Entrar
Clique aqui para entrar

Dia Nacional do Samba - Zine Cultural

Blog

Dia Nacional do Samba

Por: Karina Gomes

Dia 2 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba! "Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar..". A música interpretada por Alcione define as gerações que mantêm as tradições dos bambas e propagam o ritmo ao longo dos anos. Não poderíamos deixar esse dia passar em branco, então confira o blog de hoje e contagie-se com esse gênero tão animado! 
 

 

Dia Nacional do Samba 

Você sabe o motivo desse dia ser escolhido para a comemoração? A primeira vez que Ary Barroso, grande compositor e sambista mineiro, visitou Salvador/BA foi em 2 de dezembro. Por isso, Luis Monteiro da Costa, que era vereador da cidade, instaurou a data para homenagear o autor da bela canção "Na Baixa do Sapateiro". Depois, a celebração se espalhou por todo o Brasil. 
 

 

O significado do samba

O samba pode despertar diversas emoções nas pessoas e é uma das marcas registradas do Brasil. Quem melhor para defini-lo do que os próprios sambistas? Artistas juiz-foranos escolheram uma foto que representam o samba para eles e descreveram o que esse ritmo significa na vida de cada um. Confira:

Henrique Araújo, diretor de carnaval da Mocidade Alegre de Juiz de Fora.
 


Foto: acervo pessoal
 

"Falar de samba é falar de amizade, felicidade, amor, cultura, parceria, união, solidariedade, festa, irreverência, tradição, modernidade, política, etc. Acredito que nenhum outro gênero musical seja capaz de agregar tantos sentimentos, ideais e expressões quanto este. E neste dia que é dedicado a ele, vale lembrar que a alma de todo sambista é tão plural quanto a música, que o samba não morre nunca dentro daqueles que por algum momento vibram com uma batucada, que por alguns minutos sorri ao escutar o choro de um cavaquinho, ou até mesmo quem chora com o vibrar de um violão. Assim o samba continua, na felicidade, na simplicidade e na humildade, e na herança que nossos baluartes nos deixaram e deixam até hoje, formando assim novos "espelhos". Viva o samba! Viva o Brasil!" 
 

 

Grupo Alquimia
 


Grupo Alquimia - foto: divulgação

"O samba representa a ponte mais segura do passado com o presente. A vertente do gênero musical faz com que jovens sambistas se liguem a essência inicial do que o samba representa, e a contemporaneidade do estilo só existe graças aos ensinamentos dos pioneiros na criação. Graças a isso, surgem os novos sambistas que, apesar da renovação, os primórdios sempre se fazem presentes."
 

 

Grupo Só de Sacanagem
 


 

"A relação é antiga. A famosa resenha, não pode faltar o samba. Sempre presente nas rodas de amigos, presenta até na sacanagem, que deu nome ao grupo. O samba é a cara do brasileiro, a alma, essência. Impossível falar do Brasil sem samba. "Não deixa o samba morrer, não deixa o samba acabar", como já dizia Alcione."
 

 

Comemoração

Para quem quiser celebrar essa data com muito samba no pé, o Cultural Bar recebe o show de Sandra Portella neste sábado (02/12). A cantora faz uma apresentação dedicado ao ritmo, no lançamento de seu CD autoral, "Banho de Fé". O material tem participaçõe ilustres de Martinho da Vila e Moacyr Lu. Para completar a noite, tem abertura com Chacal do Sax, encerramento com Carlos Fernando e discotecagem com o DJ Marcelo Castro nos intervalos.

Clique aqui para mais informações sobre o Dia Nacional do Samba no Cultural Bar
 


Sandra Portella
 

Curtiu os depoimentos? Conte pra gente qual é o seu samba preferido e qual sambista você gostaria de ver no Zine Cultural! Feliz Dia Nacional do Samba e fique com um sucesso do gênero! 😄👏
 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade