Entrar
Clique aqui para entrar

Um homem chamado Sérvio - Zine Cultural

Blog

Um homem chamado Sérvio

Por: Talita Scoralick

Sérvio Alves ou, talvez, Sérvio Brasil. Esse é o nome de um pedreiro baiano, que escolheu Juiz de Fora como seu lar. Trazendo na identidade palavras que retratam bem o seu povo e uma vida aparentemente comum, se não fosse pelo fato de ter sido preso duas vezes por crimes que não cometeu.
Durante um Fórum de Defesa dos Direitos Humanos, no Dia do Encarcerado (marcado pela data 25 de junho), Sérvio contou sua história para estudantes de Direito que, instantaneamente, se comoveram com seu relato. Entre eles, o músico Guido Del'Duca que, impressionado com as situações pelas quais Sérvio passou, resolveu contar os fatos em uma música, fazendo-o uma homenagem, como uma forma de pedir desculpas pela injustiça cometida.
"Fiquei impressionado com a história dele e a forma como contava, então tomei a liberdade de gravar o depoimento com meu celular e já saí dali com a ideia de fazer aquela história virar música. Consegui o contato dele com um amigo e, quando a letra ficou pronta, liguei pro Sérvio para perguntar se gostaria de ouvir a minha versão da história dele. Levei aproximadamente um mês para compor a música e não tínhamos nos falado pessoalmente até o dia em que fui à casa dele apresentar a canção", conta Del'Duca.
O resultado é um trabalho emocionante, onde Del'Duca canta, pela primeira vez, a música para Sérvio. O momento foi gravado por Luciany Oliveira e Caio Zóia:
"Era uma mistura de felicidade e nervosismo, porque não sabia se ele ia gostar da minha versão da história e da música! Quando vi sua reação, foi uma realização muito grande", conta Del'Duca.
"Essa canção é muito importante pra mim, porque sempre quis poder usar a música pra tentar melhorar algumas coisas, transformá-la em um instrumento de mudança. Contar essa história pro máximo número de pessoas, emocionar e transmitir essa mensagem é o meu objetivo!", conclui.
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade