Entrar
Clique aqui para entrar

Uiara Leigo: a voz que canta pela diversidade e revive Cássia Eller - Zine Cultural

Blog

Uiara Leigo: a voz que canta pela diversidade e revive Cássia Eller

Por: Rívia Petermann

Quem já presenciou um show de Uiara leigo sabe bem como é marcante - seja por sua voz forte e característica, por sua performance, ou, simplesmente, pela naturalidade como sua mensagem é passada à plateia de forma certeira. Sua música vai bem além das notas das canções - mesmo que por si só já poderia ser suficiente - ela canta pela diversidade, questiona, incita e abre espaço para quem pouco costuma ter espaço para se expressar.
 


Uiara Leigo (Foto: divulgação)

Esses traços podem ser vistos no clipe da música "Basta". Nele, O gay, a cadeirante, o transgênero, o negro, o portador de Síndrome de Down, a umbandista estão presentes. As personagens da vida real protestam contra a gordofobia e a cultura que preza pelo corpo perfeito, contra a invisibilidade que existe sobre o deficiente físico, contra os esteriótipos femininos. São espostas as agressões verbais que os gays ouvem diariamente, a expressão do que é ser negro, os preconceitos que cercam os portadores da Síndrome de Down - sempre de uma forma simples mas que não deixa dúvidas do que têm a dizer, provocando os pensamentos e a consciência.
 


Imagem do clipe Basta (Foto: divulgação)

O clipe foi possibilitado por um financiamento coletivo. A produção foi dirigida por Cris Magalhães e inspirado no projeto Giz, do fotógrafo Rafael Aguiar. 

Assista o clipe de "Basta":

🎶 Mesmo sendo um olhar desigual, sempre vi que o tempo era o tal, me perdi dentro da sua lei, nem vivi o amor que sonhei (...) Apontar meu defeito não faz esse jeito tenaz me deixar, corromper meu instinto não traz a distância da paz que eu achei 🎶 (trecho da música)

 

 

Paralelo ao lançamento do segundo CD autoral, "Meu Canto é Segredo", no final de 2015, Uiara tocou o projeto "Basta", mesmo nome da faixa contra o preconceito e a intolerância. A proposta é a ocupáção de espaços públicos para apresentações de músicas e performances, sempre em prol da diversidade. Confira os detalhes:

 

 

Tributo à Cássia Eller


Uiara Leigo irá fazer uma série de tributos à artista que marcou tanto gerações, quanto sua carreira, Cássia Eller. Segundo a cantora, Cássia é uma mestre, qua a ensinou atitude, liberdade e transformou a música em arrepio.

 


"Cada fôlego que perco cada vez que grito Eu sou poeta e não apredi a Amar, verso de Malandragem, música do Cazuza, que, por obra do destino, foi parar na garganta dela, é uma celebração da minha ínfima experiência musical visceral. Porque a essência do que ser cantora reconheci em Cassia Eller. Aprendi o que é ser continuidade de palco, da luz, da música! Com peito aberto, rasgando em amor e raiva, entregue ao momento inebriante da criação artística. 

A cassia do dia a dia não conheci, mas sempre admirei. Já a Cassia Eller artísta... Essa me tirou do normalidade, de um mundo sem graça, cheio de padrões, careta, sem metonímia. E me esbanjou um esfera inundada em poesia, paixão e liberdade! [...] E por grande sorte minha, nessa celebração, ainda tenho tempo para cantar!" - Uiara Leigo


Agenda de Shows - Tributo a Cássia Eller

 

  • 5 de maio: Arteria | 19h
  • 20 de maio | Bar da Fábrica | 21h
  • 4 de junho | Canto da Mata | 16h
     
"Meu Canto é Segredo"


"Meu Canto é Segredo", álbum de 2015, propõe um universo de criação sem rótulos, além de explorar a musicalidade brasileira. Com 12 faixas - que valem e devem ser escutadas do início ao fim - o CD tem traços de comtemporaneidade alidos a influências da MPB tropicaista. Com participação do produtor musical Hérmanes Abreu, a dupla criou a sonoridade única do disco, o que permite à música expandir seu significado. “O Hérmanes tem a sensibilidade do instrumental e a classe do Jazz, que fez a diferença no som. E é um visionário!”, finaliza a cantora.

 

 

Mais sobre Uiara Leigo:

👍 Facebook: Uiara Leigo | Um basta à intolerância

_INSTINHA.jpg Instagram: @uiaraleigo

🎥 Youtube: Uiara Leigo

 

Ouça no Spotify, Deezer, Soundcloud, iTunes, Google Play e Tratore.

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade