Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

Obras literárias e autores de JF que você precisa ler e conhecer!

Por: Débora Vilela e Laryssa Gabellini

Você sabia que Juiz de Fora é berço de vários escritores? Pois é! A cidade se destaca por ter autores com muitas produções literárias e nos mais variados gêneros. 



A literatura brasileira é um oceano de obras-primas - diante desse manancial de possibilidades, pegamos as indicações dos nossos usuários no #InstaZine, e indicações de toda equipe do #ZineCultural, para montamos uma lista com obras literárias de Juiz de Fora que você precisa ler.


 

Obras literárias de Juiz de Fora para você conhecer
Obras literárias que você precisa ler com autores nascidos na cidade ou que são moradores da Princesinha de Minas. Confira!

 

Confira algumas obras literárias de Juiz de Fora


O processo de escrita envolve muita produção, criatividade e paixão. Mesmo sendo algo considerado complexo Juiz de Fora é palco para o talento de muitos autores que dominam essa arte de costurar as palavras. 



Prova desse destaque da cidade no cenário literário é a grandiosidade e o número de exemplares de novos livros, de diferentes gêneros, que começam a surgir carregando o nome de escritores que aqui escolheram fazer casa. 

 

Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler



Se você é apaixonado(a) por esse universo e pelas inúmeras possibilidades que um livro pode te oferecer, se liga nessa lista de obras e autores para conhecer. 



Afinal, como já dizia Mario Quitanda "O livro traz a vantagem da gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado". Então vamos juntos nessa descoberta! 

 

1) A Mansão do Rio Vermelho - Artur Laizo 🏚🔴


O livro aborda a história do aparecimento do corpo decapitado de uma jovem loira, em um terreno baldio. A partir daí, inicia-se a busca pelo assassino.



O crime mobiliza a polícia e a população que passa a viver em busca da verdade sobre o autor do assassinato. Jaime, personagem da obra, é um psicólogo que adora mistérios e sabe quem é o culpado, mas é amigo do mesmo.



A obra também envolve um vampiro e uma mansão misteriosa chamada "Mansão do Rio Vermelho". Jaime se envolve com o caso e percebe que, pelo próprio bem e de sua esposa, não pode deixar essa situação nunca mais. Qual será a saída para esses acontecimentos tão macabros? 

 

Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler: A Mansão do Rio Vermelho de Artur Laizo 
Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler: A Mansão do Rio Vermelho de Artur Laizo 

 

2) Clube da Meia Noite - Marianna Leão 


Tudo mudou em 1989, quando um assassino escreveu seu nome na história da Cidade.



David passou a vida inteira tentando entender o que fez com que seu pai se tornasse um assassino. As coisas seriam mais fáceis se ele não tivesse crescido vendo aquele medo refletido nos olhos de todos à sua volta.



Ao mesmo tempo, aos 17 anos, Annie tenta descobrir quem ela é e o que é realmente importante em sua vida. Contudo, o cenário muda de figura quando David cruza o seu caminho. Acidentes estranhos, amigos inusitados, clubes sombrios e desaparecimentos suspeitos vão acompanhar David e Annie nessa jornada de auto-descobrimento.

 


Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler:  Clube da Meia Noite de Marianna Leão
Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler:  Clube da Meia Noite de Marianna Leão

 

3) Em Busca do Sol - Emanuelle Ferrugini Ferreira 


A obra infantil conta a história do Sol e sua tristeza ao achar que ninguém o dá valor. Por esse motivo, o personagem resolve sumir, mas antes conta a decisão à Dona Lua que, por sua vez, não se preocupa por acreditar ser um blefe.



No dia seguinte, não há amanhecer, ou melhor, não há o clarão do sol. Ele não aparece. A partir daí, Dona Lua, o Senhor Vento e as Estrelas, vão à procura do Sol. Nessa trajetória, o leitor viaja junto com os seres da natureza para tentar descobrir o paradeiro do astro solar.



O projeto visa contextualizar a história para as crianças. Quando o Sol some, por exemplo, e o mundo fica no escuro, as páginas também ficam pretas. Quando o Sol aparece na Antártida, as páginas são brancas para dar a ideia do continente gelado, explorando o olhar lúdico de acordo com a autora. 
 

Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler: Em Busca do Sol é um livro de Emanuelli Ferrugini.
Obras literárias de autores de Juiz de Fora que você precisa ler: Em Busca do Sol é um livro de Emanuelli Ferrugini.

 

4) Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex 


Holocausto Brasileiro é um livro que retrata os maus tratos da história do Hospital Colônia na cidade de Barbacena, vizinha de Juiz de Fora.



A obra fala sobre o local, que era administrado pela FHEMIG,  por meio de depoimentos de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia e o funcionamento do estabelecimento. O gênero da obra é "livro-reportagem". 



Dada a sua relevância e importância, conquistou o segundo lugar na categoria livro-documentário do prêmio Jabuti, além de ser ganhador dos prêmios APCA na categoria de melhor livro reportagem e do Lorenzo Natali, premiação da Bélgica.

 


Obras literárias de JF que você precisa ler: Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex

 

5) Arrastados - Daniela Arbex


No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a B1, barragem desativada da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, rompeu. Seu rastro de lama, rejeitos de minério e destruição se estendeu por mais de 300 quilômetros, levando torres de transmissão, trens de carga, pontes, casas, árvores, animais e, na contagem oficial da tragédia, a vida de 270 pessoas (ou 272, considerando as duas gestantes entre os mortos).



No livro Arrastados a jornalista investigativa Daniela Arbex foi a campo para reconstituir em detalhes as primeiras 96 horas após o colapso. Ela entrevistou sobreviventes, familiares das vítimas, bombeiros, médicos-legistas, policiais e moradores das áreas atingidas. Arbex retornou à região para acompanhar o impacto das indenizações e contrapartidas institucionais para a reparação dos danos materiais.

 

O livro apresenta ainda fotografias que ajudam a dimensionar e humanizar a tragédia. 

 

Obras literárias de JF que você precisa ler: Arrastados de Daniela Arbex
Obras literárias de JF que você precisa ler: Arrastados de Daniela Arbex

 

6) Box de Livros Não se apega, não! - Isabela Freitas 


Isabela Freitas é uma escritora de Juiz de Fora que atingiu grande sucesso com suas publicações lançando 4 livros, são eles: "Não se apega, não", "Não se enrola, não", "Não se humilha, não" e "Não se iluda, não". 



Os livros trazem reflexões amorosas e narram alguns transtornos vividos pela personagem homônima que precisa encarar a vida, não se apegar ao que é ruim e, ao mesmo tempo, preservar o seu lado romântico.



A história do primeiro livro tem início com a decisão da personagem Isabela em terminar um namoro de 2 anos, que até aparentava ser perfeito, mas que a deixava infeliz. Nesse momento, ela precisa lidar com o término, com o assédio, tentações de balada e, principalmente, com a aceitação de que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado. 



O sucesso foi tanto que a escritor Isabela Freitas teve um contrato com a emissora Globo para os direitos de seu livro Não Se Apega, Não. Na ocasião, a emissora adaptou o livro para um quadro do programa Fantástico. 



Este primeiro livro publicado em 2014, foi um sucesso de vendas, ultrapassando o número de 350 mil exemplares, seguido pelos outros lançamentos que também se destacaram. 

 

 




Obras literárias de JF que você precisa ler: Box de Livros de Isabela Freitas

 

7) O Seminarista - Rubem Fonseca 


O livro retrata um romance policial publicado inicialmente em 2009. O conto foi o 11° romance do autor Rubem Fonseca e foi escolhido pelos leitores do Jornal do Brasil como o melhor livro publicado no país em 2009.



"O Seminarista" é um assassino a soldo, designado inicialmente por um "especialista", por ser eficiente no seu ofício. Recebe encomendas de um misterioso "despachante" para fazer certos 'serviços' executados com eficácia, sem qualquer sentimento de culpa. "Para um matador profissional a pior coisa do mundo é ter uma consciência" .



O autor, José Rubem Fonseca, foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. Formado em Direito, exerceu várias atividades antes de dedicar-se inteiramente à literatura. Em 2003, venceu o Prémio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa. 

 

Obras literárias de JF que você precisa ler: O Seminarista do autor Rubem Fonseca. 
Obras literárias de JF que você precisa ler: O Seminarista do autor Rubem Fonseca. 

 

8) Os Gatos de Pijama - Roseane Biason 


O livro de literatura infantil busca incentivar a convivência, o autoconhecimento e os sonhos. A história é narrada no "país dos gatos", no qual os felinos de pijama revelam vários segredos. 



O enredo se passa em uma charmosa e pequena cidade chamada Gatolávia as casas tem ipês azuis e lindas rosas amarelas no jardim da frente, mas existe uma casa na Rua Roseiral número doze que parece estar abandonada. Porém, moram nela cinco gatos rabugentos, desanimados e que não se entendem. Fofo, Doçura, Pingo, Mimi e Pimpão perderam seus instintos e passam o dia todo de pijama.



Tudo era triste e sem esperança até que a atitude de um deles em buscar sua própria vontade irá transformar a vida desses bichanos. Um verdadeiro convite a se aventurar em nosso mundo interior Os Gatos de Pijama nos traz o poder do autoconhecimento, do amor próprio e da empatia.

 

Obras literárias de JF que você precisa ler: Os Gatos de Pijama de Roseane Biason.
Obras literárias de JF que você precisa ler: Os Gatos de Pijama de Roseane Biason.

 

9) Sentimentos - Vanda Ferreira 


Sentimentos é um livro de poesias, lançado pela editora Paratexto, que fala das experiências com o outro e de como as pessoas reagem em determinadas situações.



Em suas poesias o livro aborda sobre a perda, o ganho, o apaixonar-se e a ancestralidade, sentimentos relacionados com a construção de uma identidade, baseada na percepção e no compartilhar de saberes com o outro.



Em suas poesias, Vanda Ferreira nos convida a viver, sentir e não reprimir nossas emoções. Sejam elas para encontro ou desencontro do nosso querer.



Obras literárias de JF que você precisa ler: Sentimentos de Vanda Ferreira
Obras literárias de JF que você precisa ler: Sentimentos da autora Vanda Ferreira. 

 

10) Flor de Liz - Marina Piva


A obra de Marina começa convida o leitor a refletir sobre a mudança das pessoas, se é possível se redimir, em especial no encontro de duas realidades absolutamente distintas, com verdades e paixões diferentes, se cruzam. Esse encontro não ocorre pelo destino, não pela força do acaso, mas pela busca de uma interesseira redenção.



O personagem Leopoldo Albuquerque é um homem poderoso, rico e influente que foi flagrado e exposto em rede nacional revelando preconceitos e rancores do passado. Theodora, é uma garota do interior, que se encontra presa em uma realidade convencional que a angustia. Não há saída, o futuro está traçado.



Esses personagem se encontram em Flor de Lis que é a cidade que testemunhou a mentira chegar e virar verdade. Pra quem quer acreditar, claro. E você, acredita?




E se você gosta de leitura e resenhas de livro, a escritora Marina Piva possui um Instagram e um Youtube destinado a conteúdo literário. 

 

Obra literárias de JF que você precisa ler: Flor de Liz da escritora Marina Piva
Obras literárias de JF que você precisa ler: Flor de Liz da escritora Marina Piva

 

11) Poesia 365: minha dose diária - Carol Canêdo


Na descrição a autora diz que o texto que não afeta é apenas um amontoado de palavras. E defende que seus versos só serão poesia no encontro com o sentir do leitor.



Para que ali, possa provocar reflexões, no desconforto da vulnerabilidade, na chuva das emoções, na combustão dos sentimentos, na construção do sentido é que a poesia acontece.



O livro foi destaque em 2021 ficando em 2º lugar na categoria poesia no site da Amazon

 


Obras literárias de JF que você precisa ler: Poesia 365: minha dose diária da autora Carol Canêdo

 

12) Parquinho de Mistérios - Renata de Aragão Lopes


O Parquinho de Mistérios foi contemplado pelo Prêmio Janelas Abertas, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2020.



O livro é uma obra literária para crianças de todas as idades que fala sobre Céu e Terra, sobre vida (do princípio ao fim) e sobre maternidade/paternidade/família (biológica ou socioafetiva) e também fala sobre amor, alegria, infância, brincadeira, aprendizado, livre-arbítrio e gratidão.

 


Obras literárias de JF que você precisa ler: Parquinho de Mistérios da escritora Renata de Aragão Lopes

 

13) Alter Mundos: uma jornada ao coração do insólito - Organização: Carolina Magaldi, Prof.ª Dr.ª na UFJF. Os autores: alunos de graduação e pós-graduação UFJF


Alter Mundos: uma jornada ao coração do insólito é fruto de uma iniciativa que celebra os primórdios da ficção científica e do horror, trazendo o tratamento literário e tradutório que esses gêneros merecem.



Para isso, a Prof.ª Dr.ª Carolina Magaldi mobilizou bacharelandos, mestrandos e doutorandos em Literatura e Tradução pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para traduzirem contos para a língua portuguesa, além de versarem nossos autores para a língua inglesa, colocando os escritores brasileiros em pé de igualdade com os estrangeiros, alcançando um público nacional e internacional.

 

De Machado a Lovecraft, de Arthuir Machen a Álvares de Azevedo, de Nathaniel Hawthorne a Lima Barreto, os mestres do mundo dos sonhos e dos pesadelos proporcionam uma viagem inesquecível a seus leitores, enquanto uma nova geração de tradutores competentes e dedicados é apresentada ao universo editorial brasileiro. Confira a lista completa de autores aqui! 

 

Obras literárias de JF que você precisa ler: Alter Mundos
Obras literárias de JF que você precisa ler: Alter Mundos

 

14) Contos do Avesso - Fernanda Bittar 


A obra “Contos do Avesso” aborda 22 contos que narram deliciosas vivências cotidianas sobre amor, amizade e experiências familiares, exploradas de maneira crua e direta, o que faz com que o leitor transite entre o real e o imaginário.



Conto após conto, o leitor é estimulado a diferentes reações: surpresa, emoção, vergonha, pena.

 

Os contos são os mais variados possíveis e tão reais que podem estar acontecendo nesse exato momento ao seu lado, já pensou? Vários sentimentos perpassaram durante a leitura, como: riso frouxo, reflexões, susto, indignação, surpresa e pena.

 

Obras literárias de JF que você precisa ler: Contos do Avesso da escritora Fernanda Bittar
Obras literárias de JF que você precisa ler: Contos do Avesso da escritora Fernanda Bittar

 

E aí, já leu alguma dessas obras literárias de Juiz de Fora? Tem alguma outra para nos indicar? Conta pra gente por direct ou pelo WPP!

 

Você ainda pode se interessar por 

Cinemas em Juiz de Fora: o que está em cartaz na cidade!

6 Trilhas em Juiz de Fora para quem gosta de lazer ao ar livre!

Os 21 melhores filmes de drama da Netflix

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade