Entrar
Clique aqui para entrar

5 fotógrafos de JF que você precisa conhecer! - Zine Cultural

Blog

5 fotógrafos de JF que você precisa conhecer!

Por: Karina Gomes, Rívia Petermann e Tainá Voltas

Dia do Fotógrafo, comemorado em 8 de janeiro, é sempre uma data muito especial no Zine Cultural. E  para celebrar essa data mostraremos 5 fotógrafos independentes com trabalhos incríveis, bem aqui em Juiz de Fora! Alguns sempre sonharam em entrar nessa profissão, outros caíram nesse ramo por acaso, mas o que todos têm em comum é a paixão e dedicação pela fotografia. E eles ainda deram dicas super bacanas para quem deseja entrar nessa área! Confira!

 


 

 

CAMILA MONTEIRO


Idade: 23 anos 

Como começou a se interessar pela fotografia: "Meu interesse pela fotografia vem de muito nova, eu sempre amei ser fotografada e isso fez eu ter um interesse muito grande pela área. Sempre fui considerada a fotógrafa da galera e isso fez eu me interessar pelo curso de jornalismo, no qual eu tenho oportunidade fazer matérias relacionadas ao ramo. Conversando com pessoas da área e pesquisando sobre o curso eu descobri que na grade curricular tinha as matérias de fotografia e fotojornalismo e ali, eu já tinha certeza do que iria cursar. Profissionalmente faz mais ou menos um ano e meio que comecei a fotografar, foi logo após o início da matéria de fotografia que resolvi investir em equipamento e realizar um sonho."



Foto: Camila Monteiro


Inspirações e perfis de fotos: "Minhas inspirações são Sebastião Salgado, Irving Penn, Dorothea Lange, James Nachtwey, entre outros. Eu gosto muito de fotografar pessoas, meus últimos trabalhos tiveram uma pegada mais sensual, mas já fotografei crianças, evento, clínicas especializadas, lojas de roupas, aniversários e etc. Gosto muito de fotografias preto e branco, mas não abro mão da fotografia colorida. Gosto de fotos mais próximas, fotografias de face gera um significado muito grande para o meu trabalho e mostra a diversidade de características que as pessoas têm."


Como se especializa: "Converso muito com profissionais da área, tiro dúvidas com professores, participo de curso, assisto muitos tutoriais e tenho vontade de estudar fotografia fora do país."


Recado que da a quem deseja investir nesse ramo: "Eu amo fotografia e sinto muito prazer em registrar momentos, é muito gratificante ver um cliente satisfeito. A fotografia já me proporcionou momentos maravilhosos, tenho uma gratidão enorme por me aprofundar mais na área.  Vale a pena, se você gosta do ramo, se arrisque e venha viver essa experiência."


Dados para contato: 



Fotos: Camila Monteiro

 

ELISA CHEDIAK


Idade: 20 anos 

Como começou a se interessar pela fotografia: "Me interesso por fotografia desde criança, mas com 13 anos comecei a pensar nisso como área de trabalho e realmente focar nos meus objetivos. Acho maravilhosa a possibilidade de capturar e guardar um momento, e mostrar minha própria visão por meio das lentes."



Foto: Elisa Chediak


Inspirações e perfis de fotos: "Minhas inspirações são fotógrafos mais novos, que mesmo com a pouca idade conseguem fazer trabalhos incríveis. Por exemplo, Fernando Schlaepfer, Mateus Aguiar e Bernardo Moreira. Meu perfil de foto é na grande maioria pessoas, gosto muito de tentar aumentar a auto estima de alguém."


Como se especializa: "Com fotos em campos externos."


Recado que da a quem deseja investir nesse ramo: "Esse ramo, apesar de exigir um grande esforço, é incrível e muito realizador. Ver o resultado de um ensaio e gostar das próprias fotos é um sentimento único, não há outra forma de definir."
 

Dados para contato: 



Fotos: Elisa Chediak
 

LUIZ CARLOS LIMA (PAVÃO)


Idade: 22 anos 

Como começou a se interessar pela fotografia: "Sempre tive fascínio por equipamentos tecnológicos e foi durante a faculdade, precisamente durante a aula de fotografia, que peguei pela primeira vez uma câmera na mão. E, com o decorrer do tempo, fui - cada vez mais - me apaixonando por esse aparelho. Mais do que isso, vi que uma câmera fotográfica e uma boa dose de força de vontade poderiam me abrir cada vez mais portas em minha profissão. E é isso que vem acontecendo desde então."



Foto: Luiz Carlos Lima
 

Inspirações e perfis de fotos: "As minhas inspirações são belas paisagens e vistas deslumbrantes. Criar uma imagem ou vídeo que consiga impactar as pessoas. Inspirações pessoais e ensinamentos que obtive com um cara muito fera que se chama Marcos Fraresso. Meu amigo Caíque Cahon sempre foi referência pra mim também. Meu hobby na fotografia é registrar paisagem, pôr-do-sol, natureza e tudo que, quando estamos no dia a dia, não conseguimos ver. Profissionalmente faço de tudo."


Como se especializa: "Sempre procuro aliar conhecimentos da faculdade com cursos online, além de sempre fazer testes e tentar inovar. Sempre há muito o que se aprender."


Recado que da a quem deseja investir nesse ramo: "Para quem quer fazer disso um meio de profissão, recomendo que estude e teste muito. Não pense que com 15 dias fotografando você já está pronto para fazer um trabalho com nível de exigência maior. Eu pratiquei durante mais de um ano até fazer meu primeiro trabalho remunerado. Teste, pratique, estude, compre equipamentos adicionais e, aí sim vá para o mercado. Mas isso leva tempo!".
 

Dados para contato: 


Fotos: Luiz Carlos Lima

 

PEDRO SOARES


Idade: 24 anos 

Como começou a se interessar pela fotografia: "Eu comecei a me interessar por fotografia em meados de 2009, quando ganhei minha primeira câmera, uma Sony compacta. Carregava ela para todo lado, fotografava tudo o que aparecia na minha frente. Com o tempo fui vendo que essa minha "brincadeira" poderia sim ser minha profissão no futuro".



Foto: Pedro Soares


Inspirações e perfis de fotos: "Pesquisando mais sobre outros fotógrafos e técnicas de edição de imagem eu me deparei com uma fotógrafa americana chamada Brooke Shaden, que utiliza do surrealismo para fazer suas imagens e criar seu próprio mundo. Me encontrei nesse ramo: autorretratos surrealistas."


Como se especializa: "Fui me aperfeiçoando por meio da internet, acompanhando blogs de fotografia, vídeos com tutoriais e praticando, sempre praticando. Eu tento me aventurar nos mais diversos ramos da fotografia (que não são poucos) mas tento levar em cada trabalho que faço um pouco da minha essência, seja em ângulos, poses ou na pós-produção das imagens, capturando a verdade através do que quer que esteja na frente da minha câmera".


Recado que da a quem deseja investir nesse ramo: "O recado que tenho para quem quer começar nesse ramo é: não tenha medo. Dê seu melhor, faça seu melhor, cobre-se o seu melhor por que só assim você vai conseguir transmitir sua verdade por meio da sua arte".


Dados para contato:
 


Fotos: Pedro Soares


WAGNER SILVA


Idade: 32 anos 

Como começou a se interessar pela fotografia: "A fotografia entrou na minha vida de uma forma ocasional, mas em meados de 2014 permaneceu de forma intencional. E de lá para cá, não parei mais de olhar, de fotografar, de aprender. Se tivesse que identificar um motivo, diria que foi a paixão por guardar momentos, de congelar paisagens."



Foto: Wagner Silva


Inspirações e perfis de fotos: "O Spencer Tunick é um dos principais motivos de minhas fotografias. Me identifico com o trabalho dele, pois ele nos traz ao cotidiano "nu e cru" de uma forma sensível e não padronizada do corpo. Quando conheci o trabalho dele fiquei encantado por ver que a beleza do corpo vai além da pele, além do que podemos enxergar."


Como se especializa: "Eu nunca fiz um curso de fotografia, busco me aprimorar com tutoriais na internet e atualmente estou graduando-me em Design Gráfico para atender minha necessidade de edição e conhecimento na linguagem visual. Comecei a fotografar paisagens, porém quero me especializar em ensaios intimistas (Nu artístico), em tempos de “nudes” essa arte ficou desvalorizada e vulgarizada, pretendo reverter isso ao meu redor de uma forma simples e sensível."


Recado que da a quem deseja investir nesse ramo: "Acredite em você sempre, esse é o primeiro passo. Você ouvirá muita gente tentando te desanimar pelo caminho, mas persista e insista. Nunca acredite que já está bom suas fotografias, esse é o maior erro que alguém pode cometer, ficar inerte. Tenha em mente que é preciso sempre fazer melhor, todo dia a todo instante."


Dados para contato: 



Fotos: Wagner Silva
 


 

UAL! Quantas fotos incríveis, hein! Agora queremos saber a sua opinião: o que você achou do trabalho de cada um? Se gostou, compartilhe com seus amigos e deixe sua sugestão sobre o próximo assunto do nosso especial da semana no #BlogZine! 

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade