Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

O que fazer em São João Del Rei: dicas para aproveitar a cidade!

Por: Laryssa Gabellini

O interior de Minas Gerais contempla muita história, bonitas paisagens e diversos locais para visitar e conhecer.


Independente da escolha do destino, seja por Viçosa, por Tiradentes, Barbacena ou até mesmo Juiz de Fora, é inegável a importância do estado para o Brasil. 


Ainda dentro deste circuito mineiro há uma cidade com mais de 300 anos desde sua fundação, que faz parte da lista de roteiros do interior mineiro que oferece muita história. Estamos falando de São João del Rei

 



No entorno da capital mineira, o município é um dos destinos mais procurados do interior do estado. Principalmente para aqueles que apreciam o turismo sacro, com visitas a igrejas centenárias e paisagens de tirar o fôlego.


O destaque do turismo em São João del Rei com certeza é o centro histórico, com mais de 700 prédios tombados, como igrejas, casarões, museus, monumentos e muito mais. 


Como o centro não é tão grande, encontrar o que fazer em São João del Rei não é uma tarefa difícil. Dá pra montar um roteiro que pode ser feito tranquilamente em um final de semana, ou até menos! 

 

 

Com ruas de paralelepípedo de casinhas coloridas, sua viagem para São João del Rei com certeza irá render momentos e fotos incríveis! 


Então, para não perder mais tempo, montamos um guia com as melhores atrações para visitar na cidade: 

 

1. Passeio de Maria Fumaça

2. Museu Ferroviário

3. Museu Regional 

4. Teatro Municipal

5. Memorial Tancredo Neves

6. Rua das Casas Tortas

7. Igrejas em São João del Rei

8. Lagoa Azul 

9. Cachoeiras em São João del Rei 

10. Fazenda do Pombal

 

 

1. Passeio de Maria Fumaça 

 

Já falamos aqui sobre as belezas de Tiradentes, portanto nada melhor que unir duas das cidades mais charmosas de Minas Gerais. 


Para fazer isso, o Passeio de Maria Fumaça é ideal! Com início na cidade de Tiradentes a atração é indispensável para a sua lista do que fazer em São João del Rei. 


O passeio é feito na Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, ou seja, uma verdadeira viagem no tempo. 

 



São cerca de 45 minutos de duração com um trajeto que possui 12 km, e passa por pontos lindíssimos da serra mineira, como o Rio das Mortes e a Serra de São José. 


De interior totalmente preservado, com assentos e vagões de estilo imperial, a maria-fumaça que realiza o passeio é a mais antiga em operação atual no país

 

 

Para não correr o risco de ficar sem uma vaga, é recomendado comprar as passagens com antecedência, já que principalmente aos finais de semana o passeio costuma ficar bem lotado. 


É possível garantir os ingressos nas próprias estações da cidade, ou pela internet, no site do Guichê Virtual. Além disso, é recomendo chegar cedo, pois os assentos não possuem marcação.

 

2. Museu Ferroviário 


Desembarcando do passeio de Maria Fumaça você chega na Estação Ferroviária de São João del Rei, que abriga o Museu Ferroviário da cidade, outro importante local para visitar em São João del Rei. 


O acervo é super diverso, com vagões, equipamentos, máquinas, relógios, telefones e muitos outros itens que contam a história do desenvolvimento da cidade com o meio de transporte.

 


O local possui uma ótima estrutura turística, e área super arejada e ampla. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo, das 8h às 18h. 


Se você optar por ir no Museu, antes de andar de Maria Fumaça, o local fica na localizado na Rua Hermílio Alves, de fácil acesso. 

 

 

3. Museu Regional 


Com um acervo de 484 peças, o Museu Regional de São João del Rei é um passeio imperdível para os amantes da cultura e da história do nosso país.  

 

Localizado em um casarão antigo de três andares, as peças expostas contam com mobílias, utensílios domésticos, pinturas, instrumentos musicais e até meios de transportes que os mineiros utilizavam nos séculos XVIII e XIX, aberto para visitas durante todo o ano.

 



Além do acervo permanente, o museu também recebe exposições de artistas locais, nacionais e até mesmo de outros países. E se você é amante de leitura e literatura, esse passeio em São João del Rei é para você, pois o museu possui uma biblioteca com mais de 1.200 itens, entre eles livros, revistas, jornais e catálogos


Localização: O museu fica na Rua Mal. Deodoro, número 12, Centro.  

 

4. Teatro Municipal 


Não há como falar de cidades históricas e não falar de Teatros Municipais. O de São João del Rei foi Inaugurado em 1893, sendo um ícone cultural do Centro Histórico, e funciona até hoje como um dos principais pontos turísticos da cidade.

 

 

Famoso por sua fachada grandiosa, conta com peças teatrais, apresentações e outras programações culturais. Por isso, se passar por lá, não deixe de tirar uma foto em sua entrada!


O acesso do Teatro é feito pela Rua José Gômide. 

 

 

5. Memorial Tancredo Neves 


Construído em homenagem ao político de mesmo nome, o Memorial Tancredo Neves é outra opção de atração cultural para incluir na lista do que fazer em São João del Rei. 


Contando a história de vida de Tancredo, o museu é bem amplo e dividido em salas diferentes com um lindo jardim externo, que se tornou muito famoso pelo banco com uma estátua sentada de Tancredo.

 

 

E para aproveitar os cenários perfeitos para milhares de fotos, visite também o Solar dos Neves, um casarão lindíssimo que fica do ladinho do museu – pertencente também à família Neves. 
 

O museu fica localizado na Rua Padre José Maria Xavier.

 

6. Rua das Casas Tortas 


Ao planejar o que fazer em São João del Rei, não deixe a visita na Rua das Casas Tortas de fora do roteiro. Esse é o nome popular para da Rua Santo Antônio. E se viajar para você é sinônimo de fotos, esse é com certeza um dos melhores pontos para garantir as melhores imagens de recordação da viagem. 

 

 

Como o próprio nome já antecipa, a rua é repleta de casinhas antigas, de portas e janelas coloridas e de formato curvo, com algumas até com a impressão de estarem “caindo”.


Parte do antigo caminho feito pelos bandeirantes, fica no coração do centro, pertinho das igrejas, museus e outras atrações históricas. 

 

7. Igrejas em São João del Rei 


Como já falamos na introdução, São João del Rei é o melhor destino para quem ama arte sacra e igrejas!


Visitar esses espaços deve sim ter um local de prioridade em seu roteiro de viagem para a cidade. Inclusive, essa é uma das melhores maneiras de conhecer o melhor do lado histórico dessa região de Minas. 

 

 

Com mais de 300 anos de história, todas as igrejas possuem arquitetura externa e interna preservada, com toda a riqueza que a época colonial possuía na arte sacra. 

 

Para te auxiliar nessa parte do passeio por São João del Rei separamos algumas igrejas e um pouquinho de suas histórias, confira: 

 

 •Igreja São Francisco de Assis 

 

Famosa por seus jardins projetados por Burle Marx, artista plástico brasileiro renomado internacionalmente, a Igreja São Francisco de Assis é uma das mais bonitas da cidade. 


Além do lindo jardim externo, não deixe de visitar o interior da igreja, que possuí altares feitos por Aleijadinho, importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. 


O local fica na Praça Frei Orlando e foi fundado em 1749 e abriga em seus fundos o túmulo de Tancredo Neves. 

 

 •Igreja Nossa Senhora do Rosário 


De arquitetura mais simples, a Igreja Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga da cidade, com construção iniciada em 1708.

 

Localizada ao lado do Solar do Neves, fez parte da história da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, formada por escravos na época. 

 

 

 •Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar 


Famosa por sua fachada grandiosa, a Catedral possui um dos interiores mais ornamentados entre as igrejas de São João del Rei.


Sua construção fica localizada na Rua Monsenhor Gustavo e se iniciou em 1721, com a primeira capelinha da padroeira da cidade. Atualmente, o altar folheado em ouro se encontra totalmente preservado.  

 

 •Igreja Nossa Senhora dos Mercês 


Localizada no ponto mais alto do centro, a Igreja Nossa Senhora dos Mercês oferece uma vista linda da região, sendo essencial passar por ela quando pensar no que fazer em São João del Rei. 


Acessada por uma grande escadaria, o local possui um prédio super bonito. E para pegar o visual ainda mais charmoso, recomendo visitar a igreja durante a noite, com a iluminação especial. A igreja fica em frente ao Pelourinho, ao lado do Hospital Nossa Senhora dos Mercês. 

 

 •Igreja Nossa Senhora do Carmo 


A Igreja Nossa Senhora do Carmo está na Praça Carlos Gomes e possui o diferencial do interior mais limpo, em comparação com a ornamentação das outras igrejas da cidade.


Porém, a fachada externa é super bonita, com o estilo clássico da arquitetura do século 18. Além disso, a igreja abriga o Museu dos Sinos reunindo duas atrações em um só espaço. 

 

 

8. Lagoa Azul 


Localizada a cerca de 20 km do centro de São João del Rei, a Lagoa Azul é uma boa parada para curtir a tarde na cidade. 

 

O que fazer em São João del Rei: Lagoa Azul
O que fazer em São João del Rei: Lagoa Azul (Foto Cesar Diniz)

 

De fácil acesso, possui um visual lindíssimo, com vegetação e águas tranquilas, de coloração transparente. O local também é chamado de Lagoa Azul Pedreira 

 

O local é acessado pela BR-265, no sentido de Barbacena. A entrada para a lagoa fica no km 244, localizada em frente ao Restaurante do Elvas. 

 

9. Cachoeiras em São João del Rei 


Uma dica sobre o que fazer em São João del Rei em dias mais quentes: um passeio refrescante pelas cachoeiras.


O passeio é ótimo para ir além do turismo histórico no centro da cidade, sendo um programa perfeito para incluir no roteiro. 

 

 

E separamos aqui as principais opções: 
 

 •Cachoeira Reserva do Cala Boca:  é a opção que fica mais perto do centro. Na reserva, é possível também curtir trilhas, locais para piquenique e restaurante; 
 

 •Cachoeira do 14: a 17 km da cidade, possui um cenário lindíssimo. No local, que é acessado por uma trilha, você irá encontrar várias cachoeiras; 
 

 •Cachoeira do Urubu: acessada por uma estrada de terra, fica a 15 km do centro. Com vários poços e piscinas naturais, oferece um banho delicioso; 
 

 •Cachoeira do Bom Despacho: é uma das mais visitadas no destino, já que está a apenas 50 m do marco da Estrada Real. De acesso fácil, possui uma queda d’água pequena; 
 

 •Cachoeira do Mangue: apesar do acesso não tão fácil, é considerada como a melhor cachoeira de São João del Rei. Com águas super refrescantes e cristalinas, dá pra garantir um banho perfeito para o verão. 

 

10. Fazenda do Pombal 


Ainda que faça parte do município de Ritápolis, a Fazenda do Pombal não pode ficar de fora do roteiro da sua viagem para São João del Rei.


Localizada a 12 km do centro, é conhecida por ser o lugar de nascimento de Tiradentes, dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, em 1746, onde ele teria passado parte de sua infância, até os 11 anos de idade. 

 


A casa original conta apenas com as paredes preservadas, mas possui murais e outras instalações que contam a história de Tiradentes. A fazenda faz parte da Floresta Nacional de Ritápolis, localizada no km 4,5 da BR-494. 

 

EXTRA) Festas e Eventos em São João del Rei 


O movimento do turismo em São João del Rei também é garantido pelas programações das festas e eventos, que deixam a cidade ainda mais charmosa e interessante.


Como as programações ocorrem em diferentes meses do ano, pode ser que a data da sua viagem coincida com alguma festividade. 
 

Os mais famosos são: 
 

 •Festival de Verão de São João del Rei: sempre reúne atrações de renome nacional, geralmente, no início do ano para combinar com o nome do evento e sua indicação de estação. 
 

•Carnaval: data em que a população se concentra na principal praça do centro, mas oferece vários bloquinhos pela cidade; 

 
•Semana Santa (de março a abril):
feriado tradicional na cidade, com diversas celebrações religiosas, além de shows, apresentações e decoração especial. 

 


 •Inverno Cultural (julho): o principal e maior evento da cidade. Promovido pela Universidade Federal de São João del Rei possui programações culturais, oficinas e apresentações. 
 

 •Felit – Festival de Literatura de São João del Rei e Tiradentes (dezembro): o evento reuni diversas palestras, debates, apresentações e outras atrações culturais. 
 

 •Canta Del Rei (dezembro): evento com apresentações nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, reúne corais de todo canto do país. 

 

Onde encontrar lojas da Claro em São João Del Rei | MG

 


📍 Loja Claro 

Endereço: 
Whatsapp: 

 

Você ainda pode se interessar por:

 

O que Fazer em Barbacena: dicas para se divertir em BQ!

O que fazer no Rio de Janeiro: programe-se e aproveite a Cidade Maravilhosa!

O que fazer em Cabo Frio: 8 dicas para curtir a cidade!

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade