Ingresso falso: 5 dicas para se proteger
Curtir o grande show de um ídolo é sem dúvidas uma experiência única. Entretanto, o que é pra ser um momento de diversão e lazer pode se tornar uma grande dor de cabeça por conta de um ingresso falso.
Pensando nisso, o Zine preparou um blog com 5 dicas para você se proteger dessa prática ilegal.
1 - Compre em um ponto oficial de venda
Sempre priorize a compra de ingressos em pontos oficiais de venda, seja online ou em locais físicos. E como eu descubro quais são esses pontos? Para isso, é importante se informar em canais oficiais do evento ou da produção, como instagram ou site.
Além disso, busque informações em veículos de comunicação seguros e com credibilidade, como o Zine Cultural, que possui a agenda de eventos mais completa de Juiz de Fora.
2 - Se comprar ingresso de terceiros, compre de alguém confiável
A compra de ingressos de terceiros é uma prática comum, mas pode ser perigosa. O caminho mais seguro para evitar o ingresso falso é sempre a compra em pontos oficiais do evento.
Entretanto, caso opte por comprar o ingresso de outra pessoa, certifique-se de que seja alguém de sua confiança. Isso porque, além do risco de obter um ingresso falso, existem situações em que um mesmo ingresso verdadeiro é comercializado para várias pessoas.
A partir da primeira leitura do ingresso na entrada do evento, as demais serão inválidas.
3 - Atenção ao nome da empresa que emite os ingressos
Outra dica para evitar os ingressos falsos é se certificar que a plataforma de vendas de ingressos é confiável. Algumas das ticketerias online mais utilizadas por produtores de evento são: Uniticket, BlueTicket, Ingresso Digital, Central dos Eventos e Sympla. Sendo uma plataforma diferente dessas, desconfie e busque informações em sites seguros.
Logo, entre no site oficial da produção do evento e veja qual a ticketeria que está sendo utilizada pelo ingresso que você deseja. Se a pessoa emitir o ingresso por uma diferente, desconfie.
4 - Atenção aos detalhes
Muitos criminosos conseguem fazer cópias perfeitas dos ingressos, ou quase. Por isso, é importante ter atenção aos detalhes, como fontes (tipografia), cores e tamanhos dos elementos gráficos que compõem o ingresso (impresso ou digital).
Desconfie de qualquer detalhe que fuja do padrão.
5 - Desconfie do preço
Por último, mas não menos importante, desconfie sempre do preço do ingresso. Valores muito atrativos ou muito abaixo dos praticados oficialmente podem ser indícios de um ingresso falso.
Extra: Nunca divulgue fotos do seu ingresso!
Uma dica fundamental para evitar que o seu ingresso seja falsificado é não divulgar imagens dele nas redes sociais. Por conta dos dados exibidos na foto, você corre um sério risco de ter o seu ingresso clonado.
Entretanto, caso opte por divulgar, lembre-se sempre de cobrir dados sensíveis como Qrcode, código de barras ou qualquer elemento que possa identificar o seu ingresso.
Agora que você conhece algumas formas de se prevenir dos ingressos falsos, compartilhe essa lista com amigos que também precisam ficar por dentro. E, lembre-se: evite comprar ingressos de terceiros, compre sempre dos pontos de vendas oficiais.