Entrar
Clique aqui para entrar

Confira 6 brincadeiras para família fazer em casa! - Zine Cultural

Blog

6 Brincadeiras para família fazer em casa!

Por: Tainá Voltas

Nesse período em que se recomenda o isolamento social e a permanência em nossos lares, o Zine Cultural busca alternativas para amenizar a ansiedade e ainda divertir toda a família. Pensando nisso, vamos recordar abaixo uma lista com brincadeiras para família que sejam fáceis e para todas as idades. Vamos juntos? 
 

Brincadeiras para a família se divertir em casa

 

1) ADEDANHA ✌🖐🤟

Também conhecida como STOP em alguns lugares, é bem tradicional e super fácil de colocar em prática. Você vai precisar de folhas de papel (que já sejam de rascunho de preferência) e canetas. A ideia é dividir essas folhas em categorias, como "nome", "fruta", "cor", "CEP - Cidade, Estado ou País" e, a partir daí, começar a brincadeira. 

Passo 1 - Distribua uma folha e uma caneta para cada jogador.

Passo 2 - Decida em grupo quais serão as categorias da brincadeira e escreva da mesma forma em cada uma das folhas. Dica da redação: "nome";  "animal"; "fruta";  "cor"; "CEP - cidade, estado ou país"; "PCH - parte do corpo humano"; "comida";  "bebida";  AACC - ator, atriz, cantor ou cantora"; TOTAL.

Passo 3 - Falando em grupo "A-de-da-nha" cada jogador deve mostrar as mãos com um número de dedos, a ser contado pelo líder em forma de letras. Por exemplo, se o total de dedos na roda forem 10, o líder deve transformar cada um deles em uma letra do alfabeto para descobrir com qual inicial os jogadores deverão preencher as categorias 1-A; 2-B; 3-C; 4-D; 5-E; 6-F; 7-G; 8-H; 9-I; 10-J Desta forma, a letra dessa rodada sera J.

Passa 4 - Cada jogador, em silêncio, preenche sua folha e suas categorias com a letra da rodada, no caso acima J. O primeiro que finalizar todas as áreas grita "adedanha" e obriga todos os demais a encerrarem a escrita.

Passo 5 - Aqui faz-se a conferência em voz alta do que cada jogador colocou em sua folha, uma categoria por vez, atribuindo a pontuação de 10 para palavras que ninguém mais utilizou, 5 para palavras que 2 ou mais jogadores tenham usado em comum e 0 para as categorias deixadas em branco.

Passo 6 - No final da conferência, soma-se as pontuações adquiridas em cada categoria e escreve-se a soma na área final sinalizada por TOTAL. Depois disso é só repetir o processo até as letras do alfabeto acaberem ou até a família cansar 😝

 

Adedanha

 

2) CHICOTINHO QUEIMADO 🙈

Existem algumas formas de se brincar de chicotinho queimado. Uma delas é um membro da família se posicionar no centro e os demais ao redor dele. O que estiver no meio irá segurar um lençol ou toalha enrolada ou até mesmo uma corda e arrastará ela pelo chão como se fosse o movimento do relógio. Os demais participantes devem pular sobre esse objeto com o objetivo de não serem "queimados" por ele. Quando a toalha/corda ou lençol encosta em alguém, esse participante é eliminado do jogo e aguarda até que todos os demais sejam e o último a ser "queimado" consagre-se campeão da rodada.

Já a outra forma é: um dos membros da família esconde algum objeto que deve ser encontrado pelos demais. Cada vez que alguém se aproxima do lugar onde o objeto está escondido, a pessoa que o escondeu diz "Está quase quente!" ou "Está quente!" ou "Está fervendo!". Se a criança se afasta do objeto, é advertida: "Está frio!", "Está gelado!", de acordo com a distância do objeto escondido. Quando ele é encontrado, quem o escondeu grita "Chicote queimado!", e a criança ,que achou o objeto passa então a comandar a brincadeira.
 

Chicotinho Queimado

 

3) CS COMPOSTO 🗨

Não há necessidade de nenhum objeto. Os participantes se reúnem em roda e um primeiro diz uma palavra que não comece nem com C, nem com S ou que seja composta. A partir daí, em sentido horário, o participantes seguinte deve contribuir com uma outra palavra que tenha a ver com a anterior, mas que também não contenha C, S ou seja composta. Perde quem não seguir essas regras. Por exemplo: o jogador 1 começa a brincadeira com a palavra "aula". O que está ao seu lado deve dizer outra palavra que tenha ligação com a primeira, mas que não comece com C, S ou seja composta - como, "escola" e assim por diante.
 

4) DETETIVE 😉


Nesta brincadeira para família você também só vai precisar de folha e papeis. Corte a folha em papeizinhos que devem ser escritos com a função de cada jogador no jogo detetive, assassino e vítimas. A quantidade de cada uma delas depende da quantidade de jogadores. Quanto mais pessoas participarem, mais assassinos e detetives podem existir. Os papeis com cada escrito são dobrados e distribuídos fechados para cada um dos participantes, que os lê em voz baixa, grava o que é a sua função e a representa em roda. O "assassino" deve retirar os jogadores do jogo com uma piscada de olho, sem dizer nada. Ao perceber que foi "piscado" pelo assassino, a vítima anuncia em voz alta sua retirada da partida com um "morri". Por sua vez, o detetive deve estar atento à essa dinâmica para descobrir quem é o assassino e ao fazer isso, dizer para o mesmo - também em voz alta  "preso em nome da lei. A rodada termina em dois casos com a prisão do assassino, ou com o assassino não sendo percebido pelo detetive e retirando todas as vitimas do jogo 

 

Detetive
 

5) MÍMICA 😶

Mais fácil do que essa brincadeira não existe! Basta que a família se divida em dois grupos, um que irá fazer a mímica e o outro que irá escolher sobre o que esse grupo irá gesticular. Calma, a gente explica.

Passo 1 - Divida a família em grupos. A cada rodada, um de cada grupo irá ser o responsável por fazer a mímica, portanto escolha quem vai representar o seu grupo e qual dos dois grupos começará a acertar ou não a mímica.

Passo 2 - Vamos chamar aqui Grupo 1 o que irá começar a acertar a mímica e Grupo 2 o que falará sobre o que o Grupo 1 vai fazer a mímica. Depois de escolher quem é Grupo e o Grupo 2 e quem do Grupo 1 fará a mímica, o Grupo 2 conta em segredo para esse representante o que ele precisará fazer em mímica.

Passo 3 - Coloca-se um tempo limite no cronômetro para que o Grupo 1 acerte a mímica de seu representante. Play no cronômetro e na mímica

Passo 4 - Caso o Grupo 1 acerte a mímica em tempo hábil, aponta-se outro representante para fazer a próxima mímica escolhida pelo Grupo 2. Caso o Grupo 1 não acerte dentro do tempo, inverte-se a função de cada grupo: o Grupo 2 passa a fazer a mímica e o Grupo 1 a sugerir o tema da mímica

Passo 5 - Estipula-se uma pontuação para cada acerto de mímica e a pontuação final que o ganhador deve atingir para de fato sair como campeão da brincadeira. Quem acertar mais mímicas, ganha.


Você também pode optar por um modelo mais fácil nos moldes de quem acerta a mímica faz a mímica. Dessa forma você não precisa fazer a divisão de grupos e nem do cronômetro. Basta fazer como na imagem abaixo! 

 

Mímica

 

6) TELEFONE SEM FIO 🗣


Essa é clássica! Coloque a família em uma fila - lado a lado. O primeiro da fila deve passar em segredo, no ouvido, para o segundo da fila uma palavra ou frase. O segundo fara o mesmo e passará a sentença adiante! O objetivo é ver como o que fi dito inicialmente vai chegar aos ouvidos do último da fila. Rende boas risadas!
 

Telefone Sem Fio
 



Agora é só reunir a criançada ou os adultos da família e partir para a brincadeira! Conhece alguma que não está nessa lista? Complemente o nosso conteúdo, envie a sua sugestão para o nosso e-mail - redacao@zinecultural.com!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade