
Comidas Típicas de Festa Junina que todo mundo ama
Você piscou e a temporada dos arraiás já está chegando!
O dia de São João é comemorado em 24 de junho. Mas, durante todo o mês de junho, julho e até agosto diversas comemorações rolam pela cidade e pelo país. A data é tão grande que tem até Festas Juninas gigantes no Brasil.
E, como toda boa festa tradicional, tem várias comidas típicas que fazem parte dessa data. Quer saber quais são?
Confira agora as comidas típicas de festa junina para fazer e comer!
Comidas típicas de festa junina: qual a sua favorita?
1) Canjica Doce
Uma das opções mais lembradas quando ó assunto é comida típica de festa junina, é a tradicional canjica doce. Quentinha e saborosa, ela é unanime nos arraiás. Que tal uma receitinha pra fazer essa iguaria em casa? Vamos lá!
Comidas típicas de festa junina: Canjica (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 1,5 litro de leite;
- 6 xícaras (chá) de água;
- 2 cravos-da-índia;
- 3 xícaras (chá) de milho para canjica;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 lata de leite condensado;
- 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado sem casca picado;
- 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso.
Modo de preparo:
Após deixar o milho de molho na água por 2 horas, escorra e despeje-o em uma panela. Cubra com a água e acrescente o cravo. Cozinhe em fogo brando. Mexa aos poucos até a água evaporar. Despeje o leite quente, o açúcar e o leite condensado. Cozinhe até o caldo engrossar.
Despeje em um recipiente e acrescente o doce de leite. Faça movimentos em ondas para mesclar. Polvilhe com o amendoim e sirva na temperatura que desejar.
2) Maçã do Amor
A Maçã do Amor está presente na maioria das festas juninas, julinas e agostinas. Sucesso entre crianças e adultos, a fruta ganha um charme especial com a calda feita de açúcar. Confira a receita!
Comidas típicas de festa junina: Maçã do Amor (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 500g de açúcar;
- 250ml de água;
- 1 colher (sopa) de vinagre branco (maçã ou álcool);
- 1 colher (sopa) de corante em pó cor vermelho;
- Palitos para espetar as maçãs.
Modo de preparo:
Antes de começar, você deve lavar bem as maçãs e espetar o palito nelas, na parte do cabinho da maçã. Em uma panela, coloque o açúcar, a água, o corante em pó e o vinagre. Misture cuidadosamente e, em seguida, leve ao fogo baixo. A partir deste momento, não mexa, pois o açúcar precisa caramelizar. Deixe no fogo entre 15 e 20 minutos.
Caso você tenha um termômetro culinário, meça a temperatura. Aos 145ºC a calda estará no ponto ideal. Caso não tenha, coloque um pouco da calda em um prato liso. Na sequência, jogue essa mesma calda novamente no prato e se ela fizer um barulhinho de vidro, está no ponto. Após isso, retire-a do fogo e deixe esfriar por 30 segundos. Banhe as maçãs, mas atenção: este processo deve ser feito de maneira rápida, pois a calda tende a endurecer rapidamente.
3) Broa de Fubá
Em uma broinha de fubá fresquinha não se coloca defeito, né? Agora quando ela vem acompanhada de comidas típicas de festa junina, anarriê que o "trêm tá ficando bão"!
Comidas típicas de festa junina: Broa (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 2 xícaras de fubá (240 gramas);
- 2 xícaras de farinha de trigo (280 gramas);
- 1½ xícaras de açúcar (240 gramas);
- 2 ovos;
- 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1 colher de chá de erva doce moída (opcional)
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de sopa de leite.
Modo de preparo:
Para começar, misture os ingredientes secos em uma tigela: o fubá, o trigo, o açúcar, o fermento e a erva doce. Acrescente os ovos levemente batidos e a margarina. Misture com a colher. Mexa a massa com as mãos para mesclar todos os ingredientes até conseguir um ponto consistente e que solte das mãos.
Dica: para perceber o ponto ideal da massa lave as mãos, enxugue e volte a misturar: se a massa não grudar, está no caminho certo!
Modele pequenas porções no formato desejado. Coloque em uma forma untada e polvilhada com fubá ou trigo, espalme levemente as bolinhas com a palma da mão. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos. Se já estiver douradinha, basta retirar do forno, aguardar esfriar um pouco e servir!
4) Bolo de Milho Verde
Se tem milho verde, tá tudo certo! Seja em espiga, curau, pamonha ou em forma de bolo. Saiba como fazer um bolinho com "cara de vó", super molhadinho e delicioso. Anota aí!
Comidas típicas de festa junina: Bolo de Milho Verde (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1/2 xícara de manteiga sem sal;
1 xícara de açúcar refinado;
2 ovos;
1 xícara de bagaço de milho ( em média, seis espigas rendem isso);
1/2 xícara de leite
Modo de preparo:
Com o forno preaquecido em 180°C, unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo numa forma com buraco no meio (pequena ou média). Peneire a farinha com o fermento e o sal, numa tigela média e reserve.
Use a batedeira para misturar a manteiga e o açúcar. Junte os ovos um a um, batendo bem. Acrescente o bagaço do milho. Coloque a mistura de farinha, alternando com o leite e bata até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma preparada e asse por mais ou menos 30 minutos. Aguarde um pouco para esfriar e desenforme.
5) Pé de Moleque
O doce de amendoim mais conhecido do país é simples e rápido de fazer, e é mais uma comida típica de festa junina. Por isso, vamos te mostrar como é fácil e de dar água na boca!
Comidas típicas de festa junina: Pé de Moleque (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- ½ kg de amendoim torrado e descascado;
- ½ de açúcar;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 colheres de margarina.
Modo de preparo:
Coloque o amendoim, o açúcar, a margarina em uma panela. Leve ao fogo e não pare de mexer. Quando começar a engrossar, coloque o leite condensado e misture bem, até soltar do fundo da panela. Coloque em um tabuleiro untado com margarina, deixe esfriar e corte em pedaços.
6) Cocada
Além de ser lembrada durante as festas de São João no Brasil, a cocada também é muito comum em toda a América Latina e na Angola. Com um sabor inconfundível, o alimento é fácil e rápido de ser preparado, veja receita abaixo!
Comidas típicas de festa junina: Cocada (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 1 lata de Leite condensado;
- 2 medidas (da lata) de açúcar;
- 1 pacote de coco ralado - seco (100g) ou 1 coco fresco pequeno ralado;
- manteiga para untar.
Modo de preparo:
Leve ao fogo baixo o leite condensado, o açúcar e o coco ralado. Misture até desprender do fundo da panela. Este processo leva em média 15 minutos. Coloque em uma pedra ou mármore, que deve estar untado. Use um rolo de massa para nivelar a massa. Espere esfriar e corte a cocada em pedaços ou bolinhas.
7) Pamonha
Outra iguaria feita com milho é a pamonha. O quitute, descendente da culinária indígena, é mais comum na região nordeste e nos estados de Goiás e Minas Gerais. Saiba como fazer em casa!
Comidas típicas de festa junina: Pamonha (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- Grãos de 6 espigas de milho;
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar.
Modo de preparo:
Coloque o leite e a manteiga em uma panela e leve ao fogo até derreter. Após isso, espere esfriar. Bata no liquidificador os grãos do milho, o açúcar e a mistura de leite até homogeneizar. Faça embalagens com palha de milho e encha-os com o creme. Amarre para não entornar. Em fogo médio, cozinhe-os em uma panela com água fervente por 40 minutos ou até as pamonhas subirem à superfície. Retire da água com uma escumadeira e sirva quente ou fria.
8) Pipoca
Parece clichê, mas a pipoca não pode faltar em boa festa junina. O alimento, também a base de milho, pode ser preparado em poucos minutos.
Comidas típicas de festa junina: Pipoca (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- milho a gosto
Modo de preparo:
Use uma panela com um pouco de óleo de soja. Aqueça um pouco e acrescente o milho. Tampe a panela e mexa até que a pipoca fique pronta. Outra opção é usar manteiga em vez de óleo, vai dar um gostinho especial. Como tempero, use sal à gosto.
FAIXA BÔNUS: Quentão
Agora que você já conferiu a nossa lista de comidas típicas de festa junina que todo mundo aproveite para descobrir como fazer quentão e entrar no clima!
Bebida típica de festa junina: Quentão (Imagem retirada da internet)
Como fazer?
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água (300 ml);
- 1 pedaço de gengibre picado;
- 1 limão em rodelas;
- 3 cravos-da-índia;
- 2 pedaços pequenos de canela;
- 4 xícaras (chá) de pinga (aguardente).
Modo de preparo:
Derreta o açúcar em fogo alto até caramelizar e acrescente os demais ingredientes, exceto a pinga.
Misture até dissolver o açúcar e acrescente a pinga (com cuidado). Deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos e sirva em canecas de barro ou louça para que se mantenha quentinho.
Curtiu nossas dicas? Qual opção não pode faltar no seu arraiá?
Você também pode se interessar:
RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS PARA VOCÊ FAZER EM CASA
COMO MONTAR LOOKS PARA FESTA JUNINA DE FORMA IMPROVISADA