Entrar
Clique aqui para entrar

Conheça o projeto Sarandira Criativa - Zine Cultural

Blog

Projeto Sarandira Criativa realiza residência artística

Por: Letícia Nunes

Em novembro o Projeto Sarandira Criativa realiza uma residência artística para a construção de um espaço público lúdico e afetivo.

 

 

Conheça Sarandira/MG:


Fonte: Canal Bruno Zata Pugliese

 

•O projeto Sarandira Criativa

A Iniciativa da Associação Carabina Cultural é realizada por meio do projeto Sarandira Criativa, que desde 2013. Ela se dedica à múltiplas ações sociais, culturais e ambientais com o objetivo de fortalecer a sociabilidade, o turismo e a economia do distrito de Juiz de Fora - Vila de Sarandira.
 

A ideia é transformar a maneira como as comunidades podem se conectar e se construir sobre seus próprios potenciais e capacidades socioambientais e culturais, tornando-a autossustentável.
 

Dentre as iniciativas, se destaca a revitalização do Chafariz de Sarandira, que recebeu o Prêmio Amigo do Patrimônio da Funalfa, em 2017; A criação de uma "parada" de leitura no ponto de ônibus do distrito; E, atualmente, o projeto também concentra seus esforços na restauração do Casarão, ícone dos anais do distrito e testemunha da memória da ocupação da região.

 


Fonte: Canal Sarandira Criativa

 

•Residência Artística


A residência é realizada entre os dias 16 e 29 de novembro de 2020.


Escolhidos por meio de um edital aberto nos primeiros meses do ano, a dupla de arquitetos juiz-foranos Clara Sefair e Rafael Monteiro busca ouvir e atender algumas demandas de moradores da vila.


 

•O trabalho


A residência de utilitários lúdicos públicos e paisagismo afetivo é a primeira de três etapas que contemplam um chamado para a criação de esculturas em grande formato e o desenvolvimento do artesanato criativo na comunidade.
 

A dupla de arquitetos, ambos residentes em Juiz de Fora, foi selecionada entre dezenas de propostas recebidas. Com pesquisas convergentes em torno de mobiliários lúdicos e imaginativos, os profissionais se disponibilizam para a construção de uma praça pública no centro da vila.


 

•Convidado
 

Para o desenvolvimento das atividades, a Carabina Cultural convidou a galeria de arte Quartoamado, de Belo Horizonte, que contribui com curadoria, produção e registro audiovisual.
 

Trata-se da continuidade de um trabalho realizado em conjunto no ano de 2017, quando a vila foi selecionada em um edital de pinturas artísticas aberto pelo então Instituto Amado.
 

Acolhendo o chamado de Sarandira, artistas da galeria Quartoamado estiveram no distrito para desenharem murais em diversas fachadas do distrito.

 


Quartoamado em Sarandira (Foto: Reprodução Instagram)

 

•Sarandira/MG

O distrito de Sarandira foi criado em 1861 para receber grande parte dos imigrantes italianos que vinham trabalhar nas lavouras de café da região. Já em 1906, a vila possuía mais de 5 mil habitantes e era uma das grandes produtoras de Minas Gerais.
 

Atualmente conta com uma população de aproximadamente 300 habitantes e sua atividade econômica se restringe à agropecuária. Contudo, ainda guarda importantes referênciais naturais, culturais e históricos do extinto ciclo econômico cafeeiro presentes em sua arquitetura.
 

Hoje, os principais atrativos do distrito são a Igreja Nossa Senhora do Livramento, construída em 1886, o Casarão de Sarandira - ambos tombados pelo patrimônio histórico municipal e com projetos de restauração em andamento, as cachoeiras de Sarandira e do Castelo, a mina de água "milagrosa", o chafariz histórico, o Circuito dos Murais Encantados e as antigas fazendas de café da região.

 

Saiba mais sobre o projeto AQUI

 

 

Como chegar? Siga o mapa 👇

 

 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade