Entrar
Clique aqui para entrar

11 dúvidas frequentes sobre os suplementos alimentares! - Zine Cultural

Blog

11 dúvidas frequentes sobre os suplementos alimentares!

Por: Tainá Voltas

A vida fit está em alta, já percebeu?! A cada dia, mais pessoas decidem direcionar suas atividades para uma rotina mais saudável. Por causa disso, a preocupação com alimentação e a suplementação também passarram a ser um ponto importante. O Zine Conversou com a nutricionista Dra. Mary Tabet, parceira da loja de suplementos Carbono 14, e tirou dúvidas sobre os famosos SUPLEMENTOS! Veja abaixo:
 


Produtos Carbono 14. Foto: o Zinético Wagner Emerich
 

1) Quando a suplementação é indicada?

Na verdade, segundo a Anvisa, no Brasil não existe a categoria de “suplementos alimentares”. Aqui, trabalhamos com o conceito de alimentos para atletas e suplementos vitamínicos e/ou de minerais. O termo “suplemento alimentar” é usado quando você quer sugerir um complemento àquilo que você não consegue por meio da dieta. Um exemplo simples acontece com os veganos, os pacientes que excluem carnes da dieta, eles têm deficiência de vitaminas do complexo B e precisam ser suplementados. Outro exemplo é visto no caso de atletas que treinam em dois horários e possuem uma maior demanda de calorias por sua alta carga de treino. Nesse caso, eles precisam fazer uso de suplentes para complementar a dieta. Além desses dois modelos, os suplementos são importantes por se apresentarem como ferramentas práticas e alternativas de uma vida agitada, na qual há pouco ou falta de tempo para preparar refeições pós treino. O suplemento também preenche lacunas alimentícias que podem ser deixadas por exclusão de alguns alimentos

 


Produtos Carbono 14. Foto: o Zinético Wagner Emerich


2) Os suplementos funcionam como anabolizantes?

Não, na verdade anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino produzido pelos testículos, chamado testosterona. Mas alguns suplementos podem sim conter esteroides anabólicos. Por isso, é importantíssimo conhecer bem as marcas utilizadas.


3) Como confiar nas marcas de suplementos?

Para se ter certeza absoluta de que um suplemento é seguro, é necessário ter o certificado de pureza do mesmo. O certificado traz as características físicas e químicas do produto.



4) Qual o uso correto de suplementos?

O uso correto de suplemento se faz com o acompanhamento de um nutricionaista. Na consulta com o profissional, ele será o responsável por saber realmente as quantidades de macro e micro nutrientes necessárias à dieta do paciente. Essa prática só é possível por meio de um recordatório alimentar do indivíduo e somente após isso, o nutricionista irá adequar uso e quantidade de suplementos, para suprir a necessidade de quem faz a consulta. O suplemento não serve apenas para aumentar a proteína ou carboidratos, atua também com a reposição de ferro, zinco, vitaminas e minerais.

 


Atletas do último Body Contest Brasil. Foto: da zinética Brenda Marques

 

5) Todas as pessoas podem usar o mesmo tipo de suplemento?

Não, cada um tem uma necessidade. Hoje em dia, tanto a dieta quanto a suplementação estão sendo banalizados. Tudo pode, mas nem sempre te convém. Essa é minha dica. Procure um nutricionista.


6) Existem riscos com o uso de suplementos?

Sim existem! Um bom exemplo disso: pré-treinos utilizados para dar um UP. Nesse sentido, é crucial um exame de sangue para detectar anemia. Indivíduos com deficiência de ferro não devem utilizar cafeína, pois ela interage com o mesmo. Outro caso conhecido é quando há o excesso de proteína, ocasionando a produção de amônia, que é uma toxina. Esse exagero pode causar sobrecarga no fígado, o que permitirá que a amônia e outras substâncias tóxicas possam alterar a composição do sangue. E não para por aí... qualquer excesso alimentar, seja de suplemento, de proteína ou carboidratos, pode trazer aumento malefícios.



8) Qual a importância da suplementação na alimentação?

A importância da suplementação é exatamente suprir e corrigir as deficiências na alimentação. Os suplementos ajudam o paciente ou atleta suprirem todas as suas necessidades nutricionais


9) O mais famoso e o Whey Protein, ele realmente é bom?

Sim, se pararmos para pensar que as proteínas são responsáveis pela manutenção, reposição e o crescimento dos tecidos corporais, a sua deficiência seria um caos. A proteína do soro de leite completa e natural derivada do leite de vaca e disponíveis em suplementos proteicos, tem alto valor biológico e baixo peso molecular, o que facilita a absorção. Ele tem efeitos na síntese proteica muscular, redução de gordura corporal e melhora no desempenho. Alguns estudos com a análise dos seus compostos demonstram que os aminoácidos de cadeia ramificada conhecidos como BCAA favorecem o anabolismo, ajudando no ganho de força e mantendo a massa muscular durante as dietas de emagrecimento.


Produtos Carbono 14. Foto: o Zinético Wagner Emerich

 


10) Quais benefícios eles trazem?

Os suplementos alimentares estão a cada dia mais populares. Eles ajudam na melhoria da força e desempenho de atletas profissionais ou de praticantes de atividades esportivas. Normalmente, as formulações repõem nutrientes, como vitaminas e sais minerais, aminoácidos consumidos pelo organismo durante a prática de atividade física. E claro, a praticidade durante uma corrida de longa distância, um pós-treino quando não se tem tempo para preparar uma refeição também é um ponto alto do suplemento. Mas devemos estar atentos a cada um deles, porque essas formulações são individualizadas por cada marca específica.


11) Qualquer pessoa pode usar suplementos alimentares?

Não, toda pessoa que quiser utilizar um suplemento deve consultar um nutricionista para saber dosar as quantidades e a sua real necessidade. Indivíduos diabéticos, hipertensos e anêmicos têm restrições quanto alguns dos suplementos. Os mais usados hoje são Whey Protein, creatina, colágeno, Ômega 3, óleo de linhaça, dextrose, maltodextrina, palatinose e cafeína.


Produtos Carbono 14. Foto: o Zinético Wagner Emerich

 

Essa matéria foi produzida em parceria com a loja de suplementação Carbono 14! Ela possui parcerias com nutricionistas e educadpres físicos, trabalha com produtos de qualidade e pode lhe oferecer seguraça para o uso desses produtos. Para conhecer mais sobre a marca, dê o play abaixo.

 

 

🎥 SERVIÇO:  Carbono 14

📍 Onde: Rua São Mateus, 463 - Bairro São Mateus | Telefone: (32) 3031-1400

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA INAUGURAÇÃO DA LOJA AQUI! 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade