As 4 maiores Festas Juninas no Brasil!
O mês de junho marca a época das Festas Juninas no Brasil.
O evento típico é alicerçado na celebração de três santos católicos, junto com costumes dos povos originários brasileiros e o estilo de vida que predominava na região durante a chegada dos portugueses no século XVI.
Não entendeu? Calma!
A gente te explica ao decorrer do texto, no qual você também vai encontrar um guia com as maiores festas Juninas do Brasil. Assim, já entra no clima do anarriê 💥
Quais são as maiores festas juninas do Brasil? Confira abaixo!
De onde vêm as Festas Juninas? A história da festa típica!
As comemorações dessa época, apesar de há algum tempo celebrarem Santo Antônio (homenageado no dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29), datam antes mesmo da era cristã.
Os povos antigos do hemisfério norte costumavam fazer evento típicos em junho para saldar o solstício de verão - data que marca o dia mais longo do ano, entre 21 e 22 de junho, - e fazer rituais que pediam a fartura das colheitas.
A igreja decidiu cristianizar esses eventos típicos e neles inserir as homenagens aos três santos mencionados acima.
Além disso, curiosamente, os índios (povo originário do Brasil) também tinham, no mês de junho, um importante momento para solenidades ligadas à agricultura, com cantos e danças.
Com a chegada dos portugueses e jesuítas no Brasil (séc. XVI), as tradições se uniram e deram forma às famosas Festas Juninas, com comidas típicas e a exaltação da vida caipira/do campo - a que existia na época.
Chico Bento e Rosinha são as personagens da "Turma da Mônica" que representam a vida no campo. (Foto: Divulgação)
Agora que você já sabe de onde essas delícias de festividades vêm, bora conferir quais são as 4 maiores Festas Juninas do Brasil?
As maiores Festas Juninas do Brasil
4) São João de Caruaru (Pernambuco)
No top 4 das Festas Juninas no Brasil está a realizada durante todo o mês de junho na região de Caruaru, nordeste brasileiro.
Neste evento, os festejos atraem brasileiros e estrangeiros para celebrarem o São João do Nordeste com vários atrativos, como quadrilhas juninas, fogos de artifício, fogueira e iguarias tradicionais à base de milho.
Segundo o Guinness World Records, essa é a maior festa regional ao ar livre do mundo.
Maiores Festas Juninas do Brasil: Caruaru em Pernambuco (Imagem: clique aqui!)
3) Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)
Como o título induz, o Mossoró Cidade Junina ocorre na cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.
O evento é o terceiro festejo junino do Brasil e reúne anualmente, no Corredor Cultural da região, mais de um milhão de pessoas em seus vários dias de festa.
A programação, que envolve shows nacionais, apresentação de humor, quadrilha, comidas típicas e o espetáculo "Chuva de Bala," é toda gratuita e realizada em uma área com mais de 48 mil metros quadrados.
Deu pra imaginar a estrutura dessa Festa?
Mossoró Cidade Junina - Espetáculo "Chuva de Bala (Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró)
2) Bumba-meu-boi de São Luís (Maranhão)
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Bumba-meu-boi é uma das festas típicas mais tradicionais no Brasil.
Sua realização data desde o século XVIII e movimenta maranhenses e visitantes por todos os cantos da capital e do interior do estado, nos meses de junho e julho.
É um evento para toda a família brincar e pular as danças típicas e desfiles desde a parte da manhã até a noite.
Maiores Festas Juninas do Brasil - Bumba-meu-boi (Foto: Yuri Graneiro)
1) São João de Campina Grande (Paraíba)
O maior São João, não só do Brasil como do mundo, é realizado durante aproximadamente 31 dias no Parque do Povo, "o quartel-general do forró", no centro da cidade de Campina Grande. Sim, a cidade da campeã do BBB 21 Juliette!
O evento reúne espetáculos, danças e quadrilhas, pública e privadas, para celebrar o mês junino. Em 2023 ela chega às sua 40ª edição!
Maiores Festas Juninas do Brasil - São João de Campina Grande (Foto: Medow Entertainment/Divulgação)