Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

Conheça os tratamentos e sintomas de hérnia de disco

Por: Laryssa Gabellini

As rotinas estão cada vez mais preenchidas com atividades variadas. Dentre as responsabilidades, muitas vezes o cuidado com o nosso corpo de dentro para fora fica em segundo plano. Devido a essa realidade, podemos sentir algumas dores e incômodos que atrapalham o nosso rendimento diário. Por isso, vamos falar sobre os sintomas de hérnia de disco, para que você saiba identificar, entender e começar o quanto antes o tratamento para assim ficar livre dos desconfortos insistentes.


Afinal, se você busca uma maior qualidade de vida e um dia a dia sem dores, é extremamente importante estar atento aos sinais. Vem com a gente! 

 

Sintomas de hérnia de disco
Sintomas de hérnia de disco


Nossa coluna conta com aproximadamente 32 vértebras (ossos), dentre as quais estão os discos intervertebrais - em uma analogia simples é possível dizer que eles servem como amortecedores de impacto que evitam o contato direto entre as vértebras. Nesse sentido, a hérnia nada mais é do que o resultado do deslocamento de um desses discos, ou seja, quando há um desgaste intenso desse “amortecedor”.  


Quando buscamos na literatura médica especificidades desses sintomas é possível encontrar algumas advertências sobre quais são as principais características dos casos de hérnia de disco. Entre as descrições mais comuns estão: intensa sensação de queimação, pontada e dor irradiada para os membros inferiores. 

 

Sintomas de hérnia de disco
Sintomas de hérnia de disco


A origem do problema, que está relacionada ao processo natural do envelhecimento, geralmente se instala na coluna na região lombar, embora possa também afetar a área cervical e torácica.


Em dados estatísticos casos de  sintomas de hérnia de disco podem acometer de 13% a 40% das pessoas ao longo de suas vidas. Ela pode aparecer já a partir dos 30 anos, mas alcança seu pico de incidência aos 50-60 anos de idade. 


Agora que sabemos algumas informações básicas sobre essa dor nas costas, vamos entender os principais pontos de atenção com mais detalhes sobre o que é, os tipos existentes, locais mais comuns de dor e quais tratamentos são possíveis para casos como esses.

 

O que é hérnia de disco?

 

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. 


Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

 

O que é hérnia de disco?
O que é hérnia de disco?



Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo que o paciente se sinta bem sem acompanhamento profissional, é importante que ele faça um programa de tratamento voltado para a funcionalidade normal da coluna e para o seu fortalecimento. 


Por isso, é preciso atenção, pois as pesquisas são categóricas: após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados.

 

O que é hérnia de disco?
O que é hérnia de disco?



Para entender melhor esse processo de como ocorre o surgimento da hérnia de disco, convidamos a especialista desse tipo de tratamento e fisioterapeuta na clínica Doutor Hérnia, Ana Clara de Carvalho Magalhães, para falar com mais detalhes.

 


Ana Clara de Carvalho Magalhães, fisioterapeuta na Doutor Hérnia
 

As hérnias de disco podem surgir por inúmeras causas, sendo: predisposição genética, desidratação e envelhecimento do disco vertebral, sobrecarga e esforço repetitivo, sedentarismo e fraqueza muscular, problemas posturais e trauma e aumento de impacto na coluna, entre outras, exatamente por isso é importante ter um local de confiança para buscar tratamento quando qualquer incômodo surgir, explicou Ana Clara

 

 

Invista em uma avaliação da sua hérnia de disco!
Invista em uma avaliação da sua hérnia de disco!

 

Se sentiu representado em alguns dos exemplos? Que tal marcar agora mesmo uma avaliação para saber o estado da sua coluna e prevenir riscos maiores e dores futuras?

Clique aqui e agende sua avaliação para uma melhor qualidade de vida. 

 

Quais são os tipos de Hérnia de Disco


Como vimos pela fala da especialista, Ana Clara, algumas das causas de uma lesão discal podem acontecer quando a pessoa não tem uma boa postura, faz levantamento de pesos sem dobrar os joelhos e não ingere cerca de 2 litros de água por dia, por exemplo. 


Nesses casos, apesar de não ter formado uma hérnia, o disco pode já estar danificado, ter menor espessura, mas ainda se manter em seu formato original oval. 

 

Quais são os tipos de Hérnia de Disco?
Quais são os tipos de Hérnia de Disco?


Por isso, é importante destacar que mesmo que você ainda não sinta sintomas de hérnia de disco, é preciso melhorar sua postura e seus hábitos de vida, funcionando até mesmo como forma de prevenção. 


Dentre as inflamações que podem ocorrer pela alteração no formato do disco da vértebra existem 3 principais, que são: 

 

  • Hérnia de disco protusa: sendo a forma mais comum, quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval, ou seja, quando já existe um desequilíbrio muscular e a carga aplicada à coluna é maior do que a musculatura pode suportar. Isso gera uma compressão exagerada no disco, o que o prejudica.

     
  • Hérnia de disco extrusa: quando o núcleo do disco encontra-se deformado, formando uma 'gota', sendo caracterizada pelo seu rompimento, ocasionando o vazamento de seu conteúdo interno. Esse escape pode  aumentar a compressão dos nervos e, até mesmo, atingi-los na região do disco inferior. Esse caso necessita de uma atenção maior pois ele pode ser assintomático, ressaltando a necessidade de uma avaliação de prevenção, mesmo sem dor. 

     
  • Hérnia de disco sequestrada: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes. São definidos como os casos mais graves, pois, normalmente, há o rompimento da parte fibrosa, o extravasamento do núcleo e sua migração para dentro do canal, causando uma dor extremamente aguda. 

 

Quais são os tipos de Hérnia de Disco?
Você sabia que existe tratamento sem cirurgia? Agende uma avaliação na Doutor Hérnia 



Apesar de terem divisões para os tipos de hérnia de disco, é possível que uma pessoa tenha mais de um deles. Isso porque a intensidade do dano pode ir aumentando de gravidade conforme o não tratamento ou precaução. 

 

Agendar avaliação

 

Outra possível classificação é em relação a sua localização exata, podendo ser:
 

  • Hérnia de disco cervical: afeta a região do pescoço;
     
  • Hérnia de disco torácica: afeta a região do meio das costas;
     
  • Hérnia de disco lombar: afeta a região mais baixa das costas.

 

Agende sua avalição na Doutor Hérnia e fique sem dores!
Agende sua avalição na Doutor Hérnia e fique sem dores!

 

Como forma de aprofundar o conhecimento sobre os tipos de hérnia de disco e suas variações, perguntamos à fisioterapeuta, Ana Clara de Carvalho Magalhães, quais os movimentos e posturas que podem levar a uma hérnia de disco em nosso dia a dia.

 

Alguns dos movimentos e posturas que podem levar a uma hérnia de disco é senta-se de maneira errada/curvada, levantar somente o tronco para frente, ou então abaixar levando apenas a coluna para frente sem dobrar os joelhos. Além disso, abaixar-se para pegar algum peso no chão também pode ocasionar dores. Exercícios físicos com carga, feitos sem orientação, são mecanismos que podem gerar uma lesão nos discos. Nesse caso, para os praticantes de atividade física o ideal é a orientação de um profissional para evitar lesões futuras. Aqui na Clínica Doutor Hérnia nós passamos por atualizações periódicas e contamos com um atendimento com fisioterapeuta, que é realizado por mim, visando atender da melhor maneira os pacientes que chegam, exemplificou Ana Clara

 

Agora que já entendemos o que é, quais são os tipos de hérnia de disco existentes e quais os locais em que a inflamação mais ocorre, iremos abordar os sintomas de hérnia de disco para que você fique atento no seu dia a dia. 

 

Quais são os sintomas de hérnia de disco?

 

Como já relatamos aqui, um dos perigos da hérnia de disco é quando o paciente tem ausência de sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico e reforçando a necessidade de exames e acompanhamentos preventivos. 

 

Quais são os sintomas de hérnia de disco?
Quais são os sintomas de hérnia de disco?


Mas, quando se manifestam, os sintomas variam a região afetada (lombar, cervical ou torácica). Na maioria das vezes, a primeira manifestação da hérnia de disco poderá ser a dor nas costas - que pode durar por alguns dias e até melhorar, eventualmente. 


Além disso, é possível que você também observe as seguintes condições: 
 

  • Dor ciática 
     
  • Formigamento e fraqueza muscular 
     
  • Fraqueza na perna ou pé 
     
  • Perda do controle da bexiga ou intestino (em casos mais raros) 

 

Quais são os sintomas de hérnia de disco?
Quais são os sintomas de hérnia de disco?

 

Nossa especialista, Ana Clara, falou sobre qual é o momento de procurar um profissional especializado em coluna e o papel da prevenção para a melhoria da qualidade de vida do paciente que possui sintomas de hérnia de disco. 

 

Ao sentir dores na coluna ou dificuldades, o ideal é procurar um fisioterapeuta especializado, como os da Clínica Doutor Hérnia, para fazer uma avaliação da condição de sua coluna, onde serão realizados alguns testes clínicos para verificar a possibilidade de problemas discais e hérnias. Juntamente ao exame físico, é possível que o profissional solicite um pedido de exames de imagem para confirmar os sinais e sintomas verificados. Caso a pessoa já tenha passado por algum outro profissional e já tenha até feito exames, o importante é procurar um fisioterapeuta para fazer um tratamento especializado e voltado para seu caso, para assim se ver livre das dores e poder voltar a sua rotina com mais conforto e bem estar, apontou Ana Clara

 

Tratamentos para Hérnia de disco


Se você tem a suspeita que está com sintomas de hérnia de disco, o primeiro passo é agendar uma avaliação para que se tenha certeza do diagnóstico. 


Ao confirmar que existem hérnias de disco ou outras lesões discais, os especialistas do Doutor Hérnia poderão traçar um plano de tratamento adequado para cada caso, através de protocolos próprios e diferenciados. 

 

Tratamentos para Hérnia de disco
Tratamentos para Hérnia de Disco 


Os recursos para tratamento de hérnias de disco normalmente incluem medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para alívio do quadro de dor e crise. Para essa situação são prescritos remédios por um médico em conjunto com um tratamento com fisioterapeuta. Essa união de profissionais irá cuidar desde o início do problema que consiste na fase mais aguda e de dor, até o ajuste postural e desvios que causam ou acentuam a lesão. 


Para se obter um bom resultado é necessário que o acompanhamento siga até a fase de cicatrização dos discos, na orientação e educação da postura, na maneira correta de realizar determinadas atividades, entre outras questões. 

 

Sintomas de Hérnia de disco: Tratamento
Sintomas de Hérnia de disco: Tratamento



Esse tratamento segue também em conjunto com exercícios para estabilização de sua coluna, a fim de restaurar seu bem estar e permitir que o paciente retome suas atividades diárias, que antes ficava impossibilitado.


Na grande maioria dos casos, os tratamentos são eficientes, mas em casos mais graves, que possuem um menor percentual, pode ocorrer perda total de força em membros inferiores, perda de sensibilidade associada à incontinência urinária e fecal grave, esses serão encaminhados para a cirurgia de retirada da hérnia e descompressão nervosa.

 

Sintomas de Hérnia de disco: Tratamento
Sintomas de Hérnia de disco: Tratamento


Dessa forma, podemos destacar as estratégias terapêuticas que possuem altos resultados e são as mais utilizadas: 

 

  • Educação do paciente - o repouso absoluto é contra-indicado. Mesmo nos primeiros dias da crise, evite ficar muito tempo sentado; 
     
  • Uso de medicamentos - anti-inflamatórios e analgésicos 
     
  • Fisioterapia - ajuda na melhora da contratura e no processo de cicatrização da hérnia.

 

A fisioterapeuta, Ana Clara, falou mais sobre a importância dos tratamentos indicados para hérnia de disco. 

 

Devemos cuidar da nossa coluna e do nosso corpo como um todo diariamente, desde a atenção aos movimentos em sua rotina, cuidados com a postura e, ao fazer isso, buscar a prevenção de lesões e doenças através do exercício físico bem orientado por um profissional capacitado. Outro ponto é buscar fazer tratamentos preventivos e posturais na Clínica Doutor Hérnia com o objetivo de evitar possíveis danos na coluna, orientou, Ana Clara

 

Protocolo de Prevenção


Embora a hérnia de disco seja uma  patologia de origem mecânica, o fator hereditário está diretamente ligado ao  seu surgimento. Dessa forma, os cuidados devem ser redobrados no caso de  indivíduos que já possuem histórias de familiares acometidos com o problema.

 

Sintomas de Hérnia de disco: Protocolo de Prevenção
Sintomas de Hérnia de disco: Protocolo de Prevenção


Muitos fatores podem levar ao  aparecimento da hérnia discal, logo, a prevenção deve ser feita evitando os  fatores desencadeantes. 

  • Mantenha sempre uma  postura correta, no trabalho e no dia a dia;
     
  • Evitar sobrecarga e  movimentos repetitivos na coluna;
     
  • Realize atividades físicas regularmente;
     
  • Evite o tabaco e bebidas alcóolicas;
     
  • Fazer a ingestão de  água;
     
  • Manter o peso ideal  ajuda a evitar a sobrecarga na coluna;
     
  • Mantenha a calma, o  estresse tem uma relação direta com a dor na  coluna;
     
  • Evite posturas  prolongadas, no carro, em casa e no trabalho;
     
  • Evite o sedentarismo,  movimentar-se ajuda a manter os músculos ativos diminuindo a chance de dores na  coluna.

 

Quer mais detalhes e até mesmo tirar suas dúvidas com especialistas capacitados? Agende sua avaliação. 

 

Assista ao vídeo para saber mais sobre a Doutor Hérnia Juiz de Fora 

 


Agendar avaliação  

 

🎥 SERVIÇO: Avaliação na Clínica Doutor Hérnia


📞Telefone: (32) 99149-2375

 

📲 Instagam: @doutoherniajuizdefora

 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade