Entrar
Clique aqui para entrar

Mudar é possível: conheça Augusto Medeiros - Zine Cultural

Blog

Mudar é possível: jornalista largou tudo para viver um sonho no exterior

Por: Anderson Ferreira

Em algum momento da vida você já pensou em largar tudo pra ir em busca do seu propósito? Neste conteúdo do #BlogZine você vai conhecer a trajetória do jornalista Augusto Medeiros, que abriu mão do trabalho e da vida no Brasil para descobrir que "Mudar é Possível" em qualquer fase da vida.

 


Augusto Medeiros trocou o carro pela bike. Ao longo do texto você descobre onde essa foto foi tirada (arquivo pessoal).

 

O jornalista Augusto Medeiros é um dos aventureiros que decidiu trocar a vida estável e confortável para seguir em busca de seus sonhos e propósitos, entre eles, a vontade de mudar! Foi com esse pensamento que o pernambucano e juiz-forano - de coração - decidiu deixar o emprego de repórter de rede (aquele que faz matérias para jornais de TV em cadeia nacional) na TV Globo e dar início à sua nova jornada do outro lado do mundo. Daqui a pouco a gente te conta onde ele foi parar! 

 


(foto: arquivo pessoal)

 

Nascido em Surubim, no agreste de Pernambuco, Augusto Medeiros chegou a cursar o primeiro período de jornalismo em uma faculdade particular. Fez dois anos de engenharia civil em uma universidade pública e na sequência fez cursinho para prestar vestibular na Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso de jornalismo.

A partir daí Augusto se apaixonou pela profissão e decidiu seguir carreira. Desde o início, o jovem universitário almejava a carreira na TV como repórter em rede nacional.

Augusto iniciou o estágio em um veículo local e não demorou muito para conseguir seu primeiro trabalho em uma grande redação, a do SBT em João Pessoa, na Paraíba. Em seguida, "o foca" (expressão dada aos recém-formados no jornalismo) migrou para a TV Globo local e começou a se aproximar do seu objetivo: a rede nacional. 

Augusto Medeiros com Willian Bonner e equipe da Caravana JN, em 2006, em Petrolina (PE). Foto: arquivo pessoal. 



A necessidade e a busca por novos ares surgiu em 2010, quando o jornalista fez sua primeira viagem internacional. Tendo a Europa como destino, Augusto conheceu sete países em 35 dias. Se apaixonou pela diversidade, possibilidades e diferentes culturas que o mundo pode oferecer. 

 


Augusto Medeiros em sua primeira viagem internacional. Paris em 2010 (foto: arquivo pessoal)

 

Já com experiência e constante busca pelo crescimento, Augusto Medeiros foi contratado pela TV Integração, em Minas Gerais. Passou por Divinópolis, Uberlândia e Juiz de Fora, onde deu início ao planejamento da sua mudança de vida

"Eu sempre me entreguei muito nas histórias, me envolvi demais. O ritmo de redação estava mentalmente cansativo. Eu era feliz e estava bem com meu trabalho, mas queria descobrir e desbravar", concluiu Augusto. 

 


Augusto em reportagem para o Jornal Nacional (foto: arquivo pessoal)

 

O principal objetivo de Augusto Medeiros com sua nova fase era mudar de país e começar uma jornada em um lugar totalmente diferente. Sua primeira opção foi Berlim, na Alemanha. Decidiu fazer uma viagem ao destino para ter um primeiro contato. Encarou como um teste. A viagem contou com a companhia do seu namorado, que também se mudaria com Augusto. Ambos se apaixonaram pelo país e descobriram que o novo lugar para viver seria ali. 

De volta ao Brasil, Augusto deu início ao planejamento, juntou mais dinheiro, vendeu o carro, se casou e pediu demissão. Rumo à Alemanha
 



Berlim, Alemanha (foto retirada da internet)

 

Já com residência na capital alemã, Augusto Medeiros chegou a fechar contrato com a Globo para trabalhar como correspondente internacional freelancer. Fez algumas reportagens para transmissões no Brasil, incluindo jornais de afiliadas e até o Fantástico. Contudo, o jornalista decidiu abrir mão novamente do trabalho. Considerou a iniciativa como um investimento para aprender a língua alemã. Começou ali um período sabático com duração prevista de um ano. 

Recentemente, Augusto aos 43 anos criou um canal no Youtube (Mudar é Possível) para compartilhar sua experiência e, de certa forma, incentivar pessoas que também têm propósitos semelhantes ao seu. Veja abaixo o primeiro vídeo publicado!
 



 

 

Ao terminar seu curso de alemão, Augusto dará seus próximos passos em sua jornada e documentará tudo em seu canal. Além disso, o brasileiro pretende, de alguma forma, retomar as atividades como jornalista. 

 

Você também pode se interessar por: 
O novo Supertramp: brasileiro revive Na Natureza Selvagem e vai de carona até o Alasca!

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade