Entrar
Clique aqui para entrar

10 obras literárias de JF que você precisa ler! - Zine Cultural

Blog

10 obras literárias de JF que você precisa ler!

Por: Débora Vilela

Você sabia que Juiz de Fora é o local do nascimento e/ou moradia de vários escritores? Pois é!  Nós estamos por dentro disso e, para homenagearmos o Dia da Literatura Brasileira, celebrado na última semana, apresentamos abaixo alguns autores da região. A literatura brasileira é um oceano de obras-primas  - diante desse manancial de possibilidades, pegamos as indicações dos nossos usuários no #InstaZine, e montamos uma lista com 10 obras literárias de Juiz de Fora que você precisa ler.
 


Na lista com 10 obras literárias que você precisa ler há autores nascidos na cidade ou que são moradores da Princesinha de Minas. Confira!

 

Confira algumas obras literárias de Juiz de Fora indicadas por nossos usuários 📕👇

 

1) A Mansão do Rio Vermelho - Artur Laizo 🏚🔴


O livro conta a história do aparecimento, em um terreno baldio, do corpo decapitado de uma jovem loira. A partir daí, inicia-se a busca pelo assassino. O crime mobiliza a polícia e a população que passa a viver em busca da verdade sobre o autor do crime. Jaime, personagem da obra, é um psicólogo que adora mistérios e sabe quem é o culpado, mas é amigo do mesmo. A obra também envolve um vampiro e uma mansão misteriosa chamada "Mansão do Rio Vermelho". Jaime se envolve com o caso e percebe que, pelo próprio bem e de sua esposa, não pode deixar essa situação nunca mais. Qual será a saída para esses acontecimentos tão macabros? 
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: Artur Laizo (à direita) é o autor do livro A Mansão do Rio Vermelho
 

2) Clube da Meia Noite - Marianna Leão 🕐


Tudo mudou em 1989, quando um assassino escreveu seu nome na história da Cidade. David passou a vida inteira tentando entender o que fez com que seu pai se tornasse um assassino. As coisas seriam mais fáceis se ele não tivesse crescido vendo aquele medo refletido nos olhos de todos à sua volta. Ao mesmo tempo, aos 17 anos, Annie tenta descobrir quem ela é e o que é realmente importante em sua vida. Contudo, o cenário muda de figura quando David cruza o seu caminho. Acidentes estranhos, amigos inusitados, clubes sombrios e desaparecimentos suspeitos vão acompanhar David e Annie nessa jornada de auto-descobrimento.



10 obras literárias de JF que você precisa ler: Marianna Leão (à direita) é a autora do livro Clube da Meia Noite
 

3) Deu ruim, mas vai melhorar - Moisés Coppe 😉🙏


A obra nasceu das associações livres do inconsciente do autor, que o escreveu em 2 meses e deixou com que as ideias surgissem de forma espontânea e desconexa. A primeira vez que imprimiu, Moisés ficou desanimado e reescreveu sem aproveitar frase alguma. "Pensei na minha própria vida, em quantas vezes tive que reescrever alguns cotidianos vivenciados. Se me arrependo? Não! Quer dizer! Acho que não! Mas que importa? Aperto o botão para isso e continuo sambando, mesmo sem saber sambar. Todavia, é sempre duro abrir o guarda-chuva e perceber que o tempo só está ruim para você!" O autor diz que o livro em alguns momentos pode servir de espelho. 
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: Moisés Coppe e seu livro "Deu Ruim Mas Vai Melhorar"

 

4) Em Busca do Sol - Emanuelle Ferrugini Ferreira 🔎☀🌞


A obra infantil conta a história do Sol e sua tristeza ao achar que ninguém o dá valor. Por esse motivo, o personagem resolve sumir, mas antes conta a decisão à Dona Lua que, por sua vez, não se preocupa por acreditar ser um blefe. No dia seguinte, não há amanhecer, ou melhor, não há o clarão do sol. Ele não aparece. A partir daí, Dona Lua, o Senhor Vento e as Estrelas, vão à procura do Sol. Nessa trajetória, o leitor viaja junto com os seres da natureza para tentar descobrir o paradeiro do astro solar.

O projeto visa contextualizar a história para as crianças. Quando o Sol some, por exemplo, e o mundo fica no escuro, as páginas também ficam pretas. Quando o Sol aparece na Antártida, as páginas são brancas para dar a ideia do continente gelado.
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: Em Busca do Sol é um livro de Emanuelli Ferrugini.

 

5) Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex ✡✡


Holocausto Brasileiro é um livro que retrata os maus tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena. A obra fala sobre o local, que era administrado pela FHEMIG,  por meio de depoimentos de ex funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia e o funcionamento do estabelecimento. O gênero da obra é "livro-reportagem". 
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: o livro Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex conquistou o segundo lugar na categoria livro-documentário do prêmio Jabuti, é ganhador do APCA de melhor livro reportagem e do Lorenzo Natali (Bélgica).

 

6) Não se apega, não! - Isabela Freitas ❤❌


Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os transtornos vividos pela personagem homônima que precisa encarar a vida, não se apegar ao que é ruim e, ao mesmo tempo, preservar o seu lado romântico. A história tem início com a decisão da personagem Isabela em terminar um namoro de 2 anos, que até aparentava ser perfeito, mas que a deixava infeliz. Nesse momento, ela precisa lidar com o término, com o assédio, tentações de balada e, principalmente, com a aceitação de que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado. 




10 obras literárias de JF que você precisa ler: com sucesso de seu livro Isabela Freitas teve até um quadro no programa Fantástico da Globo. 

 

7) O Seminarista - Rubem Fonseca ✝☦


Trata-se de um romance policial publicado inicialmente em 2009. O conto foi o 11° romance do autor Rubem Fonseca e foi escolhido pelos leitores do Jornal do Brasil como o melhor livro publicado no país em 2009. "O Seminarista" é um assassino a soldo, designado inicialmente por um "especialista", por ser eficiente no seu ofício. Recebe encomendas de um misterioso "despachante" para fazer certos 'serviços' executados com eficácia, sem qualquer sentimento de culpa. "Para um matador profissional a pior coisa do mundo é ter uma consciência" .
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: O Seminarista e seu autor Rubem Fonseca. 
 

8) Os Gatos de Pijama - Roseane Biason 🐱🛌


O livro de literatura infantil busca incentivar a convivência, o auto-conhecimento e os sonhos. A história é narrada no "país dos gatos", no qual os felinos de pijama revelam vários segredos. 
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: outro exemplo de literatura infantil na lista. À direita a autora Roseane Biason.

 

9) Sentimentos - Vanda Ferreira 💝💞


O livro de poemas narra o sentir a vida e o resistir. A mulher, que ama e carrega consigo sua ancestralidade, se metamorfoseia nos necessários recortes que o poema exige. A reflexão sobre o amor e o amar atesta o talento da autora de literatura infantil, amadurecida e ousada nas palavras sensualizadas pela arte de amar.




10 obras literárias de JF que você precisa ler: Sentimentos é um livro de Vanda Ferreira. 

 

10) O Ter e o Ser - Ana Paula Torquato 📘📗


Nesta obra de realismo e poesia todas as linhas são reais: algumas ensinam, outras mostram, filosofam e até revoltam. A sinopse diz que ainda restam aquelas que confirmam, porém tudo isso depende de quem que vai ler, entender e se permitir sentir.
 


10 obras literárias de JF que você precisa ler: Ana Paula Torquato fecha a lista com dicas de livros para ler agora. 
 


E aí, já leu alguma dessas obras literárias de Juiz de Fora? Tem alguma outra para nos indicar? Conta pra gente nos comentários! 👇

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade