Entrar
Clique aqui para entrar

Transformação no espaço público - Zine Cultural

Blog

Transformação no espaço público

Por: Vinícius Barreto

Criado em 2005, em São Francisco, o Parking Day é um evento que vem ganhando o mundo. Acontece uma vez por ano, na terceira sexta-feira de setembro, simultaneamente em cidades do mundo todo, com intervenções urbanas que transformam vagas de estacionamento de ruas em espaços públicos voltados para as pessoas, com o objetivo de valorizar o pedestre e questionar o uso desenfreado de automóveis. 
(Parking Day pelo mundo)
E Juiz de Fora também representará no Park(ing) Day. No dia 18/09 (sexta-feira), entre as ruas Oswaldo Aranha e Carlos Chagas, as vagas se tranformarão em espaços para confraternização. Lis Fajardo, aluna da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e organizadora do evento, conta que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa para sua tese de conclusão de curso (TCC). “Como o meu tema era Urbanismo Tático, ou seja, o urbanismo que é gerado pelas próprias pessoas, através de ações e intervenções, eu tive a ideia de colocar a teoria em prática e fazer uma intervenção urbana em JF. Pesquisei diversos tipo de intervenções e escolhi o Parking Day porque achei fantástico o conceito deles”, conta. 
O evento conta com:
  • Aferição de pressão e teste de glicemia gratuito;
  • Campanha e agendamento para doação de sangue do Hemominas;
  • Instalações funcionando o dia todo como espaço de vivência, com cafés e barzinhos da região do evento. 
     
"O evento vai servir pra ver a reação das pessoas. O mais legal é que ele será feito pelas pessoas que participarem. Como será a reação e o relacionamento com o projeto, só saberemos no dia", finaliza Lis. 
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade