Entrar
Clique aqui para entrar


Juiz de Fora Turismo: lugares para fugir da rotina - Zine Cultural

Blog

Juiz de Fora Turismo: lugares para fugir da rotina na cidade

Por: Tainá Voltas, Rívia Petermann e Tatiana Graciano

O #BlogZine especial sobre Juiz de Fora Turismo te dá dicas valiosas para você aproveitar o melhor da Manchester mineira! Sendo da cidade ou não, nada melhor do que conhecer uma rota diferente de pontos turísticos por aqui, né? Por isso, se liga: abaixo você confere 07 lugares para fugir da rotina em Juiz de Fora!

 


O Parque de Esportes Radicais na Fazenda Confraria é um dos pontos poucos conhecidos em JF. Confira tudo sobre ele por AQUI.

 

1) Cine-Theatro Central

 

👉 O que é: Todo mundo já conhece o Cine-Theatro Central, mas, o que muitos juiz-foranos não sabem é que possível fazer uma visita guiada gratuita ao local, que faz parte da lista dos dez teatros mais belos do país. A visitação é feita por uma equipe especializada, com duração de cerca de 50 minutos, com grupos de até 15 pessoas.  Vale a pena conhecer a história do local, que é um dos grandes símbolos culturais da cidade, além de ser um dos poucos espaço do gênero disponível no Brasil atualmente. Desde a inauguração em 1955, inúmeras atrações nacionais e internacionais pontuam a trajetória do teatro, de companhias líricas italianas a artistas contemporâneos!


🏃‍♂Como Visitar: 

 Visitas espontâneas: oferecidas aos sábados, sem agendamento, em três horários: 9h30, 10h30 e 11h30. 

 Visitas agendadas: Solicitadas pelo site do Cine-Theatro Central, por meio de preenchimento de formulário. 

📍 Onde Fica: R. Barão de São João Nepomuceno, S/N - Centro

💸 Investimento: Visitação - Entrada Franca | Em shows, espetáculos e demais eventos os preços dos ingressos variam.

📞 Telefone: (32) 3215-1400

 


Cine-Theatro Central em Juiz de Fora (Fotos: http://www.theatrocentral.com.br)

 

2) Cachoeira do Vale do Ipê 

 

👉 O que é: A Cachoeira do Vale do Ipê - também conhecida como Cachoeira do Borboleta - chama atenção pela bela paisagem, localizada em um meio urbano. As águas vêm da parte alta da cidade e, infelizmente, já chegam poluídas e este ponto - o que impede banhos, mas não diminui a beleza visual, aliado ao som da cachoeira, que permite um contato com a natureza sem sair da cidade. Os pássaros, flora e fauna da região também são alguns atrativos.

🏃‍♂Como Visitar: A cachoeira é localizada próxima à Rua Renato Lage Mascarenhas, no bairro Vale do Ipê. O acesso de ônibus é possível por meio das linhas 511, 512 e 516.

📍 Onde Fica: Bairro Vale do Ipê 

💸 Investimento: Entrada Franca
 


Cachoeira do Vale do Ipê em Juiz de Fora (Fotos: Flickr Sylvio Bazote)

 

3) Feira da Avenida Brasil

 

👉 O que é: a feira livre de domingo, na Avenida Brasil, é uma das mais tradicionais de Juiz de Fora, pontuada por histórias e tradições. Cerca de 264 feirantes e 676 barracas são reunidas no local semanalmente, com uma gama de produtos que vão desde os agrícolas à opções inusitadas - você pode encontrar de tudo, mas de tudo mesmo, por lá! Seja o famoso caldo de cana do Sr. Fregulia, eletrônicos, objetos enferrujados (vendidos assim propositalmente!), badulaques, roupas, sapatos, acessórios, artigos usados, antigos e muitas raridades. Vale a pena dar uma passadinha por lá e se divertir com as peculiaridades de um dos points de encontro de JF - tem gente de todo "tipo"!

🏃‍♂Como Visitar: A feira livre de domingo ocorre semanalmente, com acesso para todo o público, de 7h às 12h30.  Antes e após esse horário também rola uma movimentação por lá.

📍 Onde Fica: Avenida Brasil

Horário de funcionamento: 7h às 12h30

💸 Investimento: Entrada Franca

 


Feira Livre da Avenida Brasil em Juiz de Fora (Foto: Fickr Leandro Ciuffo)

 

4) Museu de Etnologia Indígena e História Natural

 

👉 O que é: Você sabia que Juiz de Fora possui um Museu de Etnologia Indígena e História Natural? No complexo do Colégio Academia, cerca de 1300 peças mostram a evolução da vida no planeta, desde 3 bilhões de anos atrás aos dias atuais e, também, a ancestralidade dos povos indígenas. Dois salões climatizados de exposição dividem as peças do Museu Natural e da Etnologia Indígena, além de um acervo com pedras, minerais, fósseis antigos, réplicas importantes, componentes culturais indígenas, entre outros artefatos bem interessantes.

🏃‍♂Como Visitar: O Museu é super central, de fácil acessibilidade, seja sua escolha de locomoção a por meio do transporte coletivo, uber, táxi, carro particular, ou a pé. A entrada é gratuita e pode ocorrer durante a semana, sem agendamento prévio (em caso de visita particular, para grupos como escolas, é necessário agendamento anterior). Fique atento ao horário de funcionamento.


📍 Onde Fica: R. Halfeld, 1179

💸 Investimento: Entrada Franca

Horário de funcionamento: Terça a quinta-feira | 14h às 17h

📞 Telefone: (32) 2102-7761 

📩 Agendamentos: museuacademiaces@cesjf.br



Museu de Etnologia Indígena e História Natural apresenta a evolução da vida e as características culturais dos índios. 



Fóssil presente no Museu de História Natural | Foto: Colégio Academia

 

5) Praça CEU

 

👉 O que é: Inaugurado em 2015, o Centro de Artes e Esportes, também conhecido como Praça CEU, é uma iniciativa que proporcionar lazer, entretenimento e cultura à população de Juiz de Fora. Em 7 mil metros quadrados de área, o local conta com equipamentos para diversão, esporte e serviço público, como quadra coberta, parquinho, academia ginástica para terceira idade, teatro, biblioteca, telecentro, pista de skate e pista para caminhada. Além disso, o CEU recebe várias apresentações artísticas previamente programadas pela Funalfa!   


🏃‍♂Como Visitar: A Praça CEU é de fácil acesso, em uma das principais avenidas da Zona Norte. Recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos domingos, das 9h às 19h. Não é necessário agendamento para utilizar as dependências do local!


📍 Onde Fica: Av. Juscelino Kubitschek, 5.899 - Benfica

💸 Investimento: Entrada Franca

📞 Telefone: (32) 3690-7033 (FUNALFA)

 


Praça CEU pode se ruma ótima opção para quem quer fugir da rotina em família!

 

6) Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe

 

👉 O que é: O Vale do Rio do Peixe fica entre Monte Verde e Belmiro Braga. Detém um famoso espelho d’água, com mais de 20.000 metros quadrados, com diversos cenários que atraem por suas belezas. Ao longo do Rio do Peixe há restaurantes e parques que promovem a economia sustentável, na busca da preservação  do Rio do Peixe. Existem diversas opções de lazer às margens do rio, como pesca, gastronomia, camping, hospedagens, trilhas e até mesmo esportes radicais. O espaço florestal ainda é sede do "Encontro do Polo do Rio do Peixe" e o "Festival de Tilápias na Primavera".  
 

🏃‍♂Como Visitar: De acordo com a disponibilidade de cada estabelecimento
 

📍 Onde Fica: Rodovia MG353 - Monte Verde


💸 Investimento: Variado de acordo com cada estabelecimento


📞 Telefone: (21) 99314-6352 (Fazenda Confraria Parque Ecológico e Criativo)

 


Um bom lugar para praticar esportes radicais. | Foto: http://www.riodopeixe.org



 

7) Via em frente a Represa do Bairro São Pedro

 

👉 O que é: Pouca gente sabe, mas ao entrono da represa do Bairro São Pedro, a nova BR 440 está interditada, aguardando sua finalização. Enquanto isso, a via fica fechada para o trânsito de carros e aberta para pedestres. Assim, transforma-se em uma ótima área para esporte ao ar livre, corridas, bikes, caminhadas em família e, claro, um espaço com uma a bela vista para a represa.
 

🏃‍♂Como Visitar: Para chegar até a BR 440 você pode seguir pela Via São Pedro, em direção contrária à UFJF, portanto para dentro do bairro. Ao final dela, a área obstruída/interditada da via já será enxergada e você poderá caminhar por ela até encontrar a Represa do São Pedro. Uma outra forma de ter uma vista diferenciada do local é pela Av. Manoel Vaz de Magalhães, no próprio São Pedro. Em sua parte final encontra-se o outro lado da barragem. 
 

📍 Onde Fica: BR 440


💸 Investimento: Entrada Gratuita
 



Vista da Via livre para pedestres (BR 440) ao lado da Represa São Pedro. | Foto: Maxwell Costa

 


Já conhece algum destes lugares?! Conta para a gente qual o seu preferido e qual deles vai entrar na sua lista para visitação. Afinal, Juiz de Fora merece ter cada um desses cantinhos conhecidos por todos os moradores! 💟


 

Leia Mais: 

BARES PARA MOTOCICLISTAS EM JUIZ DE FORA

MUSEUS PARA CONHECER EM JUIZ DE FORA. CONFIRA!!

O SURPREENDENTE PARQUE DE ESPORTES RADICAIS DE JF!

 


 

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade