Entrar
Clique aqui para entrar

Imersão em novas ideias - Zine Cultural

Blog

Imersão em novas ideias

Por: Natália Andrade e Talita Scoralick

Um evento de imersão, onde empreendedores passam um final de semana inteiro aprendendo conceitos do empreendedorismo e, acima de tudo,  podem aperfeiçoar seus projetos de startups. Esse é o Startup Weekend, um evento mundial que já desenvolveu mais de 8000 ideias, em eventos realizados em mais de 100 países. É como eles mesmos dizem: "Uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades".

E se você é de JF ou região e se interessou pela ideia, pode comemorar! O Startup Weekend está chegando, pela primeira vez, à nossa cidade. As 54 horas de empreendedorismo acontecem na próxima semana, de 26 a 28 de setembro, na Faculdade Estácio de Sá. Assim como nas edições pelo mundo, o evento de JF contará com a participação de mentores, jurados, oradores e investidores. Para participar é simples: qualquer pessoa pode se inscrever e levar sua ideia para o evento! Depois disso, são formadas equipes em torno das melhores ideias e o fim de semana segue com o desenvolvimento desses projetos. No fim, eles são apresentados a empreendedores de sucesso, que dão um feedback para os iniciantes e apresentam dicas para o seu aprimoramento.

É a oportunidade perfeita para desenvolver aquela ideia de abrir um negócio que você tem, mas não sabe muito bem como botar em prática. Um dos organizadores, Fellipe Elias é só expectativa para a ocasião. “É o primeiro evento de empreendedorismo de grande porte em Juiz de Fora e estamos com apoio total do Google, que é o patrocinador mundial do Startup Weekend. A expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas rapidamente”, comenta Felipe.

Para Gian Menezes, CTO do Qranio e palestrante do evento, o SW é de extrema importância para Juiz de Fora, pois dá oportunidade da cidade mostrar para o mundo que tem pessoas talentosas e com ideias inovadoras. "A cidade não tem incentivos para área de startups e por isso, muitos projetos não saem do papel. O SW traz a possibilidade de mudar esse cenário e trazer um resultado positivo para o empreendedor e para a cidade. O que falta, muitas vezes, é atenção às necessidades do negócio e um olhar empreendedor do tamanho das ideias que surgem aqui.", ressalta Gian.

Com apenas 19 anos, Lucas César Mattos, também organizador local do evento, conta que o universo das novas empresas digitais é altamente promissor e, para isso, é preciso mergulhar de cabeça em sua ideia. "O ecossistema das startups é muito dinâmico, tudo acontece muito rápido, as tecnologias, as informações, tudo muda muito depressa, então eu acho que a principal característica deste meio é que você precisa estar sempre antenado, não dá para ficar assistindo de fora. Acho que para quem quer ser empreendedor as possibilidades são inúmeras: não tem idade, não precisa ser graduado em nenhum curso específico, é muito democrático. Para nós, jovens, acho ainda mais fácil, pois ainda não temos muitos compromissos, podemos mudar nossos rumos profissionais", conclui.

O SWJF é organizado pelos voluntários Lucas Miguel, Fellipe Elias, Kamila Campos, Victor Jannuzzi e Lucas Mattos. Se você também quer fazer parte dessa turma, é só clicar aqui.

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade