processo é uma das partes mais difíceis, nas duas edições divemos quase 40 inscrições de bandas de muita qualidade. Para nos ajudar nessa missão, contamos com a curadoria do Pedro Crivellari, juiz-forano e um cara que está há muitos anos no meio musical e também é professor de bateria. A seleção parte do princípio da construção do que a edição do festival vai propor. Também tem alguns requisitos básicos que a bandas precisam preencher, como possuir músicas autorais."
Como é o processo de escolha das bandas que se apresentam no festival? (Foto: Divulgação)
Zine: Comente um pouco sobre a importância da mostra de bandas locais.
Daniel de Moura: "Em Juiz de Fora existem várias casas que abrem as portas para as bandas que estão começando, além de um tradicional festival que também incentiva e abre esse importante espaço para fomentar a cena local. A mostra do Dia de Rock é um espaço que contribui com a valorização de novos talentos que estão em busca de um palco para tocar. Ali as novas bandas trocam experiências com grandes profissionais do meio musical, além de dividir o palco com artistas experientes com uma “bagagem” no cenário do rock nacional."
Comente um pouco sobre a importância da mostra de bandas locais (Foto: Divulgação)