Entrar
Clique aqui para entrar

Caetano Brasil é indicado ao Grammy Latino de 2020 - Zine Cultural

Blog

Caetano Brasil é indicado ao Grammy Latino de 2020!

Por: Anderson Ferreira

De Juiz de Fora para o mundo: o clarinetista Caetano Brasil é indicado ao prêmio Grammy Latino de 2020!


Artista concorre na categoria de melhor álbum instrumental com o CD Cartografias, lançado em 2019


 

Caetano Brasil é indicado ao Grammy Latino de 2020
Caetano Brasil (Foto: divulgação) 

 

Caetano Brasil é clarinetista, saxofonista e compositor. O artista irá representar a cidade no Grammy Latino de 2020. O trabalho que garantiu a participação do mineiro ao prêmio foi o “Cartografias” lançado por meio do Projeto Palco Central, no Cine Theatro Central, em Juiz de Fora. 


Cartografias é o segundo álbum autoral e instrumental do artista que está à frente do quarteto que leva seu nome e é formado por ele, Guilherme Veroneze (piano), Gladston Vieira (bateria) e Adalberto Silva (contrabaixo).

 




Caetano Brasil é indicado ao Grammy Latino de 2020
Quarteto Cartografias (Foto: Divulgação)

 

 

O CD de produção independente foi gravado no Estúdio Versão Acústica, em São João Nepomuceno/MG, com mixagem de Ricardo Itaborahy e masterização de Nando Costa. A produção executiva é da Eliza Granadeiro/ Sinfônica Produções e o projeto gráfico é de Renan Torres.   

 

 

 

 

Nas palavras do artista, “A notícia desta indicação iluminou meu dia. Por si só, ela já é um prêmio, um reconhecimento por um trabalho que levo tão a sério e que é feito, sobretudo, com muita verdade. Esta indicação contempla toda uma equipe de profissionais e pessoas incríveis, contempla o cenário da música instrumental independente no Brasil, contempla os artistas do interior, que sabem o quão importante é impactar com suas linguagens toda e qualquer realidade e, por fim, contempla também artistes LGBTQIA+ e negros. Ela não é só minha, é um símbolo partilhado com muita gente que me precede, convive comigo e que pode vir a se inspirar na minha música”.


A divulgação dos indicados para o Grammy, que recebeu mais de 18 mil inscrições para as 53 categorias, ocorreu no dia 29/09 (terça-feira), e foram consideradas as melhores gravações musicais realizadas entre junho de 2019 e maio de 2020.

O evento de premiação dos artistas de cada categoria ocorre no dia 19/10 (segunda-feira), em formato remoto, com transmissão pela Rede Univision.

 

Conheça a trajetória de Caetano Brasil 

 

Com uma crescente atuação no cenário musical, Caetano foi premiado em 1º lugar no XVIII Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista (Indaiatuba/SP) e também como “Melhor Instrumentista” do XIX Prêmio BDMG Instrumental (Belo Horizonte/MG), ambos em 2019


Ainda em 2019, o artista foi homenageado com a Medalha Geraldo Pereira, concedida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, como reconhecimento pelo seu trabalho de produção, difusão e engrandecimento de manifestações artístico-culturais na cidade e região.


Nos últimos anos, ele tem se notabilizado também por sua atuação na direção musical de trabalhos artísticos variados e de iniciativas culturais como o projeto “Chora, Princesa – um painel do choro contemporâneo de Juiz de Fora”, co-idealizado por ele, cujo álbum foi lançado em 2019.


Caetano possui uma presença online dinâmica com a criação de conteúdos específicos para as mídias que possuem grande alcance de público como as webséries “Conversa de Improviso” e “Em pauta” e o single visual “Romani”. A partir de 2020, destaca-se a produção artística para o canal no youtube, apresentando arranjos originais de choro para músicas de outros gêneros, conteúdos educativos e performances diversas.

 

 

Caetano Brasil é indicado ao Grammy Latino de 2020
Caetano Brasil (Foto: arquivo pessoal) 

 

Você também pode se interessar por:

Novos talentos da região: conheça o cantor Igor Silveira

O novo projeto musical da Banda Chapeleiro Maluco

Cantor Landau lança trabalho em homenagem à banda australiana INXS

Em dois dias Tudo Bem ganha vida e estreia no Youtube!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade