Entrar
Clique aqui para entrar

5 vidas transformadas pela ABAN! - Zine Cultural

Blog

5 vidas transformadas pela ABAN!

Por: Karina Gomes

O projeto #ZineVerão tem uma causa super especial: ajudar a ABAN! Já publicamos uma matéria sobre como funciona a instituição, mas para mostrar os resultados de seus trabalhos, decidimos ir além. Coletamos com a diretoria do projeto 5 histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com as atividades que eles realizam! Confira e perceba o lindo trabalho feito pela ABAN: 



Foto: Canção Nova
 

1) Começou como uma das integrantes do projeto e hoje é administradora da sede de uma das filias da ABAN!


Iniciou na ABAN em 2008 no Projeto Vida Plena, que é um acompanhamento de famílias em vulnerabilidade social. Era muito tímida e reservada. Sua ocupação era a de dona de casa e ela não se relacionava com a comunidade.

Tinha poucas expectativas de crescimento e não pensava em se capacitar. Porém, foi gradativamente criando motivação e interesse pela ABAN e por seus projetos. Com acompanhamento da equipe da instituição, começou a sentir necessidade de crescer e se aperfeiçoar no que mais gostava: administrar a sede da ABAN e cuidar de sua organização funcional.

Hoje é administradora da sede de uma das filias da ABAN, organiza a equipe de limpeza, ajuda a organizar os espaços para as oficinas, é responsável pelo Bazar da filial e ainda cuida da cozinha, preparando maravilhosos lanches diariamente. Sempre presente em todas as atividades, hoje é peça chave no funcionamento da filial. Cuida muito bem do público, se relaciona muito bem com todos e é respeitada e conhecida por toda a comunidade. A ABAN se orgulha muito de tê-la como voluntaria!

 

2) Encontrou motivação para se aperfeiçoar e hoje é destaque em uma grande empresa


Era uma menina muito ativa, com dificuldades de aprendizagem e os desafios normais de uma família em vulnerabilidade social. Foi mãe solteira precocemente, tem dois filhos e, com isso, se distanciou do mercado de trabalho.

Encontrava-se bem desmotivada e sem confiança de mudar de vida. Não conseguia bons empregos e estava com muitos problemas pessoais. Participou do Projeto Empregabilidade e apresentou uma mudança gradual e efetiva.

Se destacou no curso, levava os filhos todos os dias e, com muita determinação, se capacitou e teve uma grande transformação. Hoje é funcionária de uma grande empresa em Juiz de Fora e a ABAN já recebeu notícias do RH da empresa, dizendo que ela é um exemplo no seu setor!


 

3) Tinha dificuldade para se relacionar com as pessoas e hoje é um exemplo para a comunidade


Com dificuldades de relacionamento com a comunidade e por exigência familiar, não saía de casa para nada e nem tinha nenhuma expectativa de crescimento e futuro.

Fez o curso de Empregabilidade e se mostrou muito recatada e calada, pouco se relacionava com as colegas. Aos poucos, foi se empoderando e, com o acompanhamento da equipe, se descobriu, encontrou seus dons e desejos profissionais.

Hoje faz curso técnico de enfermagem com grandes expectativas de crescimento pessoal e profissional. É um exemplo para a comunidade e isso a faz se sentir mais forte e a torna mais comunicativa. Agora tem um plano para seu futuro profissional e se encontrou na profissão escolhida. 


 

4) Jovem em vulnerabilidade social se deselvolveu no projeto e já tem um plano de carreira consistente


Essa é uma adolescente de família em vulnerabilidade social com muitos desafios. Faz parte do projeto Café com Conversa há 3 anos. Nesse período, foram grandes as mudanças de comportamento e os planos desenhados para o futuro.

Em toda a comunidade com condições sociais precárias, os jovens têm acesso fácil a muitas atividades ilícitas e não condizentes com a idade. E com o projeto Café com Conversa, ela teve oportunidade de participar de temas importantes para seu amadurecimento e fazer descobertas importantes para a vida.

Teve um grande desenvolvimento e, com a descoberta de seus dons e suas potencialidades, conseguiu fazer escolhas que antes eram difíceis e distantes. Esse ano, participa de alguns processos de entrada para o "Programa Menor Aprendiz" e já tem plano consistente de continuar os estudos e se tornar advogada!


 

5) Deficiente física que superou desafios e hoje luta por seus direitos


Essa é uma mulher com deficiência física e muitos desafios pessoais e familiares. Mâe de 4 filhos adultos, cuida de dois netos e possui uma história complicada de tutela familiar que lhe impedia de crescer e se desenvolver plenamente.

Participou do Projeto Vida Plena em 2008 na ABAN. Tinha baixa auto-estima e falta de motivação para mudar. E por ser muito submissa a família, não tinha ânimo e disposição para crescer.

O empoderamento foi a grande chave da ABAN! Hoje ela tem vontade própria, luta por seus direitos e já se mostra bem forte em relação a sua liberdade pessoal e familiar. Conseguiu desenvolver uma atividade na instituição, provando a ela mesma e a toda a família que tem muita capacidade! Tem muito mais confiança e felicidade, além de ser voluntaria da ABAN.


Emocionantes essas histórias, não é mesmo? E você pode contribuir para a ABAN continuar fazendo esse lindo trabalho. Basta adquirir um dos produtos do #ZineVerão, que possuem parte da renda convertida para a instituição! Para saber mais sobre os projetos, leia abaixo:

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade