Entrar
Clique aqui para entrar

Programas infantis que deixaram saudade - Zine Cultural

Blog

Programas infantis que deixaram saudade

Por: Anderson Ferreira

Brincadeiras como "pega pega", "pique esconde" e "adedanha" são algumas das diversões mais conhecidas entre várias gerações. Mas se você foi criança entre os anos 90 e 2000, certamente aos vinte e poucos anos tem memórias de programas de TV que marcaram sua infância. Vamos relembrar alguns destes momentos juntos? Confira a lista que fizemos para recordar a época!
 

 

1) TV Colosso

Um dos primeiros programas de TV que vem à cabeça quando o assunto é a infância nos anos 90, é a TV Colosso. Lançado pela Rede Globo em 1993, com uma pegada  infanto-juvenil, os episódios eram estrelados por bonecos e alternavam os quadros com exibição de desenhos animados. O elenco de bonecos era composto por 28 fantoches, sendo 25 cachorros e três pulgas.

Entre os protagonistas, Sheepdog, Priscila, o operador Borges, um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação, que chamava os desenhos animados animados que complementavam a programação. Deu saudade? Relembre a abertura do programa:
 


 

Atualmente o programa não está em exibição, mas alguns episódios podem ser assistidos por meio de canais no Youtube. Veja um deles aqui!  
 

2) Castelo Rá-Tim-Bum

Lançado em 1994, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura. Rapidamente se tornou uma das séries infanto-juvenis e educativas com maior audiência na época e atingiu a marca de 90 episódios gravados.

Em sua sinopse, Nino é um garoto de 300 anos que vivia com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moravam em um castelo na cidade de São Paulo e passavam por situações inusitadas a cada capítulo. 
 


Em 1999, surgiu o "Castelo Rá-Tim-Bum, o filme". O longa metragem é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo e com a soma de novos personagens. A identidade do castelo foi modificada e ao invés da tradicional maquete, o Palácio dos Cedros, no bairro Ipiranga, em São Paulo serviu de locação para as gravações. Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo ator infantil Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas, dando a entender que o filme se passa cronologicamente antes da série (quando Nino era mais novo e ainda não conhecia Pedro, Biba e Zeca, que na época do filme não eram nascidos). O filme foi exibido por diversas vezes na TV Globo e na própria TV Cultura. 

 


O filme completo foi publicado em alguns canais do Youtube, assista aqui. OS episódios da série não são mais transmitidos, mas podem ser assistidos no canal oficial do Castelo Rá-Tim-Bum.
 

3) Bom Dia & Cia

O programa Bom Dia & Cia começou a ser exibido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em 1993, sob o comando da apresentadora Eliana. A princípio, tinha uma casa como cenário e seu formato era totalmente educativo. No ano seguinte, Eliana passou a ter a companhia do fantoche Melocoton. Em 1995 as gravações passaram a contar também com Bizuca, uma minhoca que somente a apresentadora entendia o que falava.
 


Ao longo dos anos, outros apresentadores comandaram o programa, como Jackeline, Yudi, Priscilla, Maísa e Silvia Abravanel, que atualmente protagoniza a programação.

Bom dia & Cia pode ser assistido por meio de TV aberta no SBT de segunda à sexta-feira das 10h15 às 13h30. Por lá, brincadeiras, games e desenhos animados garantem o entretenimento da criançada. 

 

 

4) Xuxa Park 

O Xuxa Park foi produzido e exibido pela Rede Globo em 1994. Com direção de Marlene Mattos e apresentação de Xuxa Meneghel, o programa ocorria aos sábados pela manhã. Em seu conteúdo, apresentava desenhos, atividades e games. As gravações aconteceram até janeiro de 2001 e deixaram saudade em crianças e adultos. Reveja o episódio de abertura da produção!

 

 

Para rever alguns capítulos da programação de Xuxa Park clique aqui
 

5) Band Kids

O Band Kids foi um programa infanto-juvenil transmitido pela  Rede Bandeirantes de TV e contava com a exibição de animações e seriados. Com estréia no ano 2000, os episódios eram comandos por Renata Sayuri, que interpretava a personagem Kira, uma criação lúdica para atrair o público, uma vez que a maioria das atrações eram animes japoneses. O projeto surgiu para completar a programação da emissora, que já apresentava desenhos como Bucky, El Hazard e Dragon Ball Z exibidos no fim do dia.
 


Com o fim das transmissões do Band Kids, nos resta matar a saudade pela internet. Clique aqui e veja alguns episódios do Band Kids que ficaram na memória!

 

Você também pode se interessar:

🔴 BRINCADEIRAS PARA A FAMÍLIA FAZER EM CASA

🔴 DICAS DE JOGOS ONLINE GRATUITOS PARA COMPUTADOR

🔴 MELHORES FILMES DA NETFLIX

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade