Entrar
Clique aqui para entrar


Lugares para passear com as crianças em Juiz de Fora - Zine Cultural

Blog

Praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora!

Por: Karina Gomes, Rívia Petermann e Tainá Voltas

Nada melhor do que boas dicas de lugares para passear com as crianças em Juiz de Fora e também curtir com os amigos e família ao ar livre. Confira abaixo alguns locais que indicamos:



lugares para passear com as crianças em Juiz de Fora

 

Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) 


Inaugurado em 2015, o Centro de Artes e Esportes, também conhecido como Praça CEU, é uma iniciativa que objetiva proporcionar, lazer, entretenimento e cultural à população de Juiz de Fora. Em 7 mil metros quadrados de área, o local conta com equipamentos para lazer, esporte e serviço público, como quadra coberta, parquinho, academia ginástica para terceira idade, teatro, biblioteca, telecentro, pista de skate e pista para caminhada. Além disso, o CEU recebe várias apresentações artística previamente programadas pela Funalfa!   

 

⏰ Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e Domingo, das 9h às 19h

📍 Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 5.899 - Benfica

📞 Contato: (32) 3690-7033 (FUNALFA)

 

 

Morro do Imperador


O Morro do Imperador é um ponto turístico da cidade. A área de brinquedos para crianças é cercada de areia e possui um escorregador e barras de ferro para que os pequenos brinquem e cheguem à parte mais alta. A estrutura remete a um castelo. No local, há também um grande espaço para brincadeiras ao ar livre. Além disso, as visitas a esse lugar é tradição entre os moradores da cidade. Por isso, não poderia deixar de fazer parte das dicas de praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora.
 

⏰ Horário de funcionamento: Aberto 24h

📍 Endereço: Estrada Eng. Gentil Forn - São Pedro | Clique aqui e saiba como chegar

📞 Contato: (32) 3690-7033 (Funalfa)
 


Estutura do Morro do Imperador entre as praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora (Fotos: divulgação)

 

Museu Mariano Procópio


Não poderia faltar o Museu Mariano Procópio em nossa lista de praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora. No parque, duas casinhas de madeira fazem referência ao desejo de muitas crianças de terem uma casa na árvore. Escorregadores e gangorras fazem parte da atração, que tem o chão de areia para os pequenos que gostam de brincar com essa textura. O museu ainda possui um espaço amplo para as crianças se divertirem e entrarem em contato com a natureza, com muitas árvores, flores e animais, como pássaros e patos.
 

⏰ Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 18h

📍 Endereço: Rua Mariano Procópio, 1.100 – Mariano Procópio

📞 Contato: (55) 32 3690-2200 | (55) 32 3690-2211



Museu Mariano Procópio entre as praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora (Fotos: divulgação)

 

Parque da Lajinha


O Parque Natural Municipal da Lajinha é uma unidade de Conservação da Natureza, inserida no Bioma da Mata Atlântica. Com cerca de 86 hectares, segundo o site da PJF, é um dos principais pontos turísticos de JF, um cartão de visita da cidade. Diversas atividades culturais e de lazer são realizadas em eventos esporádicos no local. Para as crianças, a atração principal é o playground, com inúmeras opções de brinquedos, como o escorregador. Os pequenos também acabam se divertindo com a academia ao ar livre, que, apesar de ser voltada para a terceira idade, acaba sendo um atrativo. Há mais opções no Parque da Lajinha, para todas as idades, como trilhas, lago, duas cachoeiras, campo de futebol, borboletário, quiosques, orquidário e pista de caminhada. O local também oferece um breve passeio pela história, com dois bondinhos expostos e o relógio de sol, um dos instrumentos astrológicos mais antigos. O parque é aberto ao público diariamente, com entrada gratuita. 
 

⏰ Horário de funcionamento: 24h

📍 Endereço: Av. Deusdedith Salgado, S/N, Teixeiras

📞 Contato: (32) 3690-8577

 



 


Quel tal, antes de continuarmos nesse conteúdo especial, darmos uma olhadinha no GIF abaixo? O conteúdo contiua logo depois 😜

 


 

Parque Halfeld


Bem no coração da cidade, o Parque Halfeld é um dos preferidos dos moradores de JF. Com amplo espaço, possibilita contato com a natureza em uma localização urbana.Na área infantil, o parque possui um playground em um estilo bem tradicional, com escorregador, pêndulo e uma estrutura de madeira com escadas, ponte e um pequeno quiosque. O local também possui acesso wifi, oferecido pela prefeitura, eventos e exposições artísticas esporádicas e mesas de jogos como dama e xadrez.

 

⏰ Horário de funcionamento: Aberto 24h

📍 Endereço:  R. Halfeld, 882-960 - Centro

📞 Contato: (32) 3690-7201 (Portal PJF)

 

 

Praça Agassis

 

Uma das vantagens da praça Agassis é a localização, bem pertinho do centro, no Mariano Procópio (em frente a sede da TV Integração). A estrutura do playground do local conta com escorregador, gangorras, pêndulo, entre outros brinquedos interativos, em um amplo espaço com chão de areia, o que possibilita a interação das crianças uma com a outra, além da família.



⏰ Horário de funcionamento: Aberto 24h

📍 Endereço: Rua Ewbanck da Câmara, 148 - Mariano Procópio

📞 Contato: (32) 3690-7201 (Portal PJF)

 

 

Praça Antônio Carlos


A Praça Antônio Carlos é sede de diversos eventos culturais em Juiz de Fora, e ainda possui parquinho para as crianças. Por lá, gangorras, obstáculos e escorregador divertem a meninada. E se você não se lembra de ter visto essa estrutura por lá, a referência é: ao lado do canhão. Veja nas fotos abaixo.
 

⏰ Horário de funcionamento: Aberto 24h

📍 Endereço: Travessa Dr. Prisco, S/n - Centro

📞 Contato: (32) 3690-7818 (Secretaria de Esporte e Lazer - PJF)


 

Praça Bom Pastor 


Localizada no bairro Bom Pastor, a Praça que todos conhecem pelo mesmo nome, é uma ótima área de lazer para crianças e adultos. Possui uma arborização, um espaço grande ao lado do Clube Bom Pastor e da principal via do Bairro. Para quem tem animais, o local conta com Parcão! E para os pequenos, você irá encontrar um parquinho de areia com brinquedos de madeira, escorregador, cavalinho e muito mais (confira nas fotos). Tem um pula-pula que De segunda à sábado, das 8h às 18h e aos domingos e feriados das 8h30 às 13h, um pula-pula se instala no local com o  de R$ 3,50 por sete minutos. 

 

⏰ Horário de funcionamento: 24h

📍 Endereço: A Praça fica entre a Av. Doutro José Procópio Teixeira e a Rua Senador Salgado Filho

📞 Contato: (32) 3690-8256 (Prefeitura)

 

 

Praça da Baleia

 

A Praça Prefeito Olavo Costa no bairro Bairu, é mais conhecida popularmente como Praça da Baleia. O motivo desse nome é o que os moradores próximos chamam de "baleia", ou monumento da baleia, uma espécie de escultura de revestimento com a calda do animal, famoso entre as crianças que brincam no local - pulando, subindo e descendo no brinquedo improvisado! Além disso, a praça oferece um espaço amplo, com bancos, árvores e um pequeno playground com gangorra e escorregador. 

 

⏰ Horário de funcionamento: Aberto 24h

📍 Endereço:  R. Professor Teodoro Coelho, S/N - Bairu

📞 Contato: (32) 3690-7201 (Portal PJF)

 

 

Praça São Mateus 


Além de bastante central, a Praça São Mateus ou Jarbas de Lery Santos, chama a atenção por sua área vasta para crianças (com dois espaços distintos) e também pelo Parcão, feito especialmente para o divertimento dos cães. O local possui algumas árvores, banquinhos de cimentos ao seu entrono, ponto de táxi ao lado e de ônibus a frente. Para os pequenos, há um parquinho na areia, com uma casinha feita de madeira, escorregador e balanços; e também, uma quadra aberta, para todos os interessados! 

 

⏰ Horário de funcionamento: 24h

📍 Endereço: A praça fica ladeada pelas ruas Padre Café, Doutro Romualdo, São Mateus e pela Av. Independência!

📞 Contato: (32) 3690-8256 (Prefeitura)

 

 

Universidade Federal de Juiz de Fora


O parque infantil da UFJF é mais um local bacana entre as opções de praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora. A estrutura conta com escalada comum, escalada torcida, carrossel e outros brinquedos. Para as crianças que gostam de andar de bicicleta, velotrol, patins, entre outros, o espaço da Praça Cívica é plano e seguro para essas atividades. A diversão é para toda a família, já que por lá também tem academia ao ar livre, área para caminhada, pista de skate, bicicletário/ciclovia, jardim sensorial e muitos ambientes para interação.


⏰ Horário de funcionamento: 
Aberto 24h

📍 Endereço: R. José Lourenço Kelmer, s/n – Bairro São Pedro

📞 Contato: (32) 2102-3911 | 2102-3989

 


Espaços da UFJF como opções de praças e parques gratuitos para levar as crianças em Juiz de Fora (Fotos: Vida sem Paredes; divulgação)



Você também pode gostar de:

 


Este blog é um oferecimento da Livraria Palavras e Ideias

 

 

 

🎥 SERVIÇO:  Livraria Palavras e Ideias 

📍  Onde: Galeria General Roberto Neves - Centro

📞 Telefone: (32) 3214-3598

💻 Facebook: Livraria Palavras e Ideias

 

 

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade