Descubra onde comprar/tomar uma boa cachaça em Juiz de Fora!
Dia 13/09 é celebrado o dia oficial de uma das bebidas mais amadas do Brasil: a Cachaça!
Em diferentes tipos de produção, armazenamento, teor alcoólico e distribuição, a branquinha - como também é conhecida - pode ser consumida pura, ou servir de base para inúmeras outras receitas, até mesmo gastronômicas.
Para você celebrar a data em grande estilo, separamos 6 dicas de locais para tomar/comprar cachaça em Juiz de Fora. Confira.
1) Adega do Baron
2) Garrafaria
3) Gela a Guela
4) Picanha Pimenta e Pinga
5) Procopão
6) Pro Santo Cachaças Artesanais
Extra: Curiosidades sobre o Dia da Cachaça
Imagem do clipe de Fernando & Sorocaba: "Tenso" - A música tem como tema de fundo a bebida mais amada do Brasil. Prepare-se agora para conhecer de fato onde comprar cachaça em Juiz de Fora!
1) Adega do Baron
📍 Quantos rótulos o local oferece: a Adega do Baron trabalha com 60 rótulos de cachaças, com opções exclusivamente especiais - que são aquelas feitas com ingredientes selecionados e de qualidade elevada, o que proporciona um toque mais suave.
📍 Diferencial: além de possuir cachaças especiais, a Adega do Baron também trabalha com diversas outras opções de bebidas, nacionais e internacionais, como champagne (destaque para a Dom Pérignon), vinhos, whisky, vodkas entre outros.
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): vendas em garrafa.
📍 E-commerce ou venda física: venda física e delivery
📍 Endereço: R. Dr. Romualdo, 155 - São Mateus.
📍 Contato: (32) 3213-1061.
📍 Redes sociais: @adegadobraonjf
A Adega do Baron, no bairro São Mateus, possui, no total, mais de 1100 rótulos de bebidas e é uma das opções para encontrar cachaças em Juiz de Fora. Por lá várias opções especiais | Foto:
Getty Images
2) Garrafaria
📍 Quantos rótulos o local oferece: A Garrafaria é especializada em vinhos, com cartilhas especiais e inúmeras opções de degustação. Em relação ao número de rótulos de cachaça, a casa conta com mais de 20 opções, em garrafas que variam de 600 ml a 1L.
📍 Diferencial: no mercado desde 2002, a Garrafaria tem opções em bebidas nacionais e importadas, com foco em vinhos de todas as partes do mundo. Além disso, trabalha com vodkas, whiskies, licores, saquês, aguardentes, cervejas importadas, queijos, comidas finas e iguarias, e a famosa cachaça. A casa ainda promete cobrir a oferta ativa de outras lojas.
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): A loja vende somente a garrafa fechada e conta com serviço de consultoria, para ajudar os clientes a escolher uma bebida que harmonize com a ocasião.
📍 E-commerce ou venda física: vendas físicas e delivery
📍 Endereço: R. Padre Tiago, 18 loja 18 - São Mateus.
📍 Contato: (32) 3215-9236.
📍 Redes sociais: Instagram
A Garrafaria conta com mais de 20 rótulos de cachaça para os mais diferentes paladares | Foto: Getty Images
3) Gela a Guela
📍 Quantos rótulos o local oferece: o Gela Guela é uma loja conhecida por ter diversas opções de cachaças de sabores, em torno de 20 opções. As garrafas normalmente variam entre 600ml e 1L, além das especiais de bolso de 160ml. Cachaças como Moinho Seco, Rainha da Cana e Taruana fazem parte da adega da loja.
📍 Diferencial: No Gela Guela, além de bebidas, você encontra carvão e até a farofa para o seu churrasco. Além disso, a marca possui serviço de delivery!
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): o Gela Guela não vende doses, você pode comprar as mais diferentes garrafas de bebidas, entre elas, as cachaças claro.
📍 E-commerce ou venda física: Venda física e delivery
📍 Endereço: R. Visconde de Mauá - 48 - Jardim Gloria.
📍 Contato: (32) 3084-2214 ou (32) 3211-9274
📍 Redes sociais: Instagram
Onde comprar cachaça em Juiz de Fora: Gela Guela é especializado em bebidas na cidade e já conquistou o público com as cachaças de sabores | Foto: divulgação
4) Picanha Pimenta e Pinga
📍 Quantos rótulos o local oferece: no acervo que fica no 2º andar da casa do Picanha Pimenta e Pinga, são mais de 200 rótulos de cachaças variadas. Já na carta oficial do menu, são 03 rótulos do PPP, mais outros 20 - que são alterados periodicamente.
📍 Diferencial: Picanha Pimenta e Pinga oferece uma das bebidas desse tipo mais conceituadas e reconhecidas: a linha DOM BRE, do Alambique Guarani. O Alambique é o grande responsável pela produção de cachaças da casa.
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): o Picanha Pimenta e Pinga vende tanto as garrafas de cachaça - para quem prefere levar para casa; quanto as doses separadas da bebida para degustação no próprio recinto.
📍 E-commerce ou venda física: somente venda física!
📍 Endereço: Av. Eugênio do Nascimento, 310 - Aeroporto
📍 Contato: (32) 3215-7755
📍 Redes sociais: Instagram
Se você procura onde comprar ou tomar cachaça em Juiz de Fora, o Picanha Pimenta e Pinga pode ser a sua opção certa. Experimente. | Foto: divulgação
5) Procopão
📍 Quantos rótulos o local oferece: o Procopão possui uma coleção de mais de 1.000 rótulos, dos quais mais de 60 são de fato comercializados. São diversos os estilos da bebida: premium, artesanal, envelhecidas em toneis e muito mais.
📍 Diferencial: além de apresentar uma enorme quantidade de rótulos, o Procopão dá dicas em seus blogs sobre como harmonizar as bebidas e quais são os melhores acompanhamentos. A casa também é famosa por seus originais petiscos e pratos gastronômicos, todos com nomes diferentes e belos sabores. É reconhecido por ser o Bar da Tentação.
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): no Procopão você pode degustar mais de 60 opções de cachaças em doses ou adquirir a sua própria garrafa.
📍 E-commerce ou venda física: vendas físicas e delivery
📍 Endereço: R. Mariano Procópio, 1115 - Mariano Procópio.
📍 Contato: (32) 3233-2000.
📍 Redes sociais: | Instagram
O Procopão, também conhecido como Bar da Tentação é uma das 08 dicas sobre onde tomar ou comprar cachaça em Juiz de Fora. | Foto: divulgação
6) Pro Santo Cachaças Artesanais
📍 Quantos rótulos o local oferece: a Pro Santo reúne em seu e-commerce mais de 60 rótulos de cachaças desenvolvidas apenas na região da Zona da Mata, de forma artesanal e cuidadosa! Por lá você encontra cachaças bem interessantes, como Imperial, Prata da Casa, entre outras. Uma ótima opção para comprar cachaça em Juiz de Fora.
📍 Diferencial: para oferecer um rótulo em seu e-commerce, a Pro Santo preocupa-se em desenvolver uma curadoria refinada de sabores e da produção das cachaças.
O proprietário Danilo Martins visita os alambiques e se certifica sobre a procedência das bebidas, o que garante a qualidade e uma boa experiência ao cliente. Além disso, a marca oferece frete grátis para entregas feitas na cidade de Juiz de Fora e não cobra pela embalagem de presente (opcional). Ah, o pagamento pode ser feito em cartão, boleto, depósito, dividido em até 3x!
📍 Qual o tipo de venda (garrafa ou copo): atualmente a Pro Santo vende garrafas a partir de 670 ml, até 01 L. A intenção da marca é que, em breve, unidades para brindes, como as garrafinhas de cachaça, também estejam prontas para venda.
📍 E-commerce ou venda física: empresa que trabalha via e-commerce. Frete para regiões fora de Juiz de Fora para dentro da cidade.
📍 Contato: [email protected] | (32)98837-9632.
📍 Redes sociais: Instagram | Site
Pro Santo, uma das 6 opções de locais para comprar cachaça em Juiz de Fora! Comemore da forma certa o dia da bebida. | Foto: divulgação
Curiosidades sobre o Dia da Cachaça
Agora que você já conferiu locais para saborear cachaça em Juiz de Fora, que tal saber algumas curiosidades sobre o dia desta iguaria? Se liga:
- O Dia da Cachaça é comemorado nacionalmente em 13 de setembro, desde 2009, quando foi estabelecido por meio de projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
- A data faz referencia à legalização da produção e comercialização da bebida, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661.
- Em 1635, Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça, para que a bagaceira fosse obrigatoriamente consumida somente no Brasil, ainda colônia. Entretanto, a fiscalização era ineficiente e permitiu a continuidade do negócio. Na clandestinidade, aos poucos, ela virou moeda de troca para compra de alimentos e produtos diversos.
- Um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça em 1659, propondo sanções mais severas. Indignados, os produtores fluminenses lideraram, em 1660, uma rebelião que ficou conhecida como Revolta da Cachaça. O movimento abriu o caminho para a legalização da cachaça, que aconteceu no ano seguinte.
- A Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar.
Informações concedidas pelo e-commerce Pro Santo!
Dicas para comprar ou tomar uma boa cachaça em Juiz de Fora! Foto: Anderson Ferreira - Zine Cultural.
Bora aproveitar o Dia da Cachaça em Juiz de Fora? Antes, lembre-se: se beber NÃO DIRIJA!
Você também pode se interessar por:
10 lugares para tomar cerveja artesanal em Juiz de Fora
Bares diferentes em Juiz de Fora para conhecer!