Entrar
Clique aqui para entrar

Médicos do Barulho: Há 20 anos levando alegria a quem precisa! - Zine Cultural

Blog

Médicos do Barulho: Há 20 anos levando alegria a quem precisa!

Por: Rívia Petermann

Não há dúvidas de que uma das formas mais bonitas de fazer o bem é sem esperar nada em troca. No entanto, ainda que ganhos não sejam materias, o que se ganha é maior que isso: o sorriso e a alegria de quem precisa de verdade. Esse é o trabalho do Médicos de Barulho, que há mais de 20 anos atua em Juiz de Fora/MG, em instituições hospitalares, levando bom-humor, cultura e carinho aos internados, sejam eles crianças ou adultos.


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

Para conhecer melhor o trabalho do Médicos do Barulho, que é uma ONG não governamental, sem fins lucrativos, nós entrevistamos Amaury Almeida Mendes, fundador do projeto. Para ele, brincadeira é coisa séria, afinal, quem disse que palhaço brinca em trabalho?


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

ZINE - Como surgiu a ideia de colocar em prática o Médicos do Barulho em Juiz de Fora?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Em 24 de agosto de 1996, fiquei conhecendo o trabalho dos Doutores da Alegria em São Paulo. Fiquei interessado, e a partir daí dei início às atividades dos Médicos do Barulho, naquele período, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. No início eram apenas dois voluntários.

ZINE - Qual é a preparação do grupo para visitar os hospitais?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Essa preparação vem com o tempo. No início, ainda não tínhamos muita experiência, só depois de um bom tempo é que podemos falar que começamos a melhorar nossas visitas juntos aos pacientes. Atualmente realizamos vários treinamentos internos com realizações de oficinas.


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

ZINE - Quais as brincadeiras e atrações levadas aos hospitais?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Dentro do nosso projeto temos palhaços e recreadores, os palhaços utilizam de mágicas, brincadeiras, música e contação de história. Já os recreadores utilizam brinquedos junto às crianças, realizando atividades.

ZINE - Há alguma historia ou visita que foi especialmente marcante para vocês?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Uma vez uma criança fez a mãe perder a carona para a sua cidade de origem, porque ela queria receber a visita de uma palhaça naquele dia. Foi muito interessante, a criança disse que não iria embora sem se despedir e participar das brincadeiras.


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

ZINE - Como é a recepção nos hospitais, tanto dos funcionários, quanto criancas, adultos internados e pais?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Somos muito bem recebidos tanto pela administração das unidades atendidas, assim como de seus funcionários, familiares e pacientes, assim como crianças e adultos, que também recebem as visitas dos Médicos do Barulho.  Todo trabalho é feito como muita calma, dentro um olhar todo especial em cada visita.

ZINE - O trabalho do Médicos do Barulho é um trabalho extremamente sério, mas pautado pela alegria e pela diversão. Como é o equilíbrio entre estes dois fatores, há muitas dificuldades?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Apesar de brincarmos, é preciso destacar que todo trabalho é feito com muita seriedade, sempre levando muita alegria e diversão para os nossos pacientes. Em primeiro lugar é respeitado a opção do paciente em querer ou não nos receber, sempre pedimos licença para entrar nos leitos e sempre conversamos primeiramente pelo olhar, sempre observando cada paciente e suas condições. Tudo o que acontece no hospital, fica no hospital.


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

ZINE - Ja são 20 anos de Médicos do Barulho. O que significa para vocês uma trajetória tão longa e bonita, levando o riso e a alegria para milhares de pessoas que tanto precisam?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Missão cumprida, essa é a sensação dos Médicos do Barulho. Sabemos que temos ainda muito por fazer, sendo nossas visitas sempre aguardadas pelos nossos pacientes. Sempre que terminamos uma visita, ficamos muito felizes e na certeza que fizemos o nosso máximo, sempre com muita atenção e dedicação a cada um.  No final de 2016, recebemos o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal dos Médicos do Barulho, isso nos deixou muito felizes. Nosso sonho no futuro é conseguirmos receber a doação de um terreno para a construção de nossa sede.

ZINE - Como as pessoas podem se voluntariar para fazer parte do Médicos do Barulho (sendo palhaço ou de outro modo)? E, mesmo quem não quiser ser voluntário, de que forma pode ajudar?

AMAURY - MÉDICOS DO BARULHO - Quem desejar iniciar suas atividades no terceiro setor na Associação dos Médicos do Barulho, é só entrar em contato pelo nosso whatsApp: (32) 99832-1203; ou pelo email: medicosdobarulho@gmail.com. O início será em junho de 2017.  Todos são bem vindos, não é necessário ter experiência, ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário nas segundas e quintas feiras a noite e aos domingos pela manhã.  

 


Médicos do Barulho (Foto: Fanpage do Facebook)

Agora que você já entendeu como funciona o Médicos do Barulho, corre e entra em contato com o Amaury, ou outros integrantes, para se juntar a este projeto que faz tanto bem! Quem recebe a maior recompensa é você! Faça a diferença! 

👍 Facebook: https://goo.gl/fqYJpD

📷 Instagram: https://goo.gl/DAVUfB

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade