Entrar
Clique aqui para entrar

Moda em transformação - Zine Cultural

Blog

Moda em transformação

Por: Talita Scoralick

Você já ouviu falar em Slow Fashion? É uma vertente da moda que consiste em um consumo e um ato de se vestir mais consciente, oposto da Fast Fashion, que é acelerada, com foco na novidade e nos lançamentos. O objetivo é que as peças sejam produzidas com cuidado e liberdade criativa possam ser usadas por muito tempo, servindo para diferentes ocasiões.
Pertencente ao grupo de pesquisa Cor e Forma, da UFJF, a Larissa Simão seguiu a linha e criou um "Casaco Mutação", uma única peça com diferentes formas de usos: casaco, colete, usado de diferentes maneiras e em diversas situações.
Fotos: Diego Ribeiro (Divulgação)
O projeto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bornancini na categoria Design de Moda e Acessórios. Para Larissa, slowfashion e fastfashion existem independentes uma da outra, com nichos de consumidores diferentes. "A tendência do slow tem crescido com a ampliação do pensamento a respeito de um consumo mais sustentável e consciente, além do desejo de se ter um estilo mais personalizado e duradouro", conta.
Foto: arquivo pessoal
Mas, segundo a estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, ainda falta maior discussão sobre o tema e desenvolvimento da indústria textil. "Todos sabemos dos problemas que existem dentro da fastfashion, como, por exemplo, o uso de trabalho escravo na produção. Se essas informações fossem difundidas de maneira mais direta, com o combate a esse tipo de prática, poderia influenciar na hora da escolha do consumidor."
Foto: arquivo pessoal
"Outro fator que vejo como relevante é o preço dos produtos de moda. Muitas vezes a escolha do consumidor se baseia no preço mais baixo por uma mercadoria que esteja em voga no momento, não importando a sua durabilidade ou a pessoalidade da peça em si. Bons produtos a preços acessíveis e justos também seriam uma forma de mudar a mentalidade das pessoas", ressalta a jovem que pretende continuar a criação de projetos que sigam a linha slow e, quem sabe, o lançamento de uma coleção ou o desenvolvimento de uma marca própria.
Nós achamos que essa moda é tendência. E você?
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade