Descubra 6 filmes injustiçados do Oscar
Tá chegando a hora da maior premiação do mundo do cinema: o Oscar!
Já sabemos quem são os indicados a levar a estatueta para casa e poderemos saber quem serão os grandes vencedores logo logo.
Contudo, ao longo de todos esses anos foram muitas as polêmicas envolvendo a premiação. Inclusive muitos filmes, atores e diretores são considerados injustiçados pela premiação.
Neste texto vamos falar sobre filmes injustiçados do Oscar e que mereciam uma estatueta.
Filmes injustiçados do Oscar. (GIF: Giphy)
Filmes injustiçados do Oscar
1) O Segredo de Brokeback Mountain
O ano era 2006 e a expectativa pela vitória de O Segredo de Brokeback Mountain na categoria principal da premiação era alta. O longa já havia vencido outros prêmios pré-Oscar e tinha tudo para ganhar. Mas o drama estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal perdeu o Oscar para o filme Crash: No Limite.
Apesar de não levar o merecido Oscar de melhor filme, O Segredo de Brokeback Mountain venceu três categorias da noite, incluindo a de melhor diretor com Ang Lee.
Onde assistir: Star+ e Telecine
O Segredo de Brokeback Mountain foi um dos injustiçados do Oscar, em 2006. (Foto: reprodução Prime Video)
2) Pulp Fiction
Com Pulp Fiction no Oscar de 1995 também aconteceu uma história semelhante. O filme ganhou outros prêmios que antecederam a maior premiação da sétima arte, mas não conseguiu garantir sua principal estatueta.
O longa e seu diretor, Quentin Tarantino, perderam na categoria de melhor filme e de melhor direção para o filme Forrest Gump: Contador de Histórias e seu diretor Robert Zemeckis. O único prêmio que Pulp Fiction conseguiu vencer foi o de melhor roteiro original.
Onde assistir: Telecine
Filmes injustiçados do Oscar: Pulp Fiction (Foto: reprodução IMDb)
3) Taxi Driver
Taxi Driver foi mais um filme injustiçado pelo Oscar. O longa deixou a premiação de 1977 sem nenhuma das quatro estatuetas às quais estava concorrendo, incluindo a principal da noite.
O filme perdeu na categoria de melhor filme para outro clássico do cinema, Rocky: Um Lutador.
Onde assistir: Netflix
Taxi Diver também não venceu o prêmio de melhor filme do Oscar. (Foto: reprodução Netflix)
4) Moulin Rouge
Em 2001, foi lançado Moulin Rouge: Amor em Vermelho que concorreu em oito categorias no Oscar de 2002, destas o filme foi premiado em duas: melhor figurino e melhor direção de arte.
Além disso, Nicole Kidman estava na disputa pelo prêmio de melhor atriz e o longa concorria na categoria de melhor filme ao lado de Senhor dos Anéis - A sociedade do Anel, Entre Quatro Paredes, Assassinato em Gosford Park e perdeu o Oscar para Uma Mente Brilhante.
Onde assistir: Start+
Mais um filme injustiçado do Oscar foi Moulin Rouge (Foto: divulgação - reprodução Omelete)
5) Luzes da Cidade
Agora vamos falar sobre uma obra que foi injustiçada por nem ter chegado a ser indicada à premiação. Um dos muitos filmes clássicos de Charlie Chaplin: Luzes da Cidade.
Onde assistir: não está disponível em streamings
Filmes injustiçados do Oscar: Luzes da Cidade (Foto: divulgação - reprodução g1)
6) Um Corpo que Cai
Outro que também não foi indicado à categoria de melhor filme, no Oscar de 1959, e é mais um dos filmes injustiçados do Oscar é Um Corpo que Cai (Vertigo) de Alfred Hitchcock. Na época em que foi lançado o longa não fez muito sucesso, mas hoje é considerado um clássico do cinema.
Onde assistir: Google Play Filmes, Apple TV e YouTube
Um Corpo que Cai é mais um dos filmes injustiçados pelo Oscar (Foto: divulgação - reprodução g1)
Menção Honrosa - injustiçados do Oscar
Não poderíamos terminar esta lista que fala sobre injustiças do Oscar sem mencionar um caso pessoal para os brasileiros. Fernanda Montenegro foi indicada na categoria de melhor atriz no Oscar de 1999 por sua atuação no filme Central do Brasil, que também estava concorrendo na categoria melhor filme estrangeiro. Infelizmente, saímos da premiação sem nenhuma estatueta.
Central do Brasil perdeu o prêmio para o filme A Vida é Bela. Mas a grande injustiçada foi Fernanda. Gwyneth Paltrow levou o Oscar em seu lugar.
A atriz Fernanda Montenegro também foi injustiçada pelo Oscar. (Foto: divulgação - reprodução Exame)
Esses foram alguns filmes injustiçados do Oscar, mas existem outros que se encaixam nesta categoria e que também mereciam mais reconhecimento da academia. Para o Oscar de 2023 o grande favorito é Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. E aí, será que ele leva a estatueta ou será mais um nome nesta lista?
Se você curte o universo cinematográfico não deixe de conferir:
Os 25 Lançamentos de Filmes mais esperados de 2023!
Os melhores filmes da Netflix para ver em 2023
Os Melhores Filmes baseados em Fatos Reais
5 filmes nacionais para assistir agora
Foto de destaque: reprodução Prime Video