Entrar
Clique aqui para entrar

Qual seu ponto de vista? - Zine Cultural

Blog

Qual seu ponto de vista?

Por: Tainá Voltas

Você já parou para pensar que as nossas decisões também mostram aquilo que estamos abrindo mão? Foi considerando essa ideia que a peça Quase Nada é Verdade foi elaborada, para ser uma metáfora do que acontece em nossa vida. "É um espetáculo mais de experiência do que uma peça em si. As experiências dos espectadores são mais importantes do que o enredo, e o que não se vê é tão relevante quanto aquilo que é visto!" conta o diretor Rodrigo Portella.

Derivada de um projeto de pesquisa chamado "Cartografias" e apoiada pela lei de incentivo a cultura da Funalfa, Quase Nada é Verdade leva a assinatura do diretor e dramaturgo Rodirgo Portella, mais a idealização de projeto de Marcos Bacuso, Tairone Vale e Samir Hauaji, e a direção de produção de Zezinho Mancini. A estreia foi na última sexta (20), na Casa de Cultura da UFJF. "É uma peça muito diferente e por isso a sensação da plateia não acontece da mesma forma, sendo muito subjetiva. O teatro é a arte da alteração e a cada espetáculo recriamos a obra de acordo com essas percepções do público" comentou o diretor de produção Zezinho Mancini sobre a noite de estreia. O espetáculo busca experimentar o teatro em espaços não convencionais, porém reais. Os cenários, sons, iluminação, não são alterados previamente, mas sim, compõem a história. 

O nome refere-se a dinâmica criada pela peça, em que desde o momento da compra dos ingressos, o espectador escolhe um ponto de partida "A" que contará uma história diferente do ponto de partida "B" ou "C" escolhidos por outras pessoas. O objetivo é transformar o teatro numa espécia de rede virtual, em que as pessoas podem ler algum texto e ao clicar num link, serão redirecionados para outras páginas e sites, o que é chado de hiperlincagem. Além de criar uma aproximação entre as áreas da dramaturgia e do cinema "A ideia é que os olhos do público funcionem como uma lente cinematográfica" completa Rodrigo Portella. 
Os ambientes iniciais do espetáculo são diferentes sendo possível escolher entre Victory Suítes, Vaporetto Alameda, Praça Presidente Kened e a Casa de Cultura da UFJF. Neles acontecem histórias paralelas, mas diferentes. Cada espectador sabe o enredo do local que escolheu para começar a assistir a peça. Após o momento inicial, os espectadores são conduzidos para Casa de Cultura da UFJF pelos próprios personagens, algo que faz com que todos realmente participem da história. No percurso de um lugar para o outro, acontecem diversas surpresas e ao chegar no lugar em que todos se encontram o público tem a possibilidade de continuar escolhendo o seu trajeto da história, optando por cenas e personagens de sua preferência. 
O contador de história Ulisses Belleigoli foi duas vezes às apresentações, tendo começado a peça de dois lugares diferentes e contou pra gente como foi a experiência. "Assisti ao espetáculo começando em lugares diferentes. Algo muito revelevante porque na segunda vez você sabe informações sobre as personagens que você não fazia ideia na primeira apresentação. Essa ideia é sensacional, porque a estratégia de utilizar uma forma diferente de construir a narrativa, com os vários lugares e a sincronia das histórias, não é só um recurso estético. Ela cumpre um papel, ou seja, a gente capta a ideia de que estamos vendo versões de uma mesma história e quando encontramos os outros espectadores, sentimos que eles sabem coisas que nós não sabemos e que a gente julga os personagens de maneiras diferentes" 

Atores de Quase Nada é Verdade em cena
Ficou curioso? Então fique ligado, pois a temporada vai até o dia 20 de dezembro e as vagas para cada sessão são de 36 espectadores. Ah, aproveita e dá uma olhada nesse trailer que a gente separou... Ele fala dessa dinâmica da verdade ser uma construção, tudo dependendo do ponto de vista. Afinal, quem conta um conto sempre aumenta um ponto! Assim, você chega ainda mais preparado para assistir à peça. Para mais detalhes, confira a nossa agenda ;) 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade