Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

O que fazer em Cabo Frio: 8 dicas para curtir a cidade!

Por: Laryssa Gabellini

Seja durante o final de semana ou até mesmo em um feriadão prolongado, Cabo Frio é sempre uma ótima opção de destino para garantir a diversão da viagem. 


A maior cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, fica a 5h de Juiz de Fora. E quem se dá a oportunidade de conhecer o charme do território cabo-friense não se decepciona.


Isso porque o mar cumpre seu papel com dignidade, a estrutura de bares e restaurantes oferece muito conforto, além da cidade ser próxima de outros dois balneários.


Ou seja, se você pensa em viajar por estas bandas, não há razão para não dedicar ao menos um ou dois dias para curtir tudo o que há de bom para fazer em Cabo Frio.


Neste post contaremos a você quais são os lugares e dicas para incluir em sua programação quando estiver por lá.


Vem com a gente! Vamos te dar 8 dicas sobre o que fazer em Cabo Frio! Confira:


1- Praia do Forte



Diferente de muitos destinos que têm suas praias centrais e urbanas como as menos frequentadas, em Cabo Frio isso não acontece.
 

O que fazer em Cabo Frio: Praia do Forte
O que fazer em Cabo Frio: Praia do Forte (Foto Tainá Voltas)


Aliás, pelo contrário, a Praia do Forte, que fica a menos de um quilômetro do centro, é justamente a mais conhecida do local.


Com longas faixas de areia é possível encontrar muitas barraquinhas de comes e bebes e muitos vendedores ambulantes prontos para te atender e oferecer a você, sua família ou amigos, um dia memorável de praia. 


E se você não gosta tanto do dia de praia, mas curte caminhar, fazer esportes ao ar livre e respirar o ar fresco do local, a Praia do Forte é o destino perfeito para uma caminhada pela orla. A areia é fofinha e uma das mais brancas da região. 


Tudo isso com uma paisagem cheia de natureza. Na hora de escolher o que fazer em Cabo Frio, opte pela Praia do Forte e espere encontrar além da areia branquinha, um mar azul e com ondas na medida certa.


2 - Bairro da Passagem
 

 


Outra coisa que você não pode deixar de fazer em Cabo Frio é visitar o bairro da Passagem, que está localizado a aproximadamente um quilômetro do centro e da Praia do Forte.


A visita se faz essencial pela arquitetura colonial instagrmavel que o bairro preserva.


Além disso, no fim da tarde diversos bares abrem as portas e suas mesinhas na calçada deixam o ambiente ainda mais agradável.


Sem dúvida uma ótima região para esperar o anoitecer depois de um dia de praia.


3 - Ilha do Japonês
 

Perfeita para aquele programa de um dia todo em Cabo Frio, a Ilha do Japonês é outro lugar que faz parte dos cartões-postais da cidade. 

 



Com um mar calmo, transparente e rasinho, está localizada no Canal do Itajuru, mais precisamente ao final da Lagoa Aruama, o ponto de encontro das águas doces e salgadas, lindo de ver!  


Considerado como um dos pontos mais bonitos do balneário, é um ponto obrigatório quando se pensa o que fazer em Cabo Frio. 


Se você gosta de aventura, a Ilha do Japonês será a sua escolha perfeita. O local é muito conhecido por apresentar condições ideais para canoagem, remo e caiaque. Atividades que tomam conta da diversão do dia inteiro.


Se a sua preocupação for comer bem, talvez esse não seja seu rolê, pois não há muita estrutura próxima, mas dá para matar a fome com um churrasco ou peixe grelhado que são vendidos pelos barquinhos que circulam por lá. 


Para os que apreciam uma boa alimentação, também é possível atravessar de barco para o lado oposto da ilha, que conta com bares e restaurantes. 

 


Como a Ilha do Japonês faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, é necessário pagar uma taxa de R$10 para entrar. Esse valor vale durante o dia todo para outras atrações do parque, como a Praia das Conchas, por exemplo.  


Existem duas formas de chegar à Ilha do Japonês. Uma delas é passando pela Ponte Feliciano Sodré, com direção ao bairro da Ogiva. Depois, é preciso fazer um caminho a pé pela água, mas ATENÇÃO, ele só pode ser realizado durante a maré baixa. Com a maré alta, o trajeto é feito de barco. 


Outra opção é ir pelo bairro da Passagem por meio de barco. A travessia dura em torno de 15 minutos, com valor de R$20 aproximadamente para ida e volta. O trajeto é feito diariamente (das 8h às 17h) pela Associação das Empresas de Táxi Marinho de Cabo Frio. 



4 - Lençóis do Peró 


O nome dessa praia faz referência aos Lençóis Maranhenses pela incrível semelhança com o local, o espaço é um verdadeiro refúgio natural. 

 



O bairro do Peró, mais precisamente entre o Parque Estadual Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, é repleto de muito verde, e possui um ecossistema riquíssimo com animais e plantas exóticas. 


A explicação do seu nome se dá por sua paisagem, que é formada por dunas que formam piscinas naturais de água doce. O cenário vai te levar de Cabo Frio diretamente para uma uma espécie de “deserto” em pleno litoral.  


Com um pôr-do-sol de tirar o fôlego, ir até o local é passar por uma experiência de total contato com a natureza da região e tem que estar na sua lista do que fazer em Cabo Frio! 


Como dica para você que irá aproveitar muito é não se esquecer de levar algum tipo de chapéu e bastante água, pois os ventos e a incidência de sol são bem fortes por essa região.

 



E uma curiosidade, o local se encontra em ótimo estado de preservação pois foi encontrado há pouco tempo! 


Os Lençóis do Peró são, na verdade, um achado do guia turístico Henrique Nascimento, que acabou passando pelo local por engano enquanto fazia o rastreamento de um animal. 


Legal né? Já pensou em quantas outras surpresas Cabo Frio pode reservar? 


Para chegar nesse paraíso escondido em Cabo Frio você deve ir até a entrada do bairro do Peró, que fica a apenas 8 km do centro de Cabo Frio. 


Mesmo próximo ao centro, é aconselhável procurar um guia licenciado pelo Instituto Nacional do Ambiente (INEA) ou pela prefeitura para chegar ao local. Considerando a ida e a volta, a trilha dura em média de três horas e pode ter um nível intermediário de dificuldade.


5 - Rua dos Biquínis 
 

É fã de compras? Ou ainda, quer saber o que fazer em Cabo Frio com chuva? Então é só incluir uma visita à Rua dos Biquínis e complementar sua programação na cidade. 

 

 



Com mais de 150 lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios, a Rua dos Biquínis é um lugar único nesse estilo: um shopping a céu aberto que comercializa apenas moda praia. 


Já pensou nas inúmeras amarrações possíveis? Se precisar de dica é só clicar aqui ó


Quem passa por lá, além de se esbaldar na diversidade de opções, também gosta muito da vantagem de ser possível montar o seu próprio biquíni, com modelos e tamanhos diferentes, tendo opções para todos os gostos e corpos. 


A gente gosta assim, de diversidade!  


Na alta temporada, a rua está aberta diariamente das 8h às 0h, e na baixa, todos os dias das 9h às 21h. 


Se esse local estiver na sua lista do que fazer em Cabo Frio saiba que ela está localizada na Rua José Rodrigues Povoa, a 1 km do centro.


Para chegar lá, você pode atravessar a Ponte Feliciano Sodré ou ir com uma balsa que atravessa o Canal do Itajuru. O caminho é feito de segunda à sexta, das 9h às 17h. 

 

O que fazer em Cabo Frio: Rua dos biquínis
O que fazer em Cabo Frio: Rua dos biquínis



E se você já quer sair de Juiz de Fora com sua mala cheia de biquínis, conheça esses 6 lugares que vendem essa peça nos mais variados estilos! 


Está anotando tudo? Cuidado para não perder nenhuma dessas dicas incríveis do que fazer em Cabo Frio, em!!



6 - Morro da Guia 


Um dos mirantes com a vista mais espetacular de Cabo Frio fica no alto do Morro da Guia. 

 



Para chegar, é preciso estar animado e disposto a subir um morro bem íngreme, pois os carros não podem subir no local.


Mas, não se preocupe, o esforço vale a pena. Embora do morro não seja possível avistar a praia, é possível ver todo o Canal do Itajurú e também uma vista 360 graus de Cabo Frio. Ou seja, imperdível né? 


Lá no alto você também encontra um lindo jardim com passarelas de madeira. É o mirante não somente para contemplar a vista, mas também para relaxar, ouvir uma música ou até mesmo ler um livro em um lugar tranquilo e bonito. 


O mirante também é uma ótima opção caso você queira assistir o pôr do Sol de uma maneira única! 



7 - Arraial é pertinho!

 

O que fazer em Cabo Frio: Arraial
O que fazer em Cabo Frio: Arraial do Cabo é pertinho! (Foto Tainá Voltas)

 

É bem verdade que Cabo Frio por si só já rende uma baita viagem, como você viu nas dicas anteriores. Porém, já que estará pela Região dos Lagos, reserve ao menos um dia para conhecer também as belezas de Arraial do Cabo.


Situada a 12 quilômetros de Cabo Frio, em Arraial você poderá fazer um passeio de barco que levará até a Ilha do Farol, conhecer as famosas escadas das Prainhas do Pontal do Atalaia, ou ainda fazer uma trilha até Praia do Forno, com um dos melhores visuais da cidade.


E o melhor, é possível fazer tudo isso em deslocamentos bate-volta de Cabo Frio. Ou seja, Arraial é pertinho!


8 - Búzios é logo ali


Outra dica do que fazer em Cabo Frio, caso você tenha tempo suficiente, é esticar a viagem até Búzios, que está a 25 quilômetros do balneário.

 


Neste caso, porém, apesar da distância não ser tanta, o ideal é que você se hospede por ao menos duas noites no local. Afinal, Búzios dispõe de dezenas de praias que merecem ser visitadas.


Alguns exemplos são a Praia da Azeda e Azedinha, Praia da Ferradurinha, Praia da Tartaruga e a Praia de Geribá.


Outro programa que não pode faltar no seu itinerário é se deliciar nas dezenas de sabores que há na Rua das Pedras. Acredite, há restaurantes para todos os gostos e (quase) todos os bolsos.


A noite da cidade também reserva boas surpresas com inúmeros bares com música ao vivo e baladas nos mais variados estilos. Inclusive, já tem programação para a vida do ano, viu?!

 



Agora você já tem um guia completo do que fazer em Cabo Frio com 8 dicas para aproveitar muito essa viagem! 


Conhece outro lugar incrível na cidade que ficou de fora do nosso conteúdo? Mande no nosso direct

 

Você pode gostar também:


6 coisas para fazer em Ibitipoca além de visitar o Parque Estadual

O que fazer em Tiradentes em um dia de passeio? Confira e programe-se! 

#GuiaZine 2021: 6 opções de hotéis-fazenda em Juiz de Fora e região! 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade