
Imersão em novas ideias
Um evento de imersão, onde empreendedores passam um final de semana inteiro aprendendo conceitos do empreendedorismo e, acima de tudo, podem aperfeiçoar seus projetos de startups. Esse é o Startup Weekend, um evento mundial que já desenvolveu mais de 8000 ideias, em eventos realizados em mais de 100 países. É como eles mesmos dizem: "Uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades".
E se você é de JF ou região e se interessou pela ideia, pode comemorar! O Startup Weekend está chegando, pela primeira vez, à nossa cidade. As 54 horas de empreendedorismo acontecem na próxima semana, de 26 a 28 de setembro, na Faculdade Estácio de Sá. Assim como nas edições pelo mundo, o evento de JF contará com a participação de mentores, jurados, oradores e investidores. Para participar é simples: qualquer pessoa pode se inscrever e levar sua ideia para o evento! Depois disso, são formadas equipes em torno das melhores ideias e o fim de semana segue com o desenvolvimento desses projetos. No fim, eles são apresentados a empreendedores de sucesso, que dão um feedback para os iniciantes e apresentam dicas para o seu aprimoramento.
É a oportunidade perfeita para desenvolver aquela ideia de abrir um negócio que você tem, mas não sabe muito bem como botar em prática. Um dos organizadores, Fellipe Elias é só expectativa para a ocasião. “É o primeiro evento de empreendedorismo de grande porte em Juiz de Fora e estamos com apoio total do Google, que é o patrocinador mundial do Startup Weekend. A expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas rapidamente”, comenta Felipe.
Para Gian Menezes, CTO do Qranio e palestrante do evento, o SW é de extrema importância para Juiz de Fora, pois dá oportunidade da cidade mostrar para o mundo que tem pessoas talentosas e com ideias inovadoras. "A cidade não tem incentivos para área de startups e por isso, muitos projetos não saem do papel. O SW traz a possibilidade de mudar esse cenário e trazer um resultado positivo para o empreendedor e para a cidade. O que falta, muitas vezes, é atenção às necessidades do negócio e um olhar empreendedor do tamanho das ideias que surgem aqui.", ressalta Gian.
Com apenas 19 anos, Lucas César Mattos, também organizador local do evento, conta que o universo das novas empresas digitais é altamente promissor e, para isso, é preciso mergulhar de cabeça em sua ideia. "O ecossistema das startups é muito dinâmico, tudo acontece muito rápido, as tecnologias, as informações, tudo muda muito depressa, então eu acho que a principal característica deste meio é que você precisa estar sempre antenado, não dá para ficar assistindo de fora. Acho que para quem quer ser empreendedor as possibilidades são inúmeras: não tem idade, não precisa ser graduado em nenhum curso específico, é muito democrático. Para nós, jovens, acho ainda mais fácil, pois ainda não temos muitos compromissos, podemos mudar nossos rumos profissionais", conclui.
O SWJF é organizado pelos voluntários Lucas Miguel, Fellipe Elias, Kamila Campos, Victor Jannuzzi e Lucas Mattos. Se você também quer fazer parte dessa turma, é só clicar aqui.