O que fazer em Cabo Frio em um fim de semana ou feriado prolongado!
Vai passar um final de semana ou um feriado prolongado em Cabo Frio e quer saber o que fazer por lá? Veio ao lugar certo!
A maior cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio fica a 5h de Juiz de Fora, e é o xodó das férias dos juiz-foranos (e de boa parte dos cariocas também!)
Além da cidade ser próxima de outros locais paradisíacos, como Búzios e Arraial do Cabo, Cabo Frio oferece opções de lazer para todos os gostos: praia, restaurante, baladas, feirinha....
Quer saber tudo o que você não pode deixar de ver por lá? Confira agora nosso guia com o que fazer em Cabo Frio!
1) Vá a praia
A primeira dica de o que fazer em Cabo Frio é: curtir a praia!
Da mais famosa, a Praia do Forte, até aquelas mais desertas, como a Praia Brava, tem opções para todos os gostos;
Para quem quer curtir a vibe turística da cidade, a Praia do Forte é a principal opção. Por lá, você irá encontrar: areia branquinha e fofa, muuuuitas barraquinhas e ambulantes de comes e bebes e um mar (quase sempre) agitado e gelado.
Outras praias que podem ser uma excelente opção são:
-
Praia do Peró - mais afastada do forte, a Praia do Peró é ótima para quem busca um pouco mais de sossego. Possui estrutura de quiosques, trilhas com vistas lindas e um mar um pouco mais calmo (ótimo para os iniciantes de bodyboard).
-
Praia das Conchas - a queridinha das famílias, a Praia das Conchas faz divisa com a praia do peró, tem o mar beeem calminho, tanto que por lá rola pratica de stand-up e você consegue até ver tartarugas. Além disso, é ótima para as crianças verem várias conchinhas!
-
Praia do Foguete - uma continuação da praia do forte, a Praia do Foguete é mais vazia, possui um mar cristalino e ondas bem fortes.
-
Praia Brava - pra quem busca uma praia deserta, essa é uma excelente opção. Facilmente acessada por um trilha leve (15-20min) a partir da Ilha do Japonês, essa é uma praia de mar bravo, como o próprio nome já diz, e que também possui área de nudismo.
O que fazer em Cabo Frio - Visitar as Praias | Na foto: Praia das Conchas (Foto: Tô de Passagem/Divulgação)
2) Visitar o Bairro da Passagem
Outra coisa que você não pode deixar de fazer em Cabo Frio é visitar o bairro da Passagem, que está localizado a aproximadamente 1km do centro e da Praia do Forte.
A visita se faz essencial pela arquitetura colonial (e naturalmente instagramável) que o bairro preserva.
Além disso, no fim da tarde diversos bares abrem as portas e suas mesinhas na calçada deixam o ambiente ainda mais agradável.
Sem dúvidas, é uma ótima região para esperar o anoitecer depois de um dia de praia.
O que fazer em Cabo Frio: bairro da Passagem
3) Ilha do Japonês
Perfeita para aquele programa de um dia todo em Cabo Frio, a Ilha do Japonês é outro lugar que faz parte dos cartões-postais da cidade.
Com um mar calmo, transparente e rasinho, está localizada no Canal do Itajuru, mais precisamente ao final da Lagoa Aruama, o ponto de encontro das águas doces e salgadas, lindo de ver!
Considerado como um dos pontos mais bonitos do balneário, é um ponto obrigatório quando se pensa o que fazer em Cabo Frio.
Como a Ilha do Japonês faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, é necessário pagar uma taxa de R$10 para entrar.
Existem duas formas de chegar à Ilha do Japonês: uma delas é passando pela Ponte Feliciano Sodré, com direção ao bairro da Ogiva. Depois, é preciso fazer um caminho a pé pela água. Mas atenção, ele só pode ser realizado durante a maré baixa.
Com a maré alta, o trajeto é feito de barco por meio do bairro da Passagem. A travessia dura em torno de 15 minutos, com valor de R$20 aproximadamente para ida e volta. O trajeto é feito diariamente (das 8h às 17h) pela Associação das Empresas de Táxi Marinho de Cabo Frio.
Ah, e se você tem medo de bichos marinhos, esse talvez não seja o seu lugar ideal. A Ilha do Japonês tem vários caranguejos e você precisa tomar cuidado para não pisar neles.
O que fazer em Cabo Frio: Ilha do Japonês
4) Lençóis do Peró
O nome dessa praia faz referência aos Lençóis Maranhenses pela incrível semelhança com o local, o espaço é um verdadeiro refúgio natural.
O bairro do Peró, mais precisamente entre o Parque Estadual Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, é repleto de muito verde, e possui um ecossistema riquíssimo com animais e plantas exóticas.
A explicação do seu nome se dá por sua paisagem, que é formada por dunas que formam piscinas naturais de água doce. O cenário vai te levar de Cabo Frio diretamente para uma uma espécie de deserto em pleno litoral.
Os Lençóis do Peró são, na verdade, um achado do guia de turismo Henrique Nascimento, que acabou passando pelo local por engano enquanto fazia o rastreamento de uma baleia em 2019.
Para chegar nesse paraíso escondido em Cabo Frio você deve ir até a entrada do bairro do Peró, que fica a apenas 8 km do centro de Cabo Frio.
Mesmo próximo ao centro, é aconselhável procurar um guia licenciado pelo Instituto Nacional do Ambiente (INEA) ou pela prefeitura para chegar ao local.
Considerando a ida e a volta, a trilha dura em média de três horas e pode ter um nível intermediário de dificuldade.
O que fazer em Cabo Frio: Lençóis do Peró
5) Rua dos Biquínis (Shopping Gamboa)
Se você for fã de compras ou simplesmente estiver procurando um programa pros dias chuvosos, a Rua dos Biquínis é famosa por lá - oficialmente chamada de Shopping Gamboa.
Com mais de 150 lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios, esse é um lugar único nesse estilo: um shopping a céu aberto que comercializa apenas moda praia.
Inclusive, se tiver precisando de novas ideias pras inúmeras amarrações possíveis dos seus biquínis, é só clicar aqui ó!
Quem passa por lá, além de se esbaldar na diversidade de opções, também gosta muito da vantagem de ser possível montar o seu próprio biquíni, com modelos e tamanhos diferentes, tendo opções para todos os gostos e corpos. A gente gosta assim, de diversidade!
Se esse local estiver na sua lista do que fazer em Cabo Frio saiba que ela está localizada na Rua José Rodrigues Povoa, a 1 km do centro.
Para chegar lá, você pode atravessar a Ponte Feliciano Sodré ou ir com uma balsa que atravessa o Canal do Itajuru. O caminho é feito de segunda à sexta, das 9h às 17h.
Funcionamento: Seg à Quin e Dom - 09h às 19h | Sex e Sáb - 09h às 20h
Instagram oficial: @ruadosbiquinis.
O que fazer em Cabo Frio: Rua dos biquínis
6) Morro da Guia
Um dos mirantes com a vista mais espetacular de Cabo Frio fica no alto do Morro da Guia.
Para chegar, é preciso estar animado e disposto a subir um morro bem íngreme, pois os carros não podem subir no local.
Mas, não se preocupe, o esforço vale a pena. Embora do morro não seja possível avistar a praia, é possível ver todo o Canal do Itajurú e também uma vista 360 graus de Cabo Frio. Ou seja, imperdível né?
Lá no alto você também encontra um lindo jardim com passarelas de madeira. O mirante não é somente para contemplar a vista, mas também para relaxar, ouvir uma música ou até mesmo ler um livro em um lugar tranquilo e bonito.
O mirante também é uma ótima opção caso você queira assistir o pôr do Sol de uma maneira única!
O que fazer em Cabo Frio: Morro da Guia
7) Restaurantes e boates do Canal
A Orla do Canal do Itajuru (ou simplesmente o Canal) é ponto turístico e polo da gastronomia Cabo Friense.
De um lado, o deck recentemente reformado e super charmoso com vista pros barcos ancorados no Canal. É de onde partem escunas para passeios.
Do outro, dezenas de restaurantes e algumas pequenas boates.
É uma ótima ideia desde o passeio familiar até o badalo da madrugada.
O que fazer em Cabo Frio: Morro da Guia
8) Visitar o Forte São Matheus e o Museu do Surf
Para aqueles que curtem passeios culturais, Cabo Frio também oferece algumas opções.
Localizado na Praia do Forte estão o Forte São Matheus e o Museu do Surf.
Uma construção do século XVII, o Forte foi construído com objetivo de proteger a cidade contra invasões holandesas e francesas. Hoje, a construção foi tombada como patrimônio pelo IPHAN e possui uma excelente vista da praia do forte, além de, é claro, ser legal visitar um local histórico!
O que fazer em Cabo Frio - Visitar o Forte de São Mateus (Foto: Divulgação)
Também chamado de Espaço Cultural de Surf, o Museu do Surf possui mais de 800 pranchas de surf em exposição, as roupas características, troféus e tudo que compõe a cultura de praia - e mais ainda, do surf.
Se você for fã do esporte, ou estiver com um tempinho sobrando no seu roteiro pela cidade, com certeza vale a visita.
O que fazer em Cabo Frio: Conhecer o Museu do Surf (Foto: Divulgação)
Bônus 1: Arraial é pertinho!
É bem verdade que Cabo Frio por si só já rende uma baita viagem, como você viu nas dicas anteriores. Porém, já que estará pela Região dos Lagos, reserve ao menos um dia para conhecer também as belezas de Arraial do Cabo.
Situada a 12 quilômetros de Cabo Frio, em Arraial você poderá fazer um passeio de barco que levará até a Ilha do Farol, conhecer as famosas escadas das Prainhas do Pontal do Atalaia, ou ainda fazer uma trilha até Praia do Forno, com um dos melhores visuais da cidade.
E o melhor, é possível fazer tudo isso em deslocamentos bate-volta de Cabo Frio, o trajeto é bem rapidinho (exceto na alta temporada, que fica um trânsito quilometrico!)
O que fazer em Cabo Frio: visitar Arraial do Cabo (Foto Tainá Voltas)
Bônus 2: Búzios é logo ali!
Outra dica do que fazer em Cabo Frio, caso você tenha tempo suficiente, é esticar a viagem até Búzios, que está a 25 quilômetros do balneário.
Neste caso, porém, apesar da distância não ser tanta, o ideal é que você se hospede por ao menos duas noites no local. Afinal, Búzios dispõe de dezenas de praias que merecem ser visitadas.
Alguns exemplos são a Praia da Azeda e Azedinha, Praia da Ferradurinha, Praia da Tartaruga e a Praia de Geribá.
Outro programa que não pode faltar no seu itinerário é se deliciar nas dezenas de sabores que há na Rua das Pedras. Acredite, há restaurantes para todos os gostos e (quase) todos os bolsos.
Confira mais algumas opções de coisas pra fazer em Búzios.
A noite da cidade também reserva boas surpresas com inúmeros bares com música ao vivo e baladas nos mais variados estilos.
O que fazer em Cabo Frio: Búzios
Agora você já tem um guia completo do que fazer em Cabo Frio com dicas para aproveitar muito essa viagem!
Conhece outro lugar incrível na cidade que ficou de fora do nosso conteúdo? Mande no nosso direct!
O que fazer em Ibitipoca além de visitar o Parque Estadual
O que fazer em Tiradentes em um dia de passeio? Confira e programe-se!