Entrar
Clique aqui para entrar

5 filmes sobre empoderamento feminino que você precisa assistir - Zine Cultural

Blog

5 filmes sobre empoderamento feminino que você precisa assistir

Por: Karina Gomes, Rívia Petermann e Tainá Voltas

No dia 8 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Fizemos a matéria "Respeita as manas: 11 juiz-foranas mandam um recado empoderador sobre o Dia da Mulher!" e elaboramos uma lista com 5 filmes que mostram a força e perseverança da mulher ao longo dos anos. Confira:
 

1) Aquarius 


O filme fala sobre uma mulher chamada Clara (Sonia Braga), que tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Avenida Boa Viagem, em Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo edifício no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dessa mulher. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.


 

2) Estrelas Além do Tempo


O filme conta a incrível história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae). Elas são mulheres afro-americanas com mentes brilhantes e trabalharam na NASA. O trio foi responsável por cálculos por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações para sonhar grande!


 

3) Que Horas Ela Volta


Esse é mais um filme que mostra a hipocrisia por trás do tratamento da sociedade com muitas mulheres. Confira a sinopse: A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

 

4) Frida


O filme conta a história de Frida Khalo, pintora mexicano com grande reconhecimento. Atualmente, ela é considerada uma das mulheres mais importantes da história da arte. Uma figura com muita força e persistência, que desafiou e quebrou tabus da sociedade de sua época e que continua a inspirar outras mulheres décadas após sua morte.


 

5) As Horas


Este é um filme sobre a representação feminina e empoderamento. Neste filme, três mulheres, com histórias e contextos diferentes, identificam-se por meio do livro Mrs. Dollaway, escrito por Virginia Woolf (que é também uma das personagens do filme). Com grande insatisfação com suas vidas, essas mulheres começam a repensar seus papéis na sociedade e em suas famílias, sempre inspiradas pela personagem do livro.


E nossa seleção de filmes não acaba por aí! Leia também:

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade