Entrar
Clique aqui para entrar

Escola Infantil Juiz de Fora que Você Precisa Conhecer! - Zine Cultural

Blog

A Escola Infantil em Juiz de Fora que você precisa conhecer antes da próxima matrícula

Por: Débora Vilela

A educação infantil é a porta de entrada na vida escolar das crianças, além de uma das etapas mais importantes da formação do baixinho. É nela que os pequenos começam a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, fazem novos amigos e descobertas em todas as áreas do conhecimento e aprendem a conviver com as diferenças. Este ciclo pode ser considerado um alicerce primordial para a aprendizagem, no qual a criança socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar do futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, o que proporciona resultados efetivos para toda a vida. 
 

Escola Infantil em Juiz de Fora - Escola particular em Juiz de Fora

 

Bem, deu pra perceber o quanto esse passo é importante, né? Por isso, a Redação do Zine Cultural te mostra, neste conteúdo, A Escola Infantil em Juiz de Fora que você precisa conhecer antes da próxima matrícula. 

 

Conheça neste #BlogZine a história, os diferenciais e a metodologia da Escola Infantil Novo Espaço! É só rolar para baixo 😉

 

1) A história... 


Fundada em 17 de dezembro de 1999, por um grupo de educadoras, a Escola Infantil Novo Espaço recebeu esse nome pela ideia de ser realmente um novo espaço, com diferenciais e inovações, além de contar com experiências inéditas para os pequenos. A instituição tinha e tem o propósito de educar as crianças proporcionando algo ainda não visto, com cuidado e carinho. O objetivo educacional do local sempre foi o de oferecer um ensino que acolhesse a criança em suas necessidades e potencialidades, com a valorização de cada aluno como sujeito de sua trajetória. 
 

Escola Infantil em Juiz de Fora para conhecer
Onde tudo começou... o primeiro local da escola (primeira foto) e a primeira aluna (segunda foto)
 

2) A metodologia... 


O trabalho da educação infantil da Escola é embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na nova Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza os direitos de aprendizagem a serem garantidos por meio das propostas de brincadeiras e experiências. E, por falar em experiências, conheça quais são as divisões aplicadas na metodologia do colégio: 
 

👤👥👩‍👩‍👧‍👧 - “O eu, o outro e o nós”,

🕺🙋‍♂💃 - “Corpo, gesto e movimentos”,

🖊🔊🔵◼ - “Traços, sons, cores e formas,

💫⌚➕🤝💭🦋 - “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

👂🗣🤔💭 - “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.

 

Tudo é feito com intencionalidade pedagógica, ressaltando sempre a importância do brincar, a importância do movimento e a participação livre das crianças na proposta pedagógica, que é a aprendizagem pela experimentação, pela vivência, pela brincadeira, pelo lúdico e pela partilha. Ao longo de todo o período letivo, os alunos desenvolvem atividades que estimulam a criatividade, a pesquisa, a linguagem, a interação e o envolvimento das famílias. Desenvolvem projetos pedagógicos anuais segmentados nos dois semestres letivos, que levam em conta experiências e atividades lúdicas relacionadas aos seguintes temas:
 

•Identidade
•Família
•Sociedade
•Meio ambiente
•Atualidades
•Literatura
•Tradições
•Datas comemorativas
•Alimentação
•Festa junina
•Apresentações culturais e artísticas. 

 

Conheça a escola particular em Juiz de Fora, Novo Espaço, na Rua Silva Jardim
No Novo Espaço, escola infantil de Juiz de Fora, os alunos colecionam experiências inovadoras para toda a vida (Fotos: Divulgação)
 

3) O Reconhecimento... 


O currículo é desenvolvido por meio de práticas que privilegiam o protagonismo da criança e a interação entre os pequenos e suas famílias. Pela atuação diferenciada da escola infantil em Juiz de Fora, o local conquistou o selo "Aqui se brinca. Aqui se aprende pela experiência", premiação do "Programa Pelo Direito de Ser Criança" realizado pela Unilever, com apoio do Governo de Minas Gerais e da Fundação OMO. Foi a única escola do Estado de Minas a receber o selo do programa, o que evidencia a qualidade dos serviços que prestam. 

 

Curiosidade: Segundo a Unilever, Omo é a abreviatura da expressão inglesa Old Mother Owl” (velha mãe coruja), usada para definir a sabedoria e o zelo materno.

 

A Escola particular em Juiz de Fora que você precisa conhecer
Premiação do Programa Pelo Direito de Ser Criança. Foi recebida pelas mãos de Rosely Sayão - psicóloga e consultora educacional com mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência (Foto: Débora Vilela)
 

4) O trabalho... 


O foco do trabalho realizado na Escola Infantil Novo Espaço, é a educação infantil - primeira etapa da educação básica. Desde o ano de 2004, a escola é administrada pelas pedagogas e sócias Elisângela Gonçalves e Wilza Chaves, que implementam novos projetos diariamente.
 


Pedagogas e sócias da Escola Infantil Novo Espaço, Elisângela Gonçalves e Wilza Chaves (Fotos: Divulgação)


A escola atende a faixa etária de 0 a 5 anos! Em turmas de Berçário, Maternal I, II e III e 1º e 2º períodos. 
 

0 anos - Berçário 
1 ano - Maternal I 
2 anos - Maternal II
3 anos - Maternal III 
4 anos - 1° período 
5 anos - 2° período 

 

Por lá, a criança tem atividades durante todo o dia, além de todas as refeições, desde a colação até o jantar. Tudo com auxilio e orientação da nutricionista responsável - Maria do Carmo.
 

Elisangela Gonçalves - Diretora e Coordenadora pedagógica da Escola Infantil Novo Espaço, escola particular de Juiz de Fora"Pretendemos, a cada dia, rever a nossa atuação como educadoras, desenvolver práticas que respeitem a atuação e a liberdade dos pequenos, que entendam os bebês e crianças que atendemos, como pessoas que possuem individualidade e capacidade de participar ativamente de sua rotina de cuidados e de suas atividades direcionadas. Partimos principalmente do livre brincar e das proposições pedagógicas coerentes e consistentes de professores engajados e conscientes de seu papel." 

Elisângela Gonçalves - Diretora e Coordenadora pedagógica da Escola Infantil Novo Espaço

 

5) 20 anos de trajetória... 


A Escola Infantil Novo Espaço, escola particular de Juiz de Fora, completa 20 anos no dia 17 de dezembro de 2019. E, para celebrar o aniversário foi realizada uma festa de encerramento no dia 14 de dezembro, na Estação São Pedro. O evento contou com apresentações de Ballet, apresentações das turmas Maternais I, II e III, 1° e 2° períodos, momento gostosura com Fátima Buffet, diversão e poesia com o grupo Caravana de Histórias. Confira a cobertura #ZineMania no evento: 

 


Clique aqui para visualizar a cobertura #ZineMania na Festa de Encerramento 2019 da Escola Novo Espaço


Alguns momentos da celebração de 20 anos do Novo Espaço, escola particular em Juiz de Fora (Fotos: Zine Cultural) 


A instituição já desenvolveu uma proposta pedagógica tradicional, entretanto, modificou seus processos para um melhor resultado final. Hoje cria atividades lúdicas e construtivas, com o objetivo de valorizar o momento de brincadeira como oportunidade de aprender. Além de enfatizar a participação ativa da criança na composição do seu conhecimento, o seu envolvimento direto nas práticas de ensino, e não permitir que elas sejam apenas sujeitos passivos - que recebem estímulos sem reflexões sobre eles. Ao longo dos anos, foram propostos cada vez mais projetos pedagógicos que privilegiam esta participação ativa nas atividades e o brincar como prioridade. 
 

Escola Infantil em Juiz de Fora, Novo Espaço em JF! Escola particular de Juiz de Fora
(Fotos: Leo Coelho / @leocoelhofoto)
 

Em 2013, o local foi selecionado como um dos finalistas do prêmio "Pelo Direito de Ser Criança", como resultado do trabalho que valoriza o brincar e a aprendizagem a partir da experiência, da vivência lúdica e concreta, da contextualização com a realidade e com propostas que despertam o interesse das crianças.
 

Escola Infantil em Juiz de Fora. A instituição é uma Escola particular de Juiz de Fora
(Fotos: Divulgação)
 

A escola tem como um dos valores de grande representatividade, a responsabilidade socioambiental. Por isso, modificaram a forma de comunicação com as famílias, que anteriormente era feita com uma agenda de papel. Há quase um ano, criaram um aplicativo em parceria com o pai de uma aluna da instituição, chamado "Agenda da Madu". Nele, informam o dia a dia das crianças, os cuidados com a higiene, alimentação e atividades pedagógicas. 
 

"Em uma estimativa aproximada, com dados de 09 de dezembro de 2019, tivemos neste ano 255 dias úteis e economizamos 105 folhas por dia na agenda. Além disso, são mais 28.000 mensagens enviadas no aplicativo, sendo pelo menos 9.000 de pais. Ou seja, mais economia de papel no retorno também. Se considerar o cardápio diário por turma, com uma impressão por mês, são mais 1260 folhas. Com base nesses dados e em outros, como convites e comunicados, estimamos uma economia de algo próximo a 39.000 folhas A4. O meio ambiente agradece."

Wilza Chaves - Diretora da Escola Infantil Novo Espaço


A creche também iniciou um projeto piloto de sustentabilidade por preocupação com o lixo produzido por alimentos, como as cascas dos legumes e frutas, utilizados nos cardápios. Visto isso, procuraram uma parceria com uma empresa chamada Eclo Eco - Compostagem Urbana, para dar destino a estes resíduos e evitar mais impacto ao meio ambiente. Em uma semana, a empresa recolheu duas bombas, com aproximadamente 57 quilos de resíduos, que serão processados e transformados em adubo orgânico. Em troca, a escola recebe a recompensa de adquirir e distribuir para os alunos mudinhas de hortaliças. Em 2020, pretendem ampliar este projeto e tentar envolver também as famílias em uma ação de responsabilidade socioambiental. Com isso, a missão do local, que é “Construir um mundo melhor a partir da criança”, se fará ainda mais presente.
 


(Fotos: Divulgação)
 

A equipe está cada vez mais envolvida em aprender sobre como desenvolver o currículo da educação infantil que os alunos precisam. Aquele que respeite, em uma escala gradativa, a suas condições de criança pequena, com suas necessidades biológicas, cognitivas, psíquico sociais e emocionais respeitadas e consideradas nos momentos de atividades. Além disso, os profissionais estudam autores que privilegiam a importância dos cuidados que fazem parte do dia a dia na creche e que chamam a atenção das educadoras sobre a importância do papel e da interferência do adulto nestes cuidados, principalmente na primeira infância.
 

Equipe da Escola Infantil em Juiz de Fora Novo Espaço JF
Equipe Escola Infantil Novo Espaço (Foto: Divulgação)

 

🎥SERVIÇO: Escola Infantil Novo Espaço

📌Endereço: R. Silva Jardim, 480 - Centro

Horário de funcionamento:

•Segunda a sexta-feira: 07h às 19h

☎Telefone: (32) 3211-0930

📲Redes sociais: 

Facebook: Escola Infantil Novo Espaço
Instagram: @novoespacojf/
Site: http://www.novoespacojf.com.br

 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade