Zine Cultural - 11 Anos

Publicidade

START
MANSÃO

27 Ago 2014

Pedalando na serra

Publicado em Blog as 17h00





As belas vistas dos picos da serra e as águas escuras das cachoeiras de Ibitipoca, darão lugar a adrenalina e muita poeira nesse final de semana (30 e 31) no Ibitipoca Trip Trail. Serão dois dias de muita pedalada e muito suor pra vencer o duro e lindo caminho da serra. 

Roberta Stopa, campeã brasileira em 2012, é presença confirmada e já é familiarizada com o local das provas: "Sempre gostei da região para treinar e pedalar, local paradisíaco, visual traiçoeiro e desafiador. Tudo que um mountain biker gosta. Com certeza vamos encontrar um pouco de tudo. Tenho certeza que esse será o primeiro se muitos e vai ficar pra história", afirma.

Roberta, que irá usar a prova como principal treinamento para o segundo semestre de 2014, garante que não será uma competição fácil: "Essa prova será realizada em 2 dias e pelo o que eu avaliei na altimetria não será nada fácil. Mesmo com as quilometragens baixas o tempo de prova será alto devido a topografia da região".

Foto: Acervo Pessoal Roberta Stopa

No primeiro dia de pedal, a Rota do Lobo, uma prova com aproximadamente 30km de percurso no estilo XCP (modalidade com largada e chegada em pontos distintos), com saída no Alphaville Chalés. Para os ciclistas que preferem desafios em menor grau de intensidade, rola também a competição Grand Turismo, que percorre parte da Rota do Lobo, passando por atalhos que reduzem o percurso a 20km. No segundo dia, será a vez da  Rota do Macaco, com pouco mais de 50km de muita adrenalina no entorno do Parque Estadual, com subidas fortes e terrenos acidentados, cruzando trechos da Mata Atlântica.

Carlos Roberto Zanini, organizador do evento, garante que todo o esforço valerá a pena: "É uma prova de aventura onde os participantes irão enfrentar as adversidades de pedalar em áreas de mata e reservas ecológicas em meio a lindas paisagens. Acho que nada define melhor o evento do que a frase: AVENTURE-SE, nada substitui a experiência". 

Publicado por: Vinícius Barreto


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



26 Ago 2014

Habitando ruas e histórias

Publicado em Blog as 17h00





"Acredito que grande parte do filme tenha dado certo porque eles queriam ser ouvidos e é isso que a sociedade tem de notar", comenta o diretor de fotografia de Guilherme Landim, sobre as gravações do documentário “Habita-me se em ti transito”, lançado na última semana em Juiz de Fora. O filme registra a busca pela sobrevivência, a fragilidade social e psicológica, os vícios e as alegrias de dez pessoas em condição de rua. 
Still | Leonardo Barbosa | 2013
Com direção de Cláudia Rangel, áudio de Big Charles e edição de Tadeu Carneiro, o trabalho contou com o apoio da Lei Murilo Mendes e faz parte da pesquisa de mestrado de Guilherme, demorando cerca de dois anos para ser concluído, desde a pré-produção até a edição. "Acredito que o principal diferencial de Habita-me foi o fato de ouvir o grupo que abordamos, estarmos no ritmo deles, termos um contato próximo, sempre passando pelos lugares onde estivessem, parando para conversar. Vejo que muito ainda deve ser feito sobre o assunto, é um grupo muito grande da sociedade, em geral, quando notado é criminalizado, estigmatizado por diversos setores", conta Guilherme.
Wallace | Foto: Guilherme Landim | 2013
A fotografia e a sonorização também chamaram atenção ao captar o fluxo dos transeuntes de pano de fundo enquanto os moradores permanecem “estáticos” relatando suas experiências. "Uma questão que me trouxe muitas reflexões foi as histórias de quem está na rua, são histórias muito fortes, vejo muita vulnerabilidade, muitos estão na rua por um problema com o vício, por desemprego ou por algum problema com a família." Ao final, foram mais de trinta horas captadas, com diversos depoimentos. 

"Atualmente desenvolvo o conteúdo do filme para ser visto nos locais onde foi gravado, através de celulares. Dessa forma, analiso as modificações feitas na mudança da linguagem. Também participo ativamente de discussões no fórum municipal de população em situação de rua. Após exibirmos em festivais de cinema pretendemos deixa-lo disponível na íntegra na internet", conclui.

Publicado por: Talita Scoralick


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



26 Ago 2014

Dando o sangue

Publicado em Blog as 14h37





A eleição está batendo na nossa porta... Já temos horário eleitoral na TV aberta, cartazes e políticos em tamanho real espalhados nas ruas e por aí vai! O tempo todo nos deparamos com promessas e propostas de governo de todos os candidatos, dos deputados à presidência. E se usássemos todas essas pessoas envolvidas na eleição, para fazer o bem de uma outra maneira?

Essa é a ideia da campanha #DandoOSanguePeloBrasil, que tem como intuito fazer com que todos os candidatos da eleição de 2014 doem sangue! Alan Pandeló, um dos idealizadores do projeto, conta que eles querem ver outras coisas palpáveis, além das promesas: "A ideia surgiu assistindo o horário eleitoral e vendo centenas de políticos com muitas promessas e discursos bonitos, mas não fazendo nada de concreto. Conversei com um amigo blogueiro e decidimos espalhar essa mensagem de uma de ajuda aos bancos de sangue que sempre precisam".

Dessa forma, Alan e Nimai Santos (do Preguiça Alheia), estão divulgando a ação de forma espontânea: "Não temos o intuito de que isso tome uma mega proporção e que obrigue os candidatos a doarem sangue pelo simple fato de aparecer na mídia. Nossa ideia é apenas convidar aqueles que realmente querem fazer algo pelo país a começar antes de serem eleitos!"
 
Curtiu a ideia? O que mais vocês sugerem para que os políticos façam pelo nosso Brasil?

Publicado por: Natália Andrade


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



25 Ago 2014

Um novo Centro Universiário em JF

Publicado em Blog as 17h50





Que Juiz de Fora se tornou uma cidade com grande potencial universitário, ninguém duvida. A novidade agora é a aprovação do MEC para transformar a Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora em um Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora. Com isso, a instituição ganha mais autonomia para a expansão do campus em Juiz de Fora e região e consequentemente, você ganha ainda mais possibilidades e qualidade de ensino.
“Foi uma conquista para Juiz de Fora e para a economia da região, que ganha em termos de empregabilidade e geração de renda. A notícia também é boa para o mercado, que vai receber os profissionais qualificados que tanto almeja e, ainda, atrair novos investimentos”, avalia a diretora geral da Estácio, professora Márcia Mota.
"Tivemos sucesso na avaliação in loco pela comissão do INEP e aguardamos apenas a publicação da portaria pelo MEC para que oficialmente nos tornemos centro universitário. Essa aprovação significa que o MEC entende que nossa instituição tem maturidade suficiente para tomar uma série de decisões sem depender do aval do ministério, como criar novos cursos, aumentar vagas e criar novos campi. As demandas da cidade por curso superior poderão ser atendidas rapidamente pela Estácio. Só para se ter uma ideia, o MEC pode demorar até três anos para autorizar um novo curso ou um novo campus. O centro universitário não precisa passar por esse processo", complementa o diretor acadêmico, Douglas Machado.

Publicado por: Talita Scoralick


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



24 Ago 2014

Assiste aí #32

Publicado em Blog as 10h00





O primeiro vídeo é pra levantar da cadeira e dançar junto com Taylor Swift em seu novo clipe:

Você gosta de música? Então se liga no som da percussão que três músicos tiraram no corpo de outro homem. 

Um dos mais improváveis políticos do país, Tiririca, decidiu dar uma zoadinha no comercial de uma marca de telefonia!

Um banco canadense transformou seus caixas eletrônicos em uma forma de agradecer os clientes, pelo tempo de parceria.

Para encerrar a seleção da semana, um vídeo incrível que traz estudantes alemães tentando mudar a vida de moradores de rua.

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo

Publicidade

GERMAN

Twitter

Publicidade

Guest Fashion Inverno @ Victory Business Hotel
CONECTA
André Pavam
VISTA GRAF
Powerline
VISTA GRAF

Coluna do Dia - 30/08/2014

30 de agosto de 2014 (Sábado)
+ ver todas as edições
    @ZineCultural