Entrar
Clique aqui para entrar

guia prático: X funcionalidades do uber que - Zine Cultural

Blog

Guia Prático: 12 funcionalidades do Uber que salvam o seu rolê. 

Por: Rívia Petermann, Tainá Voltas e Tatiana Graciano

No Brasil desde 2014 - e presente em 632 cidades mundo afora - o Uber virou unanimidade quando se trata de serviço de transporte urbano privado pela facilidade e, principalmente, pelo preço econômico. O aplicativo possui, além do básico, inúmeras funcionalidades que nem todo mundo conhece, ou que podem ser confusas. Por isso, e por sabermos que você pdoe precisar deste serviço durante a Semana Santa (para viajar ou andar de Uber em uma nova cidade) preparamos um Guia Prático: 12 funcionalidades do Uber que salvam o seu rolê

 

 

1 - Principais tipos de Uber



Os tipos de Uber disponíveis variam de acordo com a localidade. Ao solicitar um carro, as opções disponíveis na sua localização ficam visíveis na tela, como na imagem acima. Basta tocar para selecionar o modalidade de sua preferência (Imagem retirada da internet)

 

UberX
Similar ao serviço de táxi e o mais barato, o UberX é a modalidade mais convencional, normalmente com quatro portas, ar condicionado e capacidade de transporte para até 4 pessoas. É a única opção disponível em todos os estados brasileiros.
 


UberXL
O UberXL é uma categoria do aplicativo para solicitar veículos com capacidade de transportar até 6 pessoas. Nesta opção, estão disponíveis carros espaçosos como o Toyota Highlander, Honda Pilot e Nissan Pathfinder. Ainda não disponível em todas localidades.
 


Uber Black
No Uber Black o passageiro solicita um veículo de luxo, com bancos de couro e apenas para ele. É a modalidade com o valor de serviço mais alto. Ainda não disponível em todas localidades.



Uber Select
Categoria lançada no Brasil em 2017, o Uber Select oferece carros mais confortáveis, como opção intermediária entre o UberX e o Uber Black. Os preços são cerca de 20% mais caros que no UberX, de acordo com cada cidade.

 

Uber Pool
No Uber Pool a viagem é compartilhada com outras pessoas que vão para o mesmo destino que você. A vantagem está no preço: quanto mais pessoas dividem a corrida, menor fica o valor da viagem para cada um. Ainda não disponível em todas localidades.



Uber Bag
O Uber Bag é a opção indicada para quem precisa de espaço extra - os veículos desta modalidade possuem porta-malas grandes. Ainda não disponível em todas localidades.
 

 

Uber Bike
Uber Bike é a modalidade do serviço para transportar passageiros com suas bicicletas. São veículos da categoria do UberX, porém com valores mais altos. Ainda não disponível em todas localidades.



Uber English
No Uber English, todos os motoristas falam inglês e possuem certificados de proficiência na língua. Ainda não disponível em todas localidades.



Uber PET
O Uber Pet, como o nome indica, são carros adaptados especialmente para transportar animais de estimação, desde que estejam acompanhados de alguma pessoa. Os veículos dão UberX e Uber Black, equipados com capa de proteção no banco. Ainda não disponível em todas localidades.


OBS: Em locais que não possuem o Uber PET disponível, a empresa aconselha a entrar em contato com o motorista - via ligação ou chat - para conferir a disponibilidade do mesmo, que pode optar por aceitar ou não a viagem com animais.
 


Uber Eats
Criado para competir com o IFood, o Uber Eats é um serviço de entrega de comidas. Por enquanto, não deu muito certo no Brasil. Ainda não disponível em todas localidades.



UberAcess e UberAssist
Ainda não disponíveis no Brasil, o UberAcess é equipado para transportar cadeira de rodas e o UberAssist é especializado para pessoas quem precisam de assistência, como idosos.


 


Uma das ideias de partida para criação do Uber Pool foi, além dos preços mais econômicos, dar aquela socilizada durante o trajeto e, quem sabe, conhecer pessoas novas

 

2) Agendamento com antecedência


Alguns compromissos tem hora e data marcada e, às vezes, não permitem a espera do carro. Pensando nisso, a Uber criou a opção de agendamento de viagens com antecedência. Por meio desta funcionalidade é possível marcar o dia, horário e ponto de partida desejados.

Para solicitar esta atividade,  clique em "PARA ONDE?"; nesta mesma barra, no canto direito, o aplicativo apresenta um carro acoplado a um relógio; ao selecionar esta opção abre-se a aba de agendamentos.

 


Desta forma você não se atrasa mais.

 

3) Compartilhar a Viagem


Agora você consegue compartilhar o trajeto do seu Uber com amigos e familiares, aumentando a sua segurança. O aplicativo oferece o compartilhamento de um mapa do seu percurso, status e informações da sua viagem com quem você escolher na sua lista de contatos.

Como escolher esta opção?

Ative o compartilhamento
1. No app, acesse Configurações
2. Selecione Compartilhar minha viagem
3. Toque no botão para ativar o recurso


Escolha contatos com quem compartilhar 
1. No app, acesse Configurações > Compartilhar minha viagem
2. Toque em SELECIONAR CONTATOS
3. Procure os nomes das pessoas com quem você quer compartilhar suas viagens


Ative o recurso compartilhar a minha viagem durante o trajeto
1. No canto superior esquerdo do mapa, toque no ícone do marcador
2. Se aparecer um símbolo azul, a localização está sendo compartilhada


Para desabilitar o compartilhamento, toque no ícone novamente e escolha a opção interromper compartilhamento.
 


 

4) Como Verificar a Sua Pontuação 


Você já deve saber que o motorista do Uber também atribui notas aos passageiros, né? Se não sabia disso fique atento! Caso você atrase o motorista, não colabore com a segurança  da viagem (colocando o cinto por exemplo), suje o carro, ou até mesmo aja com má educado com o profissional, poderá receber uma pontuação baixa do mesmo. A nota é calcula em uma média de suas viagem que valem até 5 pontos e só é aplicada ao seu perfil quando você já fez no mínimo 5 chamadas pelo aplicativo.

Para saber qual a sua pontuação é bem simples:
 

Como verificar a sua pontuação
1. 
Abra o aplicativo
2. Vá ao menu do app que localiza-se no canto superior esquerdo
3. Ao lado da sua foto e abaixo do nome aparece sua pontuação
 

Para entender melhor como funciona
1. Clique em cima de sua nota
2. Vão abrir diversas informações sobre avaliação


 

5) Dividir o Valor


Na Uber você consegue compartilhar a viagem com outras pessoas e, também, dividir o valor da corrida com elas. Esta funcionalidade é bem útil e de fácil uso, porém a única forma de pagamento aceita para ela é a do cartão. Além disso, será cobrada um taxa de R$ 0,60 para cada passageiro participante dessa divisão de valores. Como fazer isso:


1. Faça o pedido do carro e aguarde a confirmação do motorista normalmente.

 



2. Toque na parte inferior da tela, onde está o rosto do motorista, para abrir uma janela com opções extras.
 




3- No novo menu aberto, selecione a opção “dividir tarifa”.
 

 




4- Escolha as pessoas da sua lista de contato que dividirão a corrida com você. Assim que elas aceitarem, o valor da tarifa será dividido entre vocês e será cobrada a taxa de R$ 0,60 por cada passageiro incluso nesta partilha.

 

6) Alterar a forma de pagamento 


Ao solicitar um carro pela Uber é possível escolher algumas formas de pagamento. Antes de iniciar a sua viagem você pode escolher qual é a sua preferência para aquele trajeto . Como?

1. Deslize a sua tela principal do aplicativo para cima e toque nos dígitos finais do número do seu cartão de crédito

2. Assim você cairá na seção "Pagamento", na qual será possível adicionar ou modificar a forma de pagamento da sua viagem com tranquilidade.

Esta modificação pode ser feita antes da viagem. 

 

 

7) Mudar a sua rota durante a viagem


Ao fazer uma viagem com a Uber, você pode querer modificar o seu destino durante o trajeto, ou passar em vários destinos numa mesma chamada, caso surja uma emergência. Para que os cálculos sobre o preço da viagem sejam feitos de formas justas e corretas, esta funcionalidade é indicada e deve ser seguida.

Você consegue acessá-la ao clicar na "barra de colocar destinos" e acrescentar um novo endereço. Isso pode ser feito enquanto o motorista do Uber não finalizar a viagem. 

 


Na área onde você enxerga o endereço você irá acrescentar a nova rota e, consequentemente, um novo destino. Assim, seus custos serão recalculados

 

8) Preço dinâmico

 

Você já deve ter notado que em alguns momentos os preços das suas viagens rotineiras apresentam um valor mais alto, né? Então, isso ocorre devido ao Preço Dinâmico. Como e por que ele ocorre? 

 


Notificação de que a viagem está mais cara do que o normal devido ao preço dinâmico


Os valores dinâmicos entram em ação quando a demanda dos usuários é maior que o número de carros rodando na região. Geralmente, isso acontece durante aquelas chuvas inesperadas, fins de festas ou fins de semana, quando o número de chamadas aumentam o os motoristas da Uber estão mais desconectados. Para incentivar que mais Uber Drivers (o dos motoristas) sejam ativados, para oferecer carros a todos os usuários, e para que a demanda cesse um pouco, a Uber aplica o preço dinâmico até que essa situação se restabeleça. 


Ah você sempre será notificado sobre a execução do preço dinâmico para decidir se faz ou não a sua viagem. Essa funcionalidade não se aplica o tipo Uber Pool (que você sabe um pouco mais logo abaixo).

 

 


Nesta região há a indicação se o preço é dinâmico ou econômico.
 

Caso você opte por fazer sua viagem mesmo com preço dinâmico, há a possibilidade de conferir quanto a mais você pagou pelo trajeto. 
 

1. No meno do aplicativo, clique no canto esquerdo onde existem três risquinhos. 

2. Depois disso acesse "Suas Viagens". Existirá a opção anteriores na mesma. 

3. Clique em cima da viagem que você quer mais detalhes e logo após ache a palavra "Recibo" no canto superior direito (em alguns celulares) ou no canto inferior mais à direita. 

4. Assim você terá discriminado o preço base (normal) e quanto você pagou com o preço dinâmico

 

 

 

9) Recibo no e-mail 


Quando o motorista finaliza a sua viagem, você automaticamente recebe no e-mail que cadastrou no aplicativo, um recibo da sua última viagem. Neste recibo você encontra dados importantes como o ponto de partida e de chegada, os horários em que essas duas coisas se deram, quantos minutos de duração teve a sua viagem e o valor da sua viagem. Assim, todos os seus contatos com a Uber ficam registrados no seu e-mail. 

 


E-mail recebido pela Uber com os dados de sua viagem!



Caso você não receba este recibo eletrônico, verifique se eles estão indo para SPAM. Se este for o caso, os selecione e marque como nãos endo lixo eletrônico. 


Você também pode alterar o endereço de e-mail da sua conta Uber sempre que quiser:

1. Selecione Configurações no menu do app (clicar nos 3 risquinhos no canto superior esquerdo da tela principal para chegar ao menu). 
2. Toque no seu endereço de e-mail, próximo à sua foto de perfil.
3. Você tem a opção de editar seu nome, número de telefone e endereço de e-mail.
4. Toque em SALVAR quando terminar.
 

10) Sede Uber em Juiz de Fora 


Caso a sua dúvida sobre o aplicativo seja insolucionável via consulta on-line, aqui em Juiz de Fora você encontra uma sede da empresa 😱 O centro de Atendimento fica na Av. Barão do Rio Branco, nº 3053, 15º e 16º andar. Essa não é especificamente uma funcionalidade, mas pode te ajudar muito na hora do aperto. Ah, é perfeita também para quem quer aderir ao Uber Driver (aplicativo para os motoristas do Uber (sim, é um aplicativo diferente). Se liga no horário de funcionamento: 
 

  • Seg-Qui: 8h00-17h30
  • Sex: 8h00-16h30
  • Sab: Fechado
  • Dom: Fechado

 


Sede Uber em Juiz de Fora | Foto: Google Maps

 

11) Taxa sobre o cancelamento 


Ao cancelar uma viagem após cinco minutos de chamada, o Uber te cobra uma taxa de R$ 6.  Isso também pode ser feito pelo próprio motorista caso ele lhe aguarde no destino agendado por mais de 5 minutos. nestes dois casos essa taxa será cobrada em sua próxima viagem (seja em pagamentos por cartão ou em dinheiro). Portanto, se a sia viagem originalmente der R$ 9, com a taxa será finalizada em um valor de R$ 15.

 

 

Caso você tenha cancelado por motivos justificáveis, ou não concorde com o acréscimo de taxas no cancelamento da sua viagem, você pode pedir um recurso a Uber por seu próprio aplicativo. Desta maneira, a empresa se prontifica a devolver o seu dinheiro como um crédito  de R$ 6 para a sua próxima viagem! Como fazer:

1. Abra o seu aplicativo e acesse o menu ao clicar nos três risquinhos que aparecem no canto superior esquerdo.

2. Clique na opção "Suas Viagens" e selecione a viagem com taxa de cobrança indevida.

3. Role para baixo e selecione "Preços e Taxas". Veja quais das opções apresentadas nessa área se aplicam ao que aconteceu com você e aperte.

A partir daí, a Uber irá depositar o seu crédito para próximas corridas.

 

 

 

12 - Viagem com vários destinos

 

É possível adicionar até três paradas ao solicitar um Uber, o que facilita ao encontrar outras pessoas no meio da mesma viagem. Com essa aplicabilidade, é possível escolher o trajeto dessas paradas antecipadamente. Veja como:

1 - Ao inserir o destino na caixa "Para onde?", toque no + à direita;
2 - Selecione "Adicionar uma parada" e insira o primeiro endereço;
3 - Se quiser adicionar mais paradas, toque mais uma vez em "Adicionar uma parada";
4 - Toque em "Pronto".

OBS: As paradas são feitas na ordem em que são inseridas. Se quiser excluir um dos destinos, toque no X. As paradas até 3 minutos não são cobradas. Após esse tempo, os preços estão sujeitos a alterações. Recurso não disponível no Uber Pool.

 


Inserir vários destinos é simples: basta tocar no + ao solicitar seu Uber

 


Qual destas funcionalidades você ainda não conhecia? Compartilha com os amigos para facilitar a vida - e o rolê - de todo mundo!

 


 

LEIA MAIS:

O CÉU EXPLICA TUDO: OS DETALHES DO NOVO PLANETÁRIO DA UFJF!

FELICIDADE EM DOSE DOUBLE: ONDE BEBER DOBRADO EM JF!

LUGARES PARA FUGIR DA ROTINA EM JUIZ DE FORA

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade