Entrar
Clique aqui para entrar

Moscapé: o jogo que vai inovar o combate ao mosquito Aedes! - Zine Cultural

Blog

Moscapé: o jogo que vai inovar o combate ao mosquito Aedes!

Por: Tainá Voltas

 

Você já percebeu que quanto mais divertido for determinado conteúdo, mais fácil se torna a sua assimilação? Se é assim para nós jovens e adultos, imaginem só para as crianças! Foi pensando nisso, numa educação construída por meio do prazer, ludicidade e da conscientização precoce acerca de questões importantíssimas e que nos rondam, que a Hug Company desenvolveu o Mata Mosquito Moscapé! Um jogo de tabuleiro moderno, destinado aos pequenos, para que eles aprendam sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e a Febre Amarela! E você, sabe qual é ele? 


O Aedes Aegypti! 

 


A gente fica como ao ver essa ideia sensacional? 

 

Neste momento de surto de doenças que há muito tempo haviam sido erradicadas, nada melhor do que ensinar, desde cedo, como combater o transmissor de todas elas. É com essa base que o jogo Mata Mosquito Moscapé trabalha! De um jeito fácil, atrativo e desenvolvido com jogabilidade, ele atua como um vetor de conscientização sobre os cuidados que todos devem ter quando o assunto é o temido Aedes. Logo aí embaixo você entende como ele funciona e porquê ele deveria estar na sua próxima lista de presentes para os filhotes. Vamos lá, sem preguiça porque o assunto é sério e super bacana (leia até o final, hein)!

 


Dá uma chance pro Moscapé! Conheça o jogo! 

 

Como funciona o Mata Mosquito Moscapé?
 

O Mata Mosquito Moscapé foi desenvolvido na forma de cartas para funcionar como um jogo de "trunfo". Já ouviu falar desse, né? Com cartas vermelhas indicando as ameaças que ajudam a proliferar o mosquito Aedes Aegitpt e cartas azuis que caracterizam o combate a tais ameaças, o jogo estimula que a criança e a família identifiquem de forma divertida o que pode ocasionar o aumento de mosquitos da dengue e outras doenças e também como combatê-lo! No total são 60 cartas que fazem parte do jogo, 30 vermelhas (ameaças) e 30 azuis (combatentes). Ou seja, tem muito ensinamento em um jogo só, viu! 

 


O Moscapé vem com 60 cartas (30 azuis e 30 vermelhas). As vermelhas são as chamadas cartas ameaça, enquanto as azuis são as cartas combatentes!

 

E por que ele não é digital? 
 

A gente sabe que essa pode ser uma dúvida sua, afinal o mundo hoje é tecnológico! Entretanto, pensar em jogo quer dizer pensar em interação, em contato, presença e aproximação dos jogadores. Por isso, nada melhor do que um exemplar físico, não é mesmo? A Hug Company pensou em um projeto que, além de conscientizar, reaproximasse as famílias, amigos de classe e professores, que muitas vezes ficam imersos apenas na tela de seus dispositivos móveis. 

 

Qual o seu grande objetivo? 

O Moscapé é simples para se entender, mas bem complexo quando pensamos no seu real objetivo. Isso porque a pretensão da empresa desenvolvedora com a sua circulação, é ensinar o maior número de pessoas sobre o combate ao mosquito Aedes Egypit, isso de forma lúdica e com layout diferenciado! Já pensou que louco seria ver as crianças por aí entretidas com algo que é útil, divertido e importante? Daí que vem a complexidade da proposta! Agora se  o que você quer saber mesmo é sobre como ser o vencedor do Moscapé, a gente explica:


• Vence o jogo quem conseguir coletar maior número de cartas ameaça! 

 


O jogador que reunir o maior número de cartas vermelhas, as chamadas cartas ameaça, vencem a partida!



Ainda não entendi.... 😥


Calma! Olha só:

O Moscapé é formulado com 60 cartas (30 azuis - combatentes e 30 vermelhas - ameaças). As azuis indicam como combater o mosquito aedes aegypt, já as vermelhas informam ações e situações que ocasionam a proliferação do inseto.

As cartas ameça serão dispostas em sua totalidade no centro da mesa ou da roda dos participantes, viradas para baixo - em um montinho. Em todas elas, mais de 20 possibilidade de proliferação do mosquito aedes aegipyt são explanadas. Enquanto isso, as cartas azuis são divididas irmãmente entre todos os jogadores da partida (02 a 04 pessoas), que podem ver o seu conteúdo. Dá-se início à partida ao se virar a primeira carta vermelha do bolo.

 


Capa do Mata Mosquito Moscapé!



A partir daí, os jogadores estarão de frente com uma ameaça (uma possibilidade de proliferação do mosquito) e devem identificar qual carta de sua mão é mais eficaz no combate da ameaça! Um a um eles deverão apresentar as suas escolhidas, na ordem que definirem de acordo com o que mais lhes convir!


Para ajudar, o jogo vem completo! Nas cartinhas, além de escritos e imagens de fácil compreensão sobre este assunto, há símbolos compatíveis tanto nas cartas azuis quanto nas vermelhas. Por exemplo, na carta de ameaça (vermelha) estará simbolizada a carta azul que, de fato, a combate. Assim, as crianças tem um estímulo extra para entenderem e acertarem sobre o que extermina a ameaça que estão vendo no centro da mesa. Quem apresentar a carta combate de maior grau de eficácia contra o mosquito, leva a carta vermelha. As cartas azuis devem ser reembaralhadas e redistribuídas quando os jogadores não tiverem mais nenhuma em sua mão. Agora sim deu pra entender né? Vence quem tiver o maior número de cartas vermelhas!! 
 


Nas laterais das cartas os símbolos indicam quais cartam se combinam e por isso fazem o combo combatente - ameaça. Isso ajuda as crianças a identificarem qual delas deve apresentar!
 



Qual a faixa etária do projeto?
 

A brincadeira é indicada para crianças a partir dos 04 anos de idade. Mas é válido lembrar que para os mais novinhos, a orientação de um adulto é imprescindível! 


Onde ele estará presente? 

A Hug Company quer levar o Moscapé não só para o convívio familiar e para as lojas. A proposta é que as escolas e instituições de ensino interessadas em um aprendizado mais dinâmico e interativo também tenham acesso a ele! 

 

Como o jogo vem? 

O Moscapé vem em dois modelos: para as famílias e para as escolas e instituições de ensino. Por isso, virá com dois encartes de apresentação que contêm as regras de jogabilidade para esses dois públicos em seu verso. Além disso, as cartas azuis e vermelhas vêm em um papelão para serem destacadas. Uma caixinha dobrável para guardar as cartas após serem destacadas também faz parte do combo. Portanto, o jogo não precisa de mais nada, além dele mesmo, para ser jogado! É super fácil e acessível! 


Clique para o lado para ver a galeria de imagens completa!  


O Moscapé vem embalado com dois encartes, um explicando a dinâmica de jogo fora de sala de aula e um explicando como ele deve ser aplicado nas escolas. 60 cartas para serem destacadas facilmente e uma caixinha para que se guardem as cartas ao final de cada partida!

 

E afinal, quem ou o que é a Hug Company?! 


Há mais de um ano saiu do papel a Hug Company, uma empresa especializada na criação de metodologias de transformação por meio da inteligência. A Hug desenvolve jogos/projetos modernos que estimulam novas maneiras de pensar e, consequentemente, pessoas mais propensas a resolver problemas de forma inusitada e inovadora. "Pensar fora da caixa", essa é a palavra que mais descreve o empreendimento! Além de colocar em prática seus próprios jogos e iniciativas, a Hug Company também oferece o serviço de produção de jogos/conteúdos de clientes externos! Ou seja, se você tem alguma ideia e quer colocar em prática, é só ir até eles! 

 


A Hug Company tem como logo pequenas peças de quebras-cabeças, que representam os jogadores se entrelaçando (como em um abraço, que é o significado em português de hug). A ideia da empresa é transformar o mindset de todas as gerações por meio de metodologias diferenciadas e por meio das relações/interações humanas! 

 

Onde eu encontro o Moscapé? 
 

O jogo ainda não está disponibilizado nas prateleiras das lojas, mas você pode ter acesso em primeira mão a ele ao entrar em contato diretamente com a HUG! 


👉 Site: http://hugcompany.com.br/


🔊 Telefone: (32) 3025 - 1598


😏 Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 1871 - 5º andar SL 503 - Centro/ Ed. Rossi!

 


Outstanding: magnífico! 

 

E como a gente também não brinca em serviço (entendeu o trocadilho, já que estamos falando de jogos?? 😂) decidimos testar o Moscapé com seu público-alvo (criança e professor). E olha só o que elas dizem sobre o produto! 

 

 Sofia Bastos - 12 anos 

"É um jogo legal e que ajuda todo mundo a aprender mais de uma maneira de lidar com o mosquito da dengue, não só a mais óbvia que é a que a gente já sabe! É bem explicativo, entendi as regras e por isso ficou fácil de jogar. Acho que dá para todos os momentos. É divertido!"

 

 Rayssa Lopes - 51 anos (Professora Drª da Educação Infantil)

"É um jogo interessante, que permite fazer diversas explorações para os alunos. Como ele trabalha com símbolos, recursos visuais e com letras e também é indicado para crianças a partir dos 04 anos, exige que os professores façam uma exploração destes elementos anteriormente e não só da temática do jogo. A criança precisa dominar os símbolos. As escolas trabalham muito com jogos de alfabetização, matemáticos e têm uma linha bem semelhante. Acredito que a temática pela Hug foi acertada pois as doenças vindas por causa do mosquito indicam uma falha de políticas públicas eficazes, e a educação pode ajudar nesse sentido. A gente deve começar pela escola para conscientizar a sociedade!" 

 


 

 

Que tal você mesmo checar todos os benefícios e características do jogo Mata Mosquito Moscapé citados acima?? Pra facilitar, é só olhar logo aí embaixo! 

 

 🎥 SERVIÇO:  Hug Company

📍 Onde: Av. Barão do Rio Branco, 1871 - 5º andar SL 503 - Centro/ Ed. Rossi!

👉 Outras informações: http://hugcompany.com.br/
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade