Entrar
Clique aqui para entrar

Rock In Rio: 8 dicas pra curtir o festival e se dar bem - Zine Cultural

Blog

Rock In Rio: dicas pra curtir e não passar aperto no festival!

Por: Marcela Viana

Rock In Rio Dicas: aproveite o festival
 

Saudações aos futuros habitantes da Cidade do Rock! O Zine Cultural preparou um checklist com as Rock in Rio dicas para você se planejar e aproveitar ao máximo o festival, sem passar aperto! Confira quais informações você precisa saber pra curtir os shows sem preocupações. 

 

Rock in Rio | Dica 1 - Como chegar ao local?

 


 

Para maior comodidade, a organização indica aos visitantes utilizar os transportes oficiais do evento, que são os veículos que te deixam mais próximos do complexo. Nos dias de festival, o trânsito na barra da tijuca é replanejado, e algumas vias ficam interditadas para carros de passeio. Portanto, as indicações mais certeiras são o Rock In Rio Primeira Classe e o transporte coletivo do município (MetrôRio e BRT). Se você optar pelo transporte público, organize-se para comprar o seu cartão Riocard, que é o cartão que te permite carregar as passagens de ônibus, metrô, BRT e o que mais você precisar na cidade.

 

Dica sobre como chegar ao Rock In Rio


Horário de funcionamento do transporte público para ir aos shows: 

MetrôRio:
Estação Jardim Oceânico aberta 24h nos sete dias de evento.
Demais estações abertas 24h somente para desembarque.

BRT:
Funcionamento 24h. No Jardim Oceânico, haverá sinalização para o público do festival. O Terminal Olímpico atenderá somente o público do Rock in Rio e o Terminal Rio 2 ficará fechado de meia noite às 5 da manhã. 

Atenção: as ruas no entorno da Cidade do Rock estarão bloqueadas. Apenas moradores e veículos credenciados têm acesso.

 

Rock in Rio | Dica 2 - Meia-entrada


Se liga nessa dica do Rock In Rio pra não ficar barrado na porta! O evento segue o que está escrito na Lei da Meia-entrada federal, na estadual do Rio de Janeiro e na municipal. A novidade nesse quesito, que algumas pessoas não sabem, são os documentos necessários para comprovar a entrada de estudantes no complexo.


Estudantes

Para os estudantes que desejarem utilizar o benefício da meia-entrada, é importante ressaltar que nos termos e condições da página do evento eles especificam quais documentos são requisitados para utilizar esse benefício. Confira o trecho retirado do site sobre o assunto: 

"Apresentar a Carteira de Identificação Estudantil – CIE, documento que comprova a condição de estudante regularmente matriculado nos níveis e modalidades previstos no item “b” supra*, conforme modelo único nacionalmente padronizado (para maiores informações acesse www.documentodoestudante.com.br), com certificação digital e que deverá conter: nome completo, data de nascimento do estudante, foto recente, nome da instituição de ensino, grau de escolaridade e data de validade até 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição. A CIE poderá ser expedida pela Associação Nacional de Pós- graduandos – ANPG, União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes – DCE e Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior (Seção I do Decreto no 8.537/2015). Vide liminar proferida na ADI 5108 (STF). Boleto bancário ou comprovante de mensalidade não serão aceitos"


*Item b supra: estudantes matriculados em instituições de ensino básico, fundamental, médio (incluindo os de educação profissional técnica e tecnológica) e superior (abrangendo os de pós-graduação, inclusive cursos de especialização e aperfeiçoamento, e extensão), consoante o previsto no Título V da Lei no 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), das redes pública e privada (Lei Estadual 2.519/96 e alterações), de acordo com a Lei no 12.852/2013 (Estatuto da Juventude – art. 23), Lei no 12.933/2013 (Lei da Meia-entrada), regulamentadas pelo Decreto no 8.537/2015 (art. 3o). Art. 1o da Lei no 12.933/2013: “É assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral”.

 

Dica Extra! Menores de 21 anos

No estado do Rio de Janeiro há também uma lei estadual (Lei Estadual no 3.364/00) que garante que menores de 21 anos tenham direito a meia entrada, independente se são estudantes ou não. Para ter direito a esse benefício, é necessário levar documento de identidade original. 

 

Rock in Rio | Dica 3 - O que eu não posso levar?

 

O RiR é bem rígido quanto ao que você pode ter na sua mochila no dia do evento. Então, a dica principal é levar coisas descartáveis, em embalagens de plástico zip lock, e garrafinhas plásticas sem tampa! Não vai levar a garrafa de alumínio que seu tio-primo trouxe dos Estados Unidos pra você, hein! Ela vai rodar...

Nos termos e condições, um aviso diz que o portador do ingresso deverá se submeter a inspeções e que serão removidos do indivíduo objetos que não são permitidos no local. 


O que eu não posso levar (além do óbvio, como objetos cortantes)?

 

  • Garrafas de qualquer gênero, tamanho e material, exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. (Obs: O Rock In Rio disponibilizará bebedouros em pontos do complexo para os visitantes se hidratarem);
  • Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”), e latas; 
  • Guarda-chuvas;
  • Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
  • Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
  • Bastão de selfie (extensor para tirar auto-retrato).
  • Não será permitido o acesso com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança. Será considerado um limite de até 05 (cinco) itens por pessoa, dando-se preferência a: (a) alimentos industrializados devidamente lacrados (exemplos: biscoitos, torradas, barras de cereal etc); (b) frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”; e (c) sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”. Qualquer quantidade que exceder este limite poderá ser descartada na entrada do evento.

 

Rock in Rio | Dica 4 - Pulseira


Dica esperta sobre a pulseira do Rock In Rio
 

A primeira dica em relação a pulseira é: não vista a pulseira antes do dia do evento! Não dá para tirar depois. Outro ponto importante é você não retirá-la durante o evento. Você precisa estar com ela na Cidade do Rock. Segundo os termos e condições da produção do RiR "O participante que for encontrado sem pulseira, no local do evento, será convidado a se retirar."


Dica Extra! Registre a sua pulseira

Para validar a sua pulseira com as suas informações, é necessário registrá-la no site do festival. Clique aqui para fazer o seu registro.

 

Rock in Rio | Dica 5 - Roupas



 

Faça como a Pink e opte por uma escolha confortável! Como o Rio de Janeiro costuma ser quente, escolha tecidos frescos, como a malha, e modelos que deixam a pele respirar, como uma regata ou um top. Nos pés, os sapatos fechados são uma boa pedida porque o terreno da Cidade do Rock é um gramado. Se possível, é bom levar um casaco para o final da noite porque o complexo é um espaço aberto gigantesco e durante a noite costuma bater um ventinho. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA DICAS DE LOOKS PARA FESTIVAIS

 

Rock in Rio | Dica 6 - Acessibilidade



Rock In Rio Dicas: acessibilidade


O festival possuirá catracas exclusivas para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. Serão disponibilizadas conduções para o transporte destas pessoas desde o terminal Rock in Rio do BRT até a portaria do complexo. 

"A entrada de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, que inclui gestantes, muletantes, dentre outros, será feita por uma catraca diferenciada, para que tenham maior conforto e segurança. Já na entrada, as pessoas com deficiência e 01 (um) acompanhante, além de pessoas com mobilidade reduzida, mediante apresentação de documentação comprobatória*, receberão uma pulseira de identificação, por um membro da Equipe de Apoio, para que tenham acesso à área de mobilidade condicionada e também para que sejam rapidamente identificados, por qualquer pessoa da Equipe, caso precisem de algum auxílio ou atenção especial para resolver qualquer tipo de problema que possam ter no festival." (Trecho retirado dos termos e condições do site rockinrio.com)

*Pessoas com deficiência e seu acompanhante (este último, se necessário), mediante apresentação de documento que comprove tal condição: Lei Estadual no 4.240/03, Lei no 12.933/2013 (art. 1o, §8o), Lei no 13.146/2015 (arts. 42, 44, §7o e 92) e Decreto no 8.537/2015 (art. 6o), além de documento oficial válido com foto: (i) Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência; (ii) Documento emitido pelo INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios da Lei Complementar 142/2013; (iii) Carteira de Identificação para Pessoas com Deficiência emitida pelo DETRAN/RJ (Lei Estadual no 7821/2017); ou (iv) Laudo Médico (atestando deficiência e no da CID). Para o acompanhante: declaração da necessidade de acompanhamento. 

 

Serviços disponibilizados pelo evento: plataformas para usuários com cadeiras de rodas, piso e mapa tátil, intérprete em libras, serviço de conserto de cadeiras de roda, carrinhos de golfe, estacionamento, banheiros acessíveis e local reservado para cão guia. Clique aqui para conferir detalhes sobre os serviços.

 

Rock in Rio | Dica 7 - Armários


Como o Rock In Rio é um festival em que você passa o dia inteiro no complexo, muitas pessoas levam o básico pra passar o dia tranquilos. Dicas de objetos para levar numa mochila: carregador portátil, garrafa de água sem tampinha, biscoitos e um casaco, e uma opção também é levar uma canga para sentar na grama.

Se você já fez a sua lista e ela tem o dobro de pertences sugeridos nesse texto, então uma opção é alugar um armário para não ficar carregando peso pelo complexo à toa, uma vez que é um local muito grande e o ideal é poupar energia com o que importa! Um espaço no armário pode ser comprado com antecedência pelo site do evento. Você tem acesso a ele durante todos os shows e uma hora depois do encerramento da última atração da noite. 

  • Locker com entrada pra USB: R$ 60
  • Locker sem entrada pra USB: R$ 50
  • Tamanho do armário: 27cm (largura) X 45cm (altura) X 42cm (profundidade)

 

Rock in Rio | Dica 8 - Atrações

 

Se você quiser curtir os brinquedos do complexo - tirolesa, roda-gigante, montanha-russa e torre kabum - você precisa chegar cedo. Para garantir seu lugar nessas atrações, é necessário agendar a sua hora com antecedência na porta do brinquedo. Os agendamentos são feitos no dia, presencialmente. Portanto, se seu objetivo é curtir a roda-gigante, por exemplo, vá até o local da atração logo quando você chegar. Assim dá tempo de marcar o seu passeio. 

 


 

Curtiu as nossas "Rock In Rio dicas" pra aproveitar ao máximo o festival? Espero que sim! Segue a gente nas redes sociais (Instagram e Facebook) para receber outras sugestões sobre eventos na região!

 


 

Rock In Rio 2019 - Vídeo Oficial
 


 



Mapa do complexo do Rock In Rio 2019

 

Dica para o Rock In Rio: confira o mapa do completo
 


 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade