Entrar
Clique aqui para entrar

Lab Doctum JF: hub de capacitação empreendedora - Zine Cultural

Blog

Lab Doctum JF: capacitação empreendedora para alunos e comunidade!

Por: Rívia Petermann

Se você se interessa por empreendedorismo, inovação, tecnologia e suas formas de integração com a comunidade, a partir do meio acadêmico, precisa conhecer de perto o Lab Doctum! O projeto de extensão da Faculdade Doctum de Juiz de Fora envolve alunos, egressos e pessoas de fora da instituição, em áreas voltadas para os cursos que a rede oferece na cidade: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharias Ambiental, Civil, Computação, Produção e Elétrica. E a cidade só tem a ganhar: conheça o Lab Doctum Juiz de Fora: um hub tecnológico de capacitação empreendedora para alunos e para a comunidade. 

 


Lab Doctum Juiz de Fora: conheça o projeto que reúne alunos e comunidade em prol do empreendedorismo (Foto: Zine Cultural)

 

Antes de começarmos, você sabe o que é um hub tecnológico? Os hubs de inovação são espaços que reúnem startups, empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento, junto com médias e grandes empresas e potenciais investidores. Uma iniciativa que, assim como um shopping, é voltado para a geração de negócios. Além de conectar as startups às empresas e aos investidores, gerando negócios e facilitando a captação de recursos, o hub pode fazer uma ponte entre as startups e especialistas e mentores de diferentes áreas, facilitando a estruturação dos negócios.

 

Lab Doctum Juiz de Fora: Capacitação Empreendedora, Newsletter e Podcast


Para entender as amplas ações que o Lab Doctum JF propõe, conversamos com o professor e coordenador do projeto, Cláudio Santos. Ele nos explicou que três eixos são a base do projeto. Confira abaixo.


Cláudio Santos | Professor e coordenador do Lab Doctum
"O eixo central do Lab Doctum é falar sobre inovação, tecnologia e empreendimento, em qualquer uma das 3 unidades da faculdade - Zona Norte, Centro ou Dom Orione."

 

 


Equipe do Lab Doctum Juiz de Fora (Foto: divulgação)


• Eixo I do Lab Doctum JF: Capacitação Empreendedora


O eixo I do Lab Doctum tem o objetivo de provocar nos participantes uma mudança de mindset, ou seja, uma mudança de modelo mental. De acordo com o coordenador Cláudio Souza, "precisamos enxergar nossas profissões, carreiras e atuações de forma empreendedora e mudar a maneira de enxergar a nossa atuação". 

Fazem parte desse eixo oficinas sobre a aplicação do empreendedorismo e vida X (versus) carreira. Um dos destaques do modelo proposto é ter sempre na programação a participação de empreendedores da cidade, convidados a falar sobre o que é empreender, assim como contar suas experiências, e enfrentamento de desafios, vividos em JF ou em qualquer lugar do Brasil.

 

 


 

Eixo II do Lab Doctum JF: Newsletter

No Eixo II, Newsletter, são produzidos conteúdos de modo atraente sobre a ideia empreendedora e sobre a mudança de mindset. É uma forma de divulgação do conhecimento produzido por meio de indicação de filmes, documentários, entre outros assuntos amplos, por ser um campo livre. Em breve, o público poderá se inscrever para receber a Newsletter via e-mail. 

 


O Lab Doctum Juiz de Fora produz podcasts e newletters para todo o público, externo e interno (Foto: divulgação)

 


 

Eixo III do Lab Doctum: Podcast 

O Podcast, arquivo digital de áudio, é o eixo III do Lab Doctum. Produzido por uma equipe de participantes do projeto, possui episódios temáticos, com assuntos definidos de acordo com as temporadas. Em cada um deles, será apresentada uma abordagem diferente voltada para os cursos da instituição. 

 

OUÇA O UM DOS PODCASTS DA LAB DOCTUM NO SPOTIFY:


Ouça o podcast do Lab Doctum Juiz de Fora e siga a conta para acompanhar os próximos! 

 

Lab Doctum JF e a integração com a comunidade juiz-forana


Um dos focos do Lab Doctum JF é, à medida que o projeto alcançar mais consistência, deixar os muros acadêmicos e desenvolver empreendimentos de alto impacto social para os cidadãos da cidade. 
 

Cláudio Santos | Professor e coordenador do Lab Doctum

"Ainda que a gente queira fazer uma mudança de mindset, que a gente queira enxergar as nossas carreiras de forma empreendedora - que é o principal foco - a indicação da literatura em geral diz que a formação de pessoas empreendedoras se dá por meio do desenvolvimento de projetos. Na metodologia empregada, vai chegar o momento em que vai ser proposto para o grupo que se pense em projetos de empreendedorismo."

 


Além disso, a integração do Lab Doctum JF com a comunidade ocorre por meio da Newsletter. A news é produzida para todos que quiserem se inscrever, desenvolvidas para o público externo da Doctum - pessoas que nunca foram alunos (as), além do público interno (alunos e ex-alunos).

Outra forma de passar a mensagem empreendedora ao público é com o podcast, já mencionado acima neste #BlogZine, também gratuito e já com o primeiro episódio no ar!

 


Cobertura do Zine Cultural na Doctum Juiz dr Fora (Foto: Zine Cultural)

 



👉 Para ficar por dentro das novidades e conteúdos produzidos pelo Lab Doctum -  e até integrar essa equipe - basta ficar de olho no Instagram do projeto, o @labdoctum. Por lá, são divulgadas todas as informações sobre o assunto, além de insights e fatos sobre empreendedorismo e mudança de mindset!

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lab Doctum (@labdoctum) em

 

 

 


Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade