Entrar
Clique aqui para entrar

Projeto Jequitibá Rosa transforma vidas com a arte - Zine Cultural

Blog

Descubra como o Projeto Jequitibá Rosa proporciona mudanças sociais em JF!

Por: Letícia Nunes

A Associação dos Amigos - Aban - tem novidades no Projeto Jequitibá Rosa!

 

Um dos pintores mais influentes na história da arte se tornou pauta para a mais recente produção dos participantes da oficina. Conheça a iniciativa e veja os resultados neste #BlogZine.
 

 

 

 

Conheça a Aban


A Associação dos Amigos, ou Aban, é uma organização não governamental que tem como objetivo principal a luta contra a pobreza.


Fundada em 1997, na cidade de Juiz de Fora, a ONG conta com voluntários para a realização dos diversos projetos voltados tanto para o enfrentamento à desigualdade social, quanto para a promoção de uma nova relação com o meio ambiente e, também, voltados para a cultura e espiritualidade.


Hoje você vai conhecer o projeto Jequitibá Rosa.


O #BlogZine também já falou sobre uma outra iniciativa da Aban, o Adote um Amigo, que apresentou recentemente um app para facilitar o processo de adoção - o Pet Green.


 

Projeto Jequitibá Rosa


Um dos projetos da Aban recebeu o nome de Jequitibá Rosa. O porquê desse nome eu já te conto!


Ele esteve em ação por cerca de 2 anos nas penitenciárias José Edson Cavalieri (PJEC) e Professor Ariosvaldo Campos Pires (PPACP).


Por lá, os acautelados participavam de oficina de desenho e pintura. O projeto tem como proposta levar esperança, amparo e cultura por meio da arte, para pessoas em estado de vulnerabilidade.


O avanço da pandemia no país afetou muitas famílias de forma negativa. Além de terem que enfrentar o vírus, elas lutaram também as perdas, uma crise financeira e, consequentemente, problemas emocionais.


Com o intuito de colaborar para o bem-estar dessas pessoas e evitar possíveis doenças psiquiátricas como a depressão, por exemplo, o projeto Jequitibá Rosa passou a atuar no bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora, onde a ONG já realizava outros atendimentos. As oficinas de arte são gratuitas.

 


Projeto Jequitibá Rosa - Aban (Foto: Reprodução Facebook)


Por que "Jequitibá Rosa"?


O Jequitibá Rosa é uma árvore presente em diferentes lugares na cidade de Juiz de Fora, como na entrada da Universidade Federal e na beirada do rio Paraibuna.


"Ela possui porte grande, tem espinhos e suas sementes são carregadas para longe quando está ventando e assim nasce outro Jequitibá em outro local", explicou a professora voluntária da Aban, Luciana Lopes. 


O projeto que almeja levar arte e esperança para os presidiários, recebeu esse nome como forma de homenagem à árvore que se prolifera em longas distâncias.


Luciana conta que o desejo dela com o projeto, além de alcançar muitas pessoas, é proporcionar mudança e germinação aos participantes. A germinação representa o nascimento de um outro ser humano dentro de cada um, ela explica. .

 

"Eu queria que esses presos fossem como os jequitibás. Queria que germinasse uma nova árvore dentro deles e que eles fossem outras pessoas quando saíssem do presídio. 

-Luciana Lopes

 

 

Técnicas

Os moradores do bairro que participam do projeto aprendem técnicas de desenhos, pinturas e argila, além de estudo sobre artistas e suas obras. Esses conteúdos abordados permitem o desenvolvimento de trabalhos de releituras e novas produções.

 


Projeto Jequitibá Rosa reproduz obra de Van Gogh (Foto: Reprodução Instagram)

 

Van Gogh


Recentemente os moradores que participam da oficina produziram um quadro envolvido por cores amarelas em tons vibrantes.


O quadro pintado é uma releitura da obra "Girassóis", do pintor holandês Vincent Van Gogh. Além de ser um dos artistas mais influentes no mundo da arte, ele tem em sua história um momento de reclusão, que coincide com o que estamos vivendo.


Essa semelhança de experiências gerou ainda mais conexão dos alunos com a arte.


A réplica se encontra em exibição na Galeria Hiato, na Rua Coronel Barros, número 38, no bairro São Mateus. Para os interessados em visitar, o prazo é até o dia 30 de setembro.


Visite o site da Galeria Hiato. CLIQUE AQUI

 


Releitura da obra "Girassóis" de Van Gogh (Foto: Reprodução Instagram)


 

Vakinha online


O resultado do projeto foi gratificante e gerou o desejo de amplificação da obra.


O quadro que tem o tamanho de 1x1m, agora é planejado ser reproduzido em uma versão ainda maior, com 5x6m.


Para isso, foi criada uma vakinha online, a fim de arrecadar fundos para a execução dessa grande tela.


👉 Interessados em contribuir com o projeto, CLIQUE AQUI.

 

 

 


🎥 SERVIÇO: Projeto Jequitibá Rosa - Associação dos Amigos (Aban)

📌 Endereço: Rua João Beghelli, 72 - Bom Bosco

☎ Telefone:  (32) 98404-1555

👉 Redes Sociais: Facebook | Instagram | Site
 


 

Se quiser entrar em contato conosco, envie um direct ou um e-mail para redacao@zinecultural.com.

 



Você também pode se interessar:

Adoção de Animais em Juiz de Fora

Assistir peça de teatro online

Projeto para incentivo aos artistas independentes

 


 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade