Entrar
Clique aqui para entrar

Gastronomia Alemã em JF - Zine Cultural

Blog

Gastronomia Alemã em JF

Por: Natália Andrade

A relação começou por acaso e ao longo do tempo ficou mais sólida e intensa. Poderíamos estar falando de um relacionamento amoroso, mas essa descrição define perfeitamente como surgiu a história entre a culinária alemã e o chefe juiz-forano Caíque Fonseca. À frente da Das Haus Comedoria, ele é um dos principais entendedores dessa culinária na cidade. Prova disso são os inúmeros prêmios que já faturou em concursos gastronômicos. Além de oferecer um cardápio alemão delicioso, com um toque diferenciado, a Das Haus também se destaca por ser um ambiente super diferente. Se você tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a gastronomia alemã, dá só uma olhadinha nesse bate-papo com o chef!


Como surgiu a sua relação com a gastronomia alemã?
Em 2011, eu era professor de Administração e já tinha um restaurante, que se chamava apenas Comedoria. Na época, um amigo meu chamado Vilmar, que era Presidente da Associação Cultural Brasil Alemanha, me chamou para dar um curso de marketing para os moradores do bairro Borboleta, algumas semanas antes da Festa Alemã daquele ano. Com isso, eu estudei bastante a culinária alemã para dar aquele curso. Depois dessa aula, o pessoal me chamou para abrir uma "barraca" na Festa Alemã. Eu aceitei o convite e coloquei o nome de Das Haus Comedoria, que representava a família Stefan. Fiz um cardápio especial para a festa e a aceitação foi muito boa, por parte do público do evento. Gostei bastante de trabalhar com os produtos dessa gastronomia e dessa proximidade da culinária alemã com a culinária mineira. E mesmo Juiz de Fora sendo a segunda maior colônia alemã do sudeste, não havia um restaurante alemão durante o ano inteiro. Então foi daí que surgiu a minha relação com essa gastronomia. Depois dessa edição da Festa Alemã, a Das Haus nasceu oficialmente!


Quais são os principais diferenciais dessa culinária?
A culinária alemã tem algumas características bem próprias. O tempero tem bastante base na páprica, que é bem picante. As carnes usadas são bastante defumadas. Os alimentos embutidos também aparecem bastante, com vários tipos de salsicha. E também estão muito presentes a batata e o repolho. Então, basicamente, os principais diferenciais são os defumados, com várias carnes, a charcutaria, que são os salames e salsichas, e as conservas, com os picles, doces e geleias.


Entre os pratos típicos, quais são os maiores destaques do seu cardápio?
Nosso cardápio tem duas grandes "vedetes". O primeiro destaque é o Salsichão, que é fabricado por nós, então tem uma receita própria. E o segundo grande sucesso é o Joelho de Porco, o Eisbein. Mesmo que às vezes role uma primeira impressão na defensiva, por parecer uma comida gordurosa, o prato sempre cai nas graças do público. E na verdade é uma carne bastante saudável, com muito colágeno e pouca gordura, além de ser defumada.


Eisbein com acompanhamentos

Quais são as maiores conquistas da Das Haus Comedoria?
Uma das principais conquistas da Das Haus é ser uma ideologia. A marca nasceu de um sonho meu, de ser realmente uma comedoria, uma coisa diferente. E, mesmo não sendo da área de gastronomia, já estou no ramo há seis anos, o que é um sinônimo de sucesso. Participamos de vários concursos gastronômicos nesse tempo e no JF Sabor, por exemplo, já ocupamos todas os lugares do pódio, tendo sido campeões em algumas edições. Além disso, tentamos sempre fazer uma gastronomia limpa, justa e saudável, prezando pelo conceito de "slow food", que foca na agricultura orgânica e sustentabilidade local. O grande diferencial da Das Haus é não perder essa essência única, que traz um ambiente intimista e, ao mesmo tempo, profissional.


Deu até vontade de experimentar os pratos típicos, não deu? Então aproveita essa vontade e marque uma ida à Das Haus! A Comedoria fica na Rua das Rosas, 330 - Novo Horizonte. Ah, e depois conta pra gente o que achou, hein?


Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade