Os melhores jogos de tabuleiro para jogar em grupo
Nos mais variados estilos, para descobrir enigmas, de combate, que envolvem blefe, mistério, destreza, no formato festivos (party games), ou, os estratégicos... são inúmeras as possibilidades de um dos lazeres queridinhos de todos jogos de tabuleiro.
Se você é do tipo que aproveita a reunião familiar ou entre amigos para tirar o game do armário, esse conteúdo é seu.
Reunimos abaixo os melhores jogos de tabuleiro para você jogar com a galera:
- Pandemic
- Azul
- Dixit
- Ticket to ride
- Catan
- Imagem e Ação
- África
- Detetive
- Scotland Yard
- Ubongo
- WAR
- Monopoly
Catan é um dos jogos de tabuleiro tendência em 2021 e que deve estar na sua lista do que fazer no fim de ano (Foto: Amazon)
1) PANDEMIC
Pronto para salvar o mundo? No jogo Pandemic (Pandemia) o objetivo é evitar com que doenças se espalhem pelo mundo.
Pandemic envolve de dois a quatro jogadores e é um jogo cooperativo, ou seja, não é uma disputa, mas sim um jogo em equipe.
Esse jogo de tabuleiro envolve bastante estratégia e possui situações imprevisíveis ao longo das partidas. Cada jogador assume o papel de um especialista que vai ajudar a conter as doenças.
2) AZUL
Diferente do jogo anterior, Azul é um jogo competitivo, no qual de dois a quatro jogadores disputam entre si decorando as paredes do palácio de Évora.
O objetivo do jogo é fazer a decoração das paredes com os azulejos portugueses, escolhendo as peças certas, na quantidade certa e sem perder recursos.
3) DIXIT
Esse é um dos melhores jogos de tabuleiro e também um dos mais famosos pelo mundo todo. No estilo party game, reúne cards desenhados, que têm o propósito de aguçar a mente e a criatividades dos participantes (03 a 06 jogadores).
A cada rodada, os participantes formulam frases ou estímulos que possam descrever a carta que têm em mãos, sem que os demais jogadores a vejam. O objetivo é que o participante líder da rodada dê uma instrução sobre a carta que escolher colocar virada para baixo no centro da mesa, representando a carta correta daquela rodada, enquanto os demais jogadores tentarão encontrar entre os seus cards um que seja semelhante ao descrito pelo líder.
Todas as cartas ficam viradas para baixo até o último jogador escolher qual de seus desenhos combina melhor com a instrução dada pelo líder daquela partida. Após isso, as cartas são reveladas e os jogadores começam uma votação de membro a membro para que cada jogador vote na carta que acredita ser a correta.
Se votam na carta do líder, ele anda 3 pontos por voto (a não ser que todos os jogadores acertem qual é a carta correta. Nesse caso ele anda ZERO. Portanto, nada de dicas super literais sobre a carta que você escolher na sua rodada como líder, ok?). Se você não é líder e alguém votou em sua carta, você anda uma casa do tabuleiro.
O jogo sucede dessa maneira até algum participante concluir todas as casinhas do tabuleiro. É um jogo dinâmico, interativo, esperto e para idades a partir dos 8 anos!
Dura em torno de 30 minutos.
4) CATAN
Para quem gosta de jogos de tabuleiro no estilo WAR, ou seja, super estratégicos e que funcionam por turnos, Catan é uma passagem para o paraíso. Apesar de ter se popularizado recentemente, o jogo teve sua primeira publicação em 1995 e foi criado por Klaus Teuber, na Alemanha.
Nele, segundo descrição do próprio jogo, por meio da dinâmica de troca de recursos e planejamento por rodadas, os jogadores precisam ser a força dominante da região Catan. A dinâmica não leva em consideração sorte, mas sim as melhores decisões dos participantes, que trocam os insumos para construir estradas ou reinos.
Os jogadores terão que montar um tabuleiro de jogo usando ladrilhos hexagonais de terreno para verem em uma bela ilha com montanhas, pastagens, colinas, campos e florestas, cercada pelo mar.
Ganha o jogador que conseguir reunir primeiro 10 pontos. Cada povoado vale 1 ponto de vitória e cada cidade vale 2 pontos de vitória. Se você expandir de forma inteligente, poderá ser o jogador a alcançar o feito.
5) ÁFRICA
Esse não é propriamente um dos exemplos de jogos de tabuleiro, pois não envolve um tabuleiro haha Calma, a gente explica. Super dinâmico, irá te conquistar se o seu estilo é esse tipo de entretenimento.
Em África, os jogadores dividem-se em duplas e, em uma folha em branco, escrevem vários substantivos (quantos eles quiserem de acordo com o que desejam que dure as partidas). Depois disso, basta cortar cada substantivo, dobrá-los e colocá-los em um saquinho.
O jogo é divido em três etapas. Na primeira, cada dupla terá um tempo determinado para tirar um papel do saquinho e descrever a palavra que ali está escrita sem dizê-la literalmente.
Por exemplo: se a palavra for "céu", você pode dizer "aquilo em que encontram-se aviões" e esperar com que a sua dupla acerte a palavra. Caso isso não seja suficiente, você faz uma próxima tentativa e tem até 1 minuto para esse processo.
Se a sua dupla acerta, você tira outra palavra do saquinho e repete a dinâmica. Se vocês não conseguem acertar a palavra em um minuto, a próxima dupla começa a jogar com os papeis restantes. A rodada acaba ao final dos papeizinhos e somam-se os pontos de cada palavra acertada por cada dupla, de forma separada entre elas.
Na segunda etapa do jogo a mesma dinâmica se repete só que dessa vez cada jogador poderá explicar a palavra retirada do saquinho com uma única outra palavra. Exemplo: "céu" = "nuvem", ou, "azul". Vai ser importante lembrar das rodadas anteriores e fazer associações.
Na terceira parte, a palavra será explicada por meio de mímicas. No final vocês irão somar os pontos de cada rodada e ganhará quem tiver conquistado mais deles.
6) TICKET TO RIDE
Também da Galapagos, mesma criadora de Dixit, o Ticket to Ride é um dos melhores jogos de tabuleiro que vai exigir concentração.
Com várias edições, cada um em uma região diferente, o Ticket to Ride irá levar os jogadores para uma aventura de trem.
Premiado mundialmente, de 2 a 5 jogadores, o jogo precisa que os participantes coletem cartas com vários tipos de vagões, que permitem a conquista de rotas de trem conectando cidades.
Quanto maior a rota, mais pontos são conquistados. Pontos adicionais são concedidos aqueles que conseguirem completar seus Bilhetes de Destino (conectando duas cidades distantes) e ao jogador que conseguir construir a maior ferrovia contínua.
7) IMAGEM & AÇÃO
Esse é um dos melhores jogos de tabuleiro que nunca sai de moda. Um tabuleiro, muita criatividade e cartas que indicam o que deve ser ou desenhado, ou realizado por meio de mímica.
Geralmente ocorre com equipes ou duplas, ganha aquela que avançar primeiro no tabuleiro. A ampulheta determina o tempo que cada equipe tem para acertar o que está em cada carta de adivinhação.
8) DETETIVE
Outro destaque para os jogos de tabuleiro clássicos é o Detetive. Aqui os jogadores precisarão descobrir um crime passando pelos locais estabelecidos no tabuleiro e compreendendo o enigma de cada rodada. É bem divertido e envolvente.
Para quem gosta de jogos que com mistério, investigação ou crimes, essa é uma ótima opção
9) SCOTLAND YARD
A dinâmica segue os moldes do Detetive, porém com casos mais complexos e mais longos.
Se você quer mergulhar de cabeça em crimes solucionados na central da Polícia Metropolitana de Londres, no Reino Unido, a Scotland Yard, esse será o seu game favorito.
10) Ubongo
Um jogo para 2 ou 4 participantes e tem duração curta: uma partida dura em média 20 ou 30 minutos.
O jogo funciona da seguinte forma: cada jogador recebe um tabuleiro e 12 peças, tendo cada uma delas um formato diferente, então um dos jogadores joga o dado e vira a ampulheta. As peças que o jogador terá que colocar em seu tabuleiro serão determinadas pelo dado e cada jogador deve tentar colocar as peças em seu tabuleiro de modo a resolver o quebra-cabeça o mais rápido possível. O primeior a terminar grita Ubongo! Ele pode mover seu peão no tabuleiro geral e pegar duas joias. Enquanto isso, os outros jogadores continuam tentando montar seus quebra-cabeças enquanto houver areia na ampulheta e também podem mover seus peões e recolher joias. O jogador que conseguir mais joias de uma só cor será o vencedor.
11) WAR
Um clássico é um clássico né? O jogo WAR não poderia estar fora da nossa lista de melhores jogos de tabuleiro.
Com 2 até 6 pessoas, WAR é um jogo de estratégia que dura em média 2h, podendo se estender muito mais. No jogo, cada participante tem um objetivo diferente que é determinado pela carta sorteada no início.
Mas, ninguém sabe qual é o objetivo do outro, por isso é preciso organizar bem a sua defesa e estrategia para não ser supreendido. Vale a pena fazer uma noite de WAR.
12) Monopoly
Outro jogo antigo, mas que segue sendo um dos melhores jogos de tabuleiro é Monopoly.
Também jogado com 2 até 6 pessoas, em Monopoly cada jogador é um invesitdor mobiliário e um é um banqueiro, o objetivo é comprar terrenos e construir propriedades neles, para que outros participantes ao passarem por ali precisem pagar aluguel. O objetivo é levar os outros jogadores a falência.
Além de todos esses melhores jogos de tabuleiro, alguns outros clássicos precisam estar na sua lista de considerações:
- Perfil - perfeito para quem ama história ou fatos do cotidiano
- Black Stories - para quem ama terror e quer desvendar crimes macabros
- The Resistance - para quem quer um jogo de discursos, convencimento, blefes e estratégia
E aí, qual desses jogos de tabuleiro vai entrar na sua lista de desejos para curtir com a família e amigos? Ah, e se acha que ficou algum de fora, mande sua sugestão para [email protected]
Continue lendo: