O que significam as letras da sigla LGBTQIA+
28 de junho: Dia Internacional do Orgulho Gay! Nesta data, decidimos tratar de um assunto que gera muitas dúvidas: a nomenclatura correta para essa comunidade. No início, era GLS. O termo sofreu transformações ao longo do tempo para enquadrar uma parcela maior de pessoas. Aprenda a forma certa de se referir a ela!
O dia internacional do orgulho LGBTQIA+ foi criado para celebrar a diversidade, o respeito, o acolhimento e a liberdade
Hoje em dia, o termo é esse, pois engloba todo o público: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais.
- Travestis e transexuais não necessariamente são homossexuais. Isso porque, na explicação do professor, nossa sexualidade se dá pela identidade de gênero, que é como você se identifica sexualmente, e não pelo sexo biológico, que é o que você nasceu com ele;
- Se a pessoa nasceu homem, se identifica com esse gênero e se atrai por mulheres, é heterossexual. Do contrário, se nasceu homem, se identifica com esse gênero e sente atração por homens, é homossexual.
- Neste raciocínio, uma travesti que nasceu homem, se identifica como mulher e se envolve afetivo/sexualmente com homens é considerada heterossexual. Isso porque a identificação dela é com o gênero feminino. Contudo, se a travesti, que nasceu homem e tem a identidade de gênero feminina e tem atração por mulheres, ela é homossexual.
- Intersexuais são as pessoas que antigamente eram denominadas "hermafroditas". Como isso não existe na espécie humana, este novo termo agora é usado para se referir às pessoas que nascem com os dois sexos.
Imagem retirada da internet
- Diferente das transexuais, as travestis não se incomodam com a genitália do sexo de nascença, apenas investem em procedimentos para terem um corpo feminino.
- As transexuais se vêem com uma identidade de gênero diferente do sexo de nascença e se incomodam com a genitália, recorrendo muitas vezes à cirurgia.
Existem muitos outros pontos sobre esse assunto a serem debatidos, e o nosso espaço está aberto para discussões e explicações sobre o tema!
E, que tal saber mais sobre o maior evento LGBTQIA+ do Brasil? O Miss Brasil Gay que ocorre em agosto em Juiz de Fora. Até a próxima!