Entrar
Clique aqui para entrar

Luz, Câmera, Ação e Educação! - Zine Cultural

Blog

Luz, Câmera, Ação e Educação!

Por: Rívia Petermann

Um punhado de ideias na cabeça, câmeras na mão, sonhos na bagagem, e a empolgação causada pela sétima arte. Com esses pré-requisitos onze coletivos de garotos e garotas, de 15 a 18 anos, incentivados por 10 escolas públicas e uma particular da Zona da Mata, colocaram a mão na massa para a criação de 11 curtas-metragens, baseadas na interpretação do filme "A família Dionti". O Projeto Escola Animada é uma iniciativa do Instituto Fábrica do Futuro, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.


foto:escolaanimada.org.br

A trajetória
Tudo começou no mês de julho,  quando os alunos e professores deixaram suas cidades rumo a Cataguases, onde assistiram pela primeira vez ao longa no qual se inspiraram. Cerca de 15 jovens, de sete cidades, participaram de debates com o diretor, produtora, artistas mirins e a equipe local do filme, além de uma oficina de criação do Projeto Escola Animada de Cataguases, coordenada pela equipe da Cocriativa, produtora de Belo Horizonte, encerrando o ciclo das atividades na cidade.


Quando voltaram, foram realizados encontros nas escolas participantes até o mês de agosto, para discutir e levantar possibilidades para desenvolvimento dos roteiros pelos alunos. Daí começou um mergulho na produção e difusão de conteúdos audiovisuais, educacionais e multimídia na Internet, conduzido pela PROAR (Plataforma de Produção Audiovisual em Rede).

  Foto: www.poloaudiovisual.org.br/

A partir das oficinas Toró de Ideias, os coletivos tiveram a oportunidade de ampliar a reflexão e explorar vertentes de criação. Após as preparações, em setembro, chegou a hora de por a pé na estrada e começar as gravações.


                                                                                Foto: www.poloaudiovisual.org.br/

Finalmente, as 11 produções audiovisuais foram finalizadas, e os alunos estão ansiosos para mostrar seus trabalhos. Os produtos finais desta empreitada serão lançados no dia 15 de dezembro, 16h, no Estúdio Escola da Fábrica do Futuro, em Cataguases, marcando a inauguração do Cineclube Tela Viva. Para Alan Minas e a produtora Daniela Vitorino, que também assistirão os curtas somente no lançamento, “as sinopses são instigantes, criativas, poéticas, e dialogam diretamente com a pegada do filme”.


O filme-mãe: A Família Dionti
"Você acredita que gente pode deixar de ser gente? Virar outra coisa? Mas como isso acontece?" No longa A Família Dionti os sentimentos são tão vivos que isso é possível. Com uma bela fotografia, a produção de linguagem poética narra a fantástica história de um pai e dois filhos adolescentes, que vivem num sítio no interior de Minas Gerais. A mãe derreteu de amor, evaporou e partiu. O pai sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, enquanto cuida dos filhos de forma atenta, preocupado com a possibilidade de terem herdado as peculiaridades da mãe. O mais velho é seco e chora grãos de areia. O caçula se liquefaz de amor ao se apaixonar pela primeira vez. O pai vai conseguir lidar com estes dons raros? 


A produção, com direção do cineasta carioca Alan Minas e produção de Daniela Vitorino, da Caraminhola Filmes, foi totalmente produzido no Polo Audiovisual da Zona da Mata. O lançamento nacional é previsto para março de 2017, em Belo Horizonte. A produção foi premiada pelo Júri Popular como Melhor Longa-metragem no 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Roteiro no 10º Festival Internazionale Young About, em Bolonha (Itália), Melhor Ator para Murilo Quirino no San Diego International Kids Film, nos Estados Unidos, e Prêmio Latin American Fund  2015, do Tribeca Film Institute NY.


                                                                                                  Foto: Divulgação


Escolas e Comunidades Participantes


  • Coletivo Santa Rita - Além Paraíba


  • Coletivo Escola da Serra - Belo Horizonte


  • Coletivo Marieta Soares Teixeira - Cataguases


  • Coletivo Cineclube Stella - Cataguases


  • Coletivo Almirante Barroso - Juiz de Fora


  • Coletivo Providência - Leopoldina


  • Coletivo Piacatuba - Leopoldina


  • Coletivo Belisário - Muriaé


  • Coletivo Orlando Flores - Muriaé


  • Coletivo Orlando Faria - Muriaé


  • Coletivo Conservatório de Música: Visconde do Rio Branco 


Conheça também:


🎥 SERVIÇO: Polo Audiovisual da Zona da Mata
📅 Quando: 15/12
⌚ Horário: 15h
📍 Onde: Estúdio Escola Fábrica do Futuro - Bairro Guanabara, Cataguases/MG
_FACINHO.jpg:@poloaudiovisualzonadamatamg


Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade