Entrar
Clique aqui para entrar

8 filmes de professores que ensinam verdaeiras lições - Zine Cultural

Blog

8 filmes de professores para assistir no dia 15 de outubro!

Por: Tainá Voltas

O Dia dos Professores é comemorado sempre em 15 de outubro como homenagem a uma das profissões mais importantes da história. 

Com ela, foi e é possível transmitir uma infinidade de conhecimentos, desde a educação infantil à superior. E todo mundo acaba guardando um professor ou professora na memória,  diz aí! 

Para celebrar a data, abaixo você encotra uma lista com 8 filmes de professores para dar o play e se emocionar

 


"Eu sou professor" 


 

Antes, você sabe como surgiu o Dia do Professor? 

 

Em 1827, o então Imperador do Brasil D. Pedro I instituiu um decreto que regulamentava a profissão do professor e criava o Ensino Elementar do Brasil - escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. 

Algum tempo depois, em 1947, ao perceber que o segundo semestre de aulas era bem intenso e pedia uma pausa, o professor paulista Salomão Becker teve a ideia de criá-la nessa mesma data. Nascia assim, uma confraternização em homenagem aos professores.

Por lei, esses dois momentos foram oficializados em 1963 quando o presidente João Goular aprovou outro decreto que previa agora  “comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Desde então, o Dia dos Professores é oficialmente uma celebreção dentro do calendário letivo. 

 

 

 

Agora sim vamos conferir a lista com 8 filmes de professores para dar o play! 

 

 

1) A Onda (Alemanha/2008)

 

De 2008, "A Onda" é um drama alemão que propõe a discussão de regimes autoritários e totalitários em uma dinâmica bem contemporânea. 

Como uma atividade de sala de aula em grupo, um professor, Rainer Wenger (Jürgen Vogel), propõe um experimento em que os alunos devem simular o totalitarismo.

Os estudantes propagam a ideia da atividade, que acaba fugindo ao controle. O professor tenta colocar um fim ao movimento, mas talvez seja tarde demais. 

 

🎬 Onde assistir: Telecine 

 

Clique aqui para conferir o trailer
 

 


2) Ao Mestre com Carinho (Reino Unido/1967)

 

O mais antigo da lista, filme inglês de 1967, apresenta a história do engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier), que ao ficar desempregado decide dar aulas em Londres. 

Ele dá aula a adolescentes indisciplinados em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray, que tem como principais atividades a missão de não permitir suas aulas. 

Acostumado com hostilidades, Mark não recua e abraça o desafio de ensinar a turma ainda assim. 

Ao receber um convite para voltar à engenharia, ele precisa decidir se aceita ou continua na profissão de "mestre".

 

🎬 Onde assistir: Youtube

 

 


 

 

3) Escritores da Liberdade (EUA/2007)

 

No filme Escritores da Liberdade (2007), a premiada atriz Hilary Swank interpreta uma professora jovem e idealista que tem em mãos o desafio de transformar uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. 

Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. 

Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas experiência, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. 

Aos poucos, os alunos retomam a confiança em si mesmos e aceitam o conhecimento. 

 

🎬 Onde assistir: Youtube | Netflix 

 

Clique aqui para conferir o trailer

 


 

4) Matilda (EUA/1996)

 

Um dos mais clássicos filmes de professores é "Matilda". 

Matilda (Mara Wilson) é uma criança brilhante que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação.

Quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, o pai Harry (Danny DeVito) resolve enviá-la à escola.

O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

 

🎬 Onde assistir: Youtube

 

 

 

5) Mentes Perigosas (EUA/1995)



No filme americano de 1995, Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer) é uma oficial da marinha que sai da carreira militar para ser professora de inglês. 

Assim como em Escritores da Liberdade, a personagem encontra diversas barreiras na profissão, como o desinteresse e a rebeldia dos alunos. 

Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela usa outras formas de ensino, como o uso do caratê e música nas aulas.

 

 

Clique aqui para conferir o trailer

 


 

 

6) Preciosa - Uma história de Esperança (EUA/2010)

 

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe.

Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.

Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

 

🎬 Onde assistir: Telecine

 

Clique aqui para conferir o trailer

 

 


7) Sementes Podres (França/2018)

 

Apesar de não ser necessariamente sobre um professor, o filme Sementes Podres, do cineasta iraniano e francês Kheiron, retrata a história de um ex-morador de rua (Wael) que, em meio a uma vida de golpes e trambiques, se vê prestes a ir preso. 

Para que isso não ocorra, ele decide aceitar a proposta do personagem Victor (André Dussollier) que troca a prisão de Wael pela observação de jovens reprovados na escola por motivos diferentes. 

A partir daí a dramédia franco-iraniana se desenvolve e conquista o público com leveza e humor sobre assuntos sérios. 

Uma curiosidade sobre esse filme é que  Kheiron interpreta o protagonista do filme, o dirige e também é o seu roteirista. 

 

🎬 Onde assistir: Netflix

 

Clique aqui para conferir o trailer

 


 

8) Sociedade dos Poetas Mortos (EUA/1990)


O novo professor de Inglês John Keating (Robin Williams) é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão.

Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola.

Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

 

🎬 Onde assistir: Youtube

 

Clique aqui para conferir o trailer

 

 


 

Você também pode gostar:
 

Lista de Romances da Netflix

Lista de Suspenses da Netflix

•Lista de Comédias da Netlix

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade