Entrar
Clique aqui para entrar

10 Museus virtuais - Zine Cultural

Blog

10 Museus virtuais incríveis para você visitar sem sair de casa

Por: Joice Fernandes

Em tempos de quarentena, isolamento social e viagens adiadas ou canceladas, o mundo começou a se adaptar ao consumo virtual para aproximar as pessoas de atividades que estão temporariamente suspensas. As aulas online, lives de shows com diversos artistas, jogos e reuniões virtuais ganharam destaque e o que chamou atenção foi a adaptação dos museus à essa realidade. Nesse guia você confere 10 museus virtuais incríveis e por todo o mundo para você visitar:

 

 

1. Museu Nacional do Rio de Janeiro - Brasil

A visita virtual pelo museu é possível devido a uma ação entre a instituição e o Google Arts & Culture. As imagens foram feitas em 2016, antes do devastador incêndio ocorrido no acervo em 2018. Você consegue fazer um tour pelo ambiente e se aproximar de algumas obras e coleções que atualmente não são mais encontrados no museu.


 

2. Pinacoteca, São Paulo - Brasil

Também por meio do Googles Arts & Culture é possível fazer um passeio 360º pelo museu. Lá, você vai encontrar um belíssimo acervo com mais de 9 mil obras, entre elas a "Mestiço" de Portinari, além de coleções dos séculos XIX e XX de artistas nacionais.


 

3. Inhotim, Brumadinho - Brasil

O Instituto lança o projeto “Retratos” no próximo sábado (02/05), às 11h, em suas redes sociais e o primeiro episódio mostra como foram feitas as montagens das obras e das galerias do pavilhão destinado a artista brasileira Adriana Varejão. Outras duas séries já estão disponíveis: Bastidores (falando sobre os trabalhos de mais 4 artistas) e Diálogos (entrevista com artistas, botânicos, curadores e teóricos sobre cultura e meio ambiente). Além disso, é possível visitar a exposição “Visão Geral” por meio do Google Arts & Culture.
 


 

4. The Neon Museum, Las Vegas - EUA

O museu é um grande “Cemitério de Neon” onde você encontra antigos letreiros luminosos, coleções, artes e obras icônicas sobre Las Vegas e consegue aprender um pouco mais sobre a história de Vegas. Por meio do Instagram você tem acesso as informações de como fazer a visitação.
 


 

5. Museu Mütter, Filadélfia - EUA

Esse é para quem tem um bom estômago. O museu é bem diferente dos quais estamos acostumados, mas não deixa de ser uma experiência única e bem interessante sobre o corpo humano, tratamento e diagnósticos de doenças. Nele, você encontra obras, como: pele humana, fatias de rosto, ossos, tumores, intestinos, cabeças, órgãos e o cérebro do cientista Albert Einstein. Calma! Tudo está conservado dentro de vidros. A visitação está disponível no site Memento Mütter.


 

6. Star Trek Set Tour - EUA

Start Trek foi uma série de TV que acabou em 1969. Alguns de seus cenários foram destruídos e outros foram para coleções particulares. Porém, James Cawley, que fez parte da série, resolveu reconstruir alguns sets que se tornaram posteriormente um museu. Hoje é possível fazer um tour pelo museus por meio de um vídeo com gravações detalhadas sobre as artes que está disponível no site da série.
 


 

7. Museum of Broken Relationships - Croácia

Esse é um museu para aqueles que gostam de um bom (ou não) romance. O museu tem, em suas coleções, histórias de relacionamentos que não deram certos e os relatos de pessoas anônimas que resolveram compartilhar suas lembranças. Por lá, é possível encontrar até objetos que foram usados pelos casais. Ficou curioso? Clique aqui e faça sua visita.
 

 

8. Louvre, Paris – França

Conhecido por suas filas enormes, o museu é um dos mais procurados para visitas, uma vez que guarda obras importantíssimas, como a famosa Mona Lisa. Na visita virtual, é possível ver outras obras em alta resolução, riquezas e detalhes - coisas que são bem difíceis em uma visita presencial, já que o museu fica cheio. Você tem acesso a visitação no site do próprio museu.
 


 

9. Museu do Vaticano, Roma – Itália

A visita a esse museu também tem filas enormes, mas virtualmente você assiste tudo (clique aqui) em vídeos e em fotos 360º com calma. Assim, pode conhecer a disputada Capela Sistina, edificações e trabalhos dos artistas Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio.
 


 

10. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México

Por meio do Google Arts & Culture você pode percorrer os corredores desse museu e conhecer um pouco mais sobre a história dos Astecas. Com um grande acervo, os destaques ficam para as esculturas de deuses, a Pedra do Sol (conhecida como o Calendário Asteca) e uma ala destinada aos povos mexicas (astecas).
 

 


E aí, qual desses você vai visitar? Para você saber, o Google Arts & Culture é um projeto criado pelo site de buscas para mapear os museus em suas riquezas de detalhes e assim, promover a realidade virtual.

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade