
Vão muito além
Um “ensaio poético sobre a separação”, define Felipe Moratori diretor e autor da peça “Não-vão-além: como enraizar o amor que voa”, trabalho de conclusão do Curso de Teatro do CCBM em 2014, que volta aos palcos nesta semana (dias 23, 24, 25 e 29), como parte da programação da 14ª Campanha de popularização do Teatro & Dança de Juiz de Fora.

A peça mostra um espaço imaginário construído por um jovem artista de circo e uma jovem musicista, que enfrentam o fim da sua relação. "Em sentido mais amplo, o tema alcança a tendência da contemporaneidade à não continuidade e não permanência de todas as coisas. Enfrentamos, quase sempre, um medo inconfesso de 'não ir além', seja no amor que acaba, na família quando crescemos, nas escolhas profissionais, e tudo isso foi muito explorado pelos atores no processo de criação", conta Felipe.

Na temporada de estreia, o trabalho ganhou duas sessões extras e foi citado aqui na Retrospectiva Cultural do publicitário Tarcízio Dalpra em nosso portal. "Confesso que foi uma surpresa. Um amigo, após assistir, comentou que existe um 'encanto' no espetáculo que não está na técnica dos atores, já que são iniciantes, mas no reflexo da vivência intensa que eles tiveram enquanto grupo, um trabalho em processo que valorizou a potencialidade de cada integrante. Há um grande desejo de todos nós em seguir com o trabalho. Somos a segunda turma do curso a realizar uma temporada na Campanha de Popularização e isso já é um ótimo resultado, já que a tendência das montagens do curso é realizar apenas a temporada de conclusão. Se conseguirmos seguir, será um feito inédito na trajetória do curso."

Felipe foi aluno da primeira turma do curso e em sua sexta edição conduziu os atores iniciantes. A iniciativa da Funalfa, através da prefeitura de Juiz de Fora, tem a duração de sete meses, com módulos de vários professores de teatro da cidade.