Entrar
Clique aqui para entrar

8 lugares para correr em Juiz de Fora - Zine Cultural

Blog

8 lugares para correr em Juiz de Fora

Por: Tainá Voltas e Débora Vilela

Atenção atletas profissionais, amadores ou de final de semana, esse é um conteúdo pensado em vocês!


Um dos esportes mais democráticos e de fácil prática é a corrida, certo? Afinal, basta muita disposição, um tênis e vontade de explorar trajetos diferentes para fazer acontecer.


Além desses itens básicos, é bacana também já ter em mente qual vai ser a sua próxima aventura/caminho no mundo das corridas.


Por isso e para te ajudar, o Zine desenvolveu abaixo um guia com dicas de lugares para correr em Juiz de Fora. Confira. 



👉👉Você também pode gostar de: Onde andar de bike 



Lugares para correr em Juiz de Fora.


A lista abaixo é organizada em ordem alfabética e desenvolvida de acordo com dicas de quem já pratica a corrida na cidade há algum tempo ou está no começo do processo.


Dentre as opções algumas delas possuem documentado o olhar dos corredores sobre o que você pode encontrar ao optar por um local ou outro.

 

É importante ressaltar também que alguns locais permanecem fechados devido às medidas de conteção à transmissão do coronavírus. Portanto, irão servir como dicas futuras.


Dá só uma olhada:  

 

1) Avenida Brasil
 

📌Sobre: A Avenida Brasil é uma importante Avenida de Juiz de Fora/MG. Continuação da BR-267, foi construída pelo governo federal e mantida pela administração municipal. O local margeia o Rio Paraibuna, no centro da cidade, por ambos os lados e é muito utilizada por quem gosta de correr no plano.  
 

🏃‍♂Distância: 12 km.
 

✔Tipo de Piso: Passeio de asfalto com algumas deformidades. Com pouca manutenção é frequente encontrar alguns buracos ou o mato da margem do Paraibuna sem capina. 
 

👉Extras: Dependendo da hora e do trecho da Avenida, não conta com movimento. É indicado uma corrida em grupo ou em horários com claridade para maior segurança. Não há banheiros, nem pontos de abastecimento.



🗣Fala aí, corredor: A Av. Brasil é um dos lugares para correr em Juiz de Fora indicado tanto para inciantes, quanto para atletas já em treinamento, uma vez que é plano.

Entretanto, é preciso observar os ricos de segurança, a sujeira que eventualmente está pelo passeio e a necessidade de atravessar ruas. Se você vai começar a correr, tem que levar em consideração esses pontos.  - Gláucio Monte-Mór GAU | Treinador de corrida e treinamento funcional / Ultramaratonista 
 

 


Lugares para correr em Juiz de Fora: Avenida Brasil (Foto: Wellerson Cassimiro)
 


2) Museu Mariano Procópio
 

📌Sobre: O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, é o primeiro museu de Minas Gerais. Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importância ecológica e pista de corrida em meio à flora e fauna do espaço. 
 

🏃‍♂Distância: 850 metros. 
 

✔Tipo de Piso: Terra Batida ao redor do lago. Alterna entre trechos estreitos e mais largos. 
 

👉Extra: O Museu Marino Procópio possui bebedouros, banheiros, estacionamento (exclusivo pela entrada da rua Dom Pedro), além de bancos para descanso e contemplação. Aberto de terça-feira a domingo, de 08h às 18h. 

 

🗣Fala aí, corredor: O Museu Mariano Procópio é um bom lugar para iniciantes, pois possui pontos de descanso.

Além disso, para quem gosta de correr em meio a área verde e de quebra ver animais, como patos e micos, é uma super dica.

Dá pra ir de ônibus ou carro, apesar de - fora do estacionamento - ser difícil encontrar vaga. O piso por ser de terra batida possui algumas irregularidades, mas eu super indico! - Tainá Voltas - Jornalista e corredora iniciante.


 


Lugares para correr em Juiz de Fora: Museu Mariano Procópio
 


3) Parque da Lajinha
 

📌Sobre: Fundado em 1982 e com 86 hectares, o Parque da Lajinha, além de ser um espaço agradável para visita e contato com a natureza, é uma Unidade de conservação dentro da cidade. Desses 86 hectares, 49 representam uma Mata Atlântica com muita diversidade.
 

🏃‍♂Distância: 900 metros.
 

✔Tipo de Piso: Terra batida ao redor do lago. Diverge entre pontos planos e pequenas inclinações.  
 

👉Extra: O Parque da Lajinha possui banheiro, bebedouro, trailer de lanches, vagas de estacionamento e guarita de segurança. Aberto de domingo a domingo, de 08h às 17h. Para os fãs de corrida/caminhada, o local abre mais cedo, ás 07h. 
 


🗣Fala aí, corredor: Diria que o Parque da Lajinha, apesar de contar com estrutura de banheiros e bancos para descanso é mais indicado para corredores intermediários, pois possui pequeno aclives e um piso irregular.

Precisa estar ambientado com o esporte. Gláucio Monte-Mór GAU | Treinador de corrida e treinamento funcional / Ultramaratonista 




Lugares para correr em Juiz de Fora: Parque da Lajinha 
 


4) Praça Bom Pastor 
 

📌Sobre: A Praça Bom Pastor conta com uma ampla área verde e uma localização privilegiada na cidade - tem bom acesse de ônibus e transportes por aplicativo. Conta com parquinho e pista de corrida ao seu redor. 
 

🏃‍♂Distância: 400 metros. 
 

✔Tipo de Piso: Piso de cimento, plano.  
 

👉Extras: No período da noite não possui boa iluminação e não conta com vigilância, portanto é indicado ir ao local em horários mais movimentados. Para quem decide ir de carro, há vagas na rua, ao redor da praça.
 


🗣Fala aí, corredor: A Praça Bom Pastor é uma das opções que indico tanto para iniciantes, quanto para os corredores intermediários.

É plana, arborizada e acho fácil estacionar quando se vai de carro. Apesar disso, não há estrutura de apoio. - Hugo Amaral | 11x Ironman

 
 


Lugares para correr em Juiz de Fora: Praça Bom Pastor (Foto: Divulgação)



5) Praça CEU

📌Sobre: A Praça CEU é um complexo de cultura, lazer e esporte de Juiz de Fora, de acesso gratuito.Foi inaugurado em 2015 no bairro Benfica como um incentivo à integração da comunidade. Indicado para todas as idades. Conta com biblioteca, quadra de areia, futsal, anfiteatro, pista de skate e corrida. 
 

🏃‍♂Distância: 350 metros.
 

✔Tipo de Piso: Piso de cimento, plano, sem deformidades, ao redor da Praça. 
 

👉Extras: A Praça Ceu oferece, além da pista de corrida e caminhada, banheiro, bebedouro, local para estacionar e grade de proteção no trajeto.

 


A Praça CEU além de se ruma opção para praticar exercício da corrida ao ar livre, possui quadra, biblioteca e muito mais. Confira detalhes sobre o local no vídeo acima!


6) UFJF 
 

📌Sobre: A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das opções para corridas, caminhadas e esportes em geral. Ao redor do lago e do centro de eventos do local, a pista conta com trajetos planos, de declive mais e menos acentuados. 
 

🏃‍♂Distância: 2,2KM.
 

✔Tipo de Piso: Piso de cimento. Possui área específica para bicicletas e passeio para corridas e caminhadas. 
 

👉Extra: A UFJF oferece estrutura de banheiros, bebedouros, lanchonete, local para estacionar, iluminação, sinalização e guarita com guardas.  

 

 
🗣 Fala aí, corredor:  É um percurso desafiador para iniciantes. A volta completa tem 2140m, podendo ter uma descida curta e uma subida longa no sentido horário ou uma descida longa e uma subida curta no sentido anti horário.

Além disso, a UFJF possui estrutura de banheiro e bebedouro.

E para os atletas, conta com percurso diversificado, ideal para treinos com subidas e descida. Talita Antunes | Top 4 Ranking de Corridas e 2 vezes Top 5 Iroman 70.3

 


Já fez sua corrida pela UFJF?

 

7) Jardim Botânico 
 

📌Sobre: O Jardim Botânico foi inaugurado em 2019 como parte da Universidade Federal de Juiz de Fora. É um espaço aberto ao público e à comunidade estudantil para lazer, estudos e pesquisas acadêmicas, além de ser um ponto para contato com a natureza, espécies fauna e flora (é um dos maiores remanescente de Mata Atlântica em perímetro urbano do Brasil). 
 

🏃‍♂Distância: Não há uma distância certa estimada, apenas a previsão do tempo gasto para os 5 roteiros de visitação (que neste caso não envolvem o exercício da corrida, mas sim, do reconhecimento da área, fauna e flora)
 

✔Tipo de Piso: Terra batida com imperfeições. 
 

👉Extra: O local é mais indicado para quem procura fazer caminhadas e não corridas, uma vez que o solo é bem irregular e com pedaços íngremes. Tem banheiro e bebedouro, entretanto não há lanchonete. O funcionamento é de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às às 17h. Entrada até 16h.

 

 


Tipo de solo que você vai encontrar no Jardim Botânico (Foto: Divulgação) 


8) Via São Pedro
 

📌Sobre: A Via São Pedro, também chamada de BR 440, é utilizada para diversas corridas oficias de Juiz de Fora há bastante tempo. É uma via larga, com a passagem também de veículos, e que está em obras para ligação com a BR 040 desde 2007. A previsão é que o trecho novo de 9,2KM fique totalmente pronto em dezembro de 2020. 
 

🏃‍♂Distância: No trecho da R. Roberto Stiegert ao trevo de acesso ao condomínio Spinaville, verifica-se um circuito que soma 3,3KM.
 

✔Tipo de Piso: Asfalto em terreno plano.
 

👉Extra: O local conta com um importante ponto de "abastecimento" para os corredores: a Água de Coco da Preta. Por lá há banheiros, opções de bebida e comida. É preciso se atentar com a questão da segurança (o indicado é ir em grupos e nos horários mais claros do dia). 
 

 
🗣 Fala aí, corredor:  É um local bom para atletas, uma vez que possui várias possibilidades de percursos, ponto de saída com estrutura de algumas lanchonetes, banheiros, opções de hidratação e lanches.

Além de ser fácil de estacionar carro. Hugo Amaral | 11x Ironman


 


A Via São Pedro se tornou uma alternativa para quem prefere solos planos para suas corridas.

 

Confira a #TVZine de uma das etapas do ranking realizada na Via São Pedro: 

 



Agora que você conferiu algumas opções de lugares para correr em Juiz de Fora, conta pra gente em qual tipo de atleta você se enquadra: amador/iniciante, intermediário ou profissional?


E qual desses locais vai escolher primeiro?


Ah, além disso, caso sinta falta de alguma dica específica, nos avise no redacao@zinecultural.com! 

 

 

👉👉Você também pode gostar de: Onde andar de Bike em JF e região 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade