Entrar
Clique aqui para entrar

Mulheres motociclistas: juiz-forana registra sua paixão - Zine Cultural

Blog

Mulheres motociclistas: a videomaker que decidiu registrar sua paixão pelas duas rodas!

Por: Joice Fernandes

Fotógrafa, bailarina de tribal fusion, restauradora e conservadora de papel, vegana e agora motociclista. Essa é Brenda Marques. Recentemente, a motoqueira lançou seu canal no Youtube, Viaja Bre, com o objetivo de mostrar suas viagens em cima da sua primeira moto: a Natasha, uma Suzuki Intruder de 1997.

 


(Foto: Tauá Klonowski)

 

Em um bate-papo especial com o Zine Cultural, Brenda falou um pouco mais do seu canal e sobre ser mulher no mundo do motociclismo. Confira!

 

ZINE - Como surgiu o canal Viaja Bre?

Brenda Marques - A ideia do Youtube é para ser uma plataforma em que eu possa mostrar meus vídeos. Quando comecei a viajar de moto, filmava tudo, porém, não fazia nada com os vídeos. Aprendi a editar pra poder criar memórias palpáveis com esses materiais. Queria algo mais finalizado, poder dar um play e reviver as minhas viagens e passeios. 

 

ZINE - Você tem mais planos para o canal?
 

Brenda Marques - A ideia do canal por enquanto é compartilhar minhas aventuras de moto. Tenho planos futuros de entrevistar motociclistas falando sobre suas histórias e dicas de motociclismo. Também tenho planejado roteiros com viagens mais longas, uma pela América Latina, uma por todos os estados brasileiros e quem sabe, uma volta ao mundo em duas rodas.

 


(Foto: Alice Alves)

 

ZINE - O que tem sido mais transformador para você?

Brenda Marques - Eu amo viajar e poder subir na minha moto e ir pra onde eu quiser, quando quiser, conseguir chegar numa cidade a mais de 1.600km de casa e explorar estradas offroad tem sido incrível. Ter essa experiência em cima de uma moto está sendo algo transformador pra mim.

 


(Foto: Brenda Marques)

ZINE - Como é o "mundo motociclista" em relação as mulheres?
 

Brenda Marques - Apesar de ser um ambiente muito amigável e unido, é ainda, infelizmente, extremamente machista. Existe muito preconceito e micro violências nos grupos de whatsapp e motoclubes. Vai desgastando a gente. Mas não sou a única mulher motociclista que gostaria de poder viver esse espaço de troca e parceria que o amor pela moto faz. A melhor coisa até agora do universo motociclista tem sido conhecer e me conectar com essas mulheres.

 

ZINE - Você faz parte de algum grupo de mulheres motociclistas?

Brenda Marques - Faço parte do Invocads Club que tem mais de 60 mulheres com motos de todos os estilos e também participo do The Litas, que é um coletivo mundial de mulheres de moto. Conversar sobre moto e pegar a estrada com essas mulheres tão fortes tem sido uma inspiração.

 


(Foto: Brenda Marques)

 

ZINE - Qual sua viagem mais longa até agora?

Brenda Marques - Foram 16 dias rodando por Minas Gerais. Passei por várias cidades e cachoeiras, foi lindo! Foi pela Estrada Real, Caminho dos Diamantes até Diamantina, inclusive, meu passaporte já está todo carimbado pela Estrada Real.

 


(Foto: Alice Alves)

 

Curiosidade:  Um americano e um francês inventaram a motocicleta simultâneamente. O mais curioso é que os dois homens não se conheciam e fizeram a pesquisa em seus próprios países. Em 1869, eles fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor. Porém, quem ficou com o crédito da invenção oficial foi o americano Sr. Sylvester Howard Roper.

 


 

 


Para conhecer mais sobre os trabalhos da Brenda Marques, siga ela nas redes:

Instagram:
 @iambrendamarques
Youtube: Viaja Bre

 


 

E ai, curtiu o papo com a Brenda? Tá esperando o que para começar sua viagem e nos mandar suas fotos Brasil a fora?

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade