Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

O que fazer em Viçosa: dicas especiais para curtir muito a cidade

Por: Laryssa Gabellini

Se você gosta de uma boa arquitetura e ambientes que remetam ao passado do país, Viçosa, em Minas Gerais, apresenta construções que são de tirar o fôlego. 


Com suas belas obras arquitetônicas e construções que são carregadas de emoção e da história. Viçosa se destaca por suas belas ruas e um urbanismo muito bem planejado, por isso você precisa saber o que fazer em Viçosa. 

 

 




Seja para o fim de semana ou para um feriado, não importa, iremos te mostrar aqui dicas especiais para você curtir muito a cidade. 


Confira 6 locais para ir em Viçosa que irão tornar a sua viagem inesquecível.

 

 

História da cidade

 

Pesquisar o local de destino da viagem é essencial. Assim é possível entender sua criação e identificar quais pontos daquela história você gostaria de vivenciar. 


Localizada no interior de Minas Gerais, na chamada Zona da Mata, Viçosa recebeu os primeiros imigrantes portugueses entre 1800 e 1820. Um marco para o desenvolvimento da cidade foi a chegada, em 1885, da ‘estrada de ferro’, com uma linha de trem regular para a região.

 

 



Inicialmente afastada da zona urbana do vilarejo, a estação de trem Leopoldina foi transferida para o Centro de Viçosa em 1914, abrindo caminho para a chegada de novos imigrantes, especialmente libaneses e italianos.


A facilidade no acesso também permitiu à cidade ampliar sua rede de serviços públicos, comércio e atividade econômica em geral. Até que, em 1926, por ordem do então presidente da República, Arthur Bernardes, também o mais ilustre cidadão de Viçosa, foi inaugurada a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, instituição que viria a se tornar, anos mais tarde, a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

 




Ao longo dos anos, a UFV foi se desenvolvendo e transformando a cidade em um polo de ensino superior, com a instalação de novas instituições. Hoje, a educação é um dos eixos principais da cidade em diversos aspectos, da economia ao desenvolvimento urbano, além do turismo que também desperta muito interesse pela forte trajetória da cidade. 


Mas, diante de tanta informação, quais os melhores pontos turísticos a se visitar? Confira abaixo 8 indicações para você e sua família. 

 

 

1) Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

 

Uma das mais belas obras arquitetônicas do Brasil, você encontrará em Viçosa: a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. 

 

A santa é a padroeira da cidade e por isso a construção foi erguida como uma forma de homenagem. O início da construção tem sua data marcada como 8 de março de 1800.

 

Esse ponto turístico é extremamente importante para a cidade pois após sua construção um povoado começou a ser formado ao seu redor o que fez surgir o embrião da futura cidade de Viçosa.

 

O que fazer em Viçosa: Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia
O que fazer em Viçosa: Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (Foto Pinterest Perfil Minas que Sera Tamen)

 

Quem já visitou diz que por fora, ela encanta, por dentro, impressiona. 

 

Com uma grandeza tanto de espaço, quanto de peso histórico, a Igreja é símbolo de uma arquitetura que permanece por décadas e que ainda arranca suspiros de todos que a admiram. Com colunas que sustentam sua altura e que são adornadas com muito bom gosto. Vale a pena apreciar essa verdadeira obra de arte.

 

O formato de sua torre, o relógio, suas dimensões, a nave principal, seus corredores laterais, os pilares no formato de sustentáculos romanos, os vitrôs coloridos, majestoso pórtico e inúmeras esculturas tornou o Santuário Santa Rita de Cássia, um ambiente agradável que incentiva à oração e a contemplação. Um local que você não pode deixar de conhecer.

 

2) Museu Histórico da UFV (Universidade Federal de Viçosa)

 


A Universidade Federal de Viçosa traz muitas coisas boas e pontos interessantes para se visitar em Viçosa. Um deles é o Museu Histórico da UFV. 


Se você tem fascínio pela história do nosso país e por essa bagagem cultural típica da região de Minas Gerais, então, você tem que conhecer o local. 


 




A beleza e riqueza de detalhes faz com que a experiência de revisitar a história seja ainda mais prazerosa e completa. 


Então já sabe, não deixe de colocar esse destino ao seu checklist para quando for viajar para Viçosa.

 

3) Casa Arthur Bernardes


A Casa Arthur Bernardes é um dos bens tombados que se encontram em Viçosa. O local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, em 1995. 


A obra foi construída entre 1922 e 1926, e servia como uma espécie de casa de férias para o ex-Presidente da República, o Dr. Arthur da Silva Bernardes.

 

O que fazer em Viçosa: Casa Arthur Bernardes
O que fazer em Viçosa: Casa Arthur Bernardes (Foto Lais Assunção)



Entre seus grandes feitos em Viçosa, está a criação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, que hoje é a Universidade Federal de Viçosa. Isso trouxe muita riqueza cultural e bagagem de conhecimento para os habitantes de Viçosa. Um marco importante para a história da cidade.


Ou seja, outro ponto para adicionar em sua lista!

 

4) Rio Turvo


Em Viçosa, você também irá encontrar muitas belezas naturais. Afinal, “ê Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais..” e uma delas é o Rio Turvo. 

 


O que fazer em Viçosa: Rio Turvo (Foto Guia Turismo Brasil)



O local é indicado para os amantes da natureza e os que gostam de conhecer espaços que fazem parte da arquitetura natural das cidades, portanto, sem ser grandes construções. 
 

 

5) Museu de Zoologia João Moojen


Ainda pensando em diversidade natural outro grande ponto turístico que deve ser visitado na cidade, é o Museu de Zoologia João Moojen. 


Este é um lugar com muita história embutida, e que pode lhe proporcionar experiências incríveis. A coleção que compõe o Museu de Zoologia João Moojen começou a ser acumulada em 1933, pelo Prof. João Moojen, que deu nome ao Museu.

 


O que fazer em Viçosa: Museu de Zoologia João Moojen (Foto Wikipedia)



Seu trabalho foi prosseguido por um antigo aluno dele, O Prof. José Cândido de Melo Carvalho, até o ano de 1946. Depois disso, houve alguns problemas para manter a preservação do acervo, mas, mesmo assim, é possível visitar uma parte da coleção.  

 

6) Parque da Ciência UFV


Mais uma vez, a Universidade Federal de Viçosa é o pivô que leva uma grande riqueza cultural para Viçosa. Desta vez, estamos falando do Parque de Ciência UFV. Um Parque extremamente atraente para os amantes da ciência e de suas descobertas. Por isso, essa cidade é tão valiosa. 

 

O que fazer em Viçosa: Feira Livre
O que fazer em Viçosa: Feira Livre (Foto Prefeitura de Viçosa|Divulgação)



Viçosa consegue unir riquezas arquitetônicas e urbanísticas, ciência e belezas naturais. Por isso é que é um destino preferido para muitas pessoas.


Quando for à Viçosa, não deixe de visitar a Universidade Federal de Viçosa como um todo, em especial se você é apaixonado(a) por ciência, arquitetura e natureza.

 

7) Feira Livre de Viçosa


A famosa "Feira Livre de Viçosa", assim chamada por quem a frequenta, é um dos mais visitados pontos turísticos de Viçosa.


É difícil encontrar alguém que tenha visitado Viçosa e que não tenha experimentado o delicioso pastel com caldo de cana na feira.


Ela ocorre aos sábados, ao lado do antigo Colégio de Viçosa. Antes do sol nascer, as barraquinhas já estão montadas, e as pessoas vão à essa feira para saborear deliciosos quitutes e comprar produtos agrícolas fresquinhos e de qualidade.

 

8) Feira do Artesanato


Ainda falando em Feiras livres, e acrescentado o que fazer e Viçosa, são charmosas em cidades históricas como Viçosa, temos a Feira de Artesanato que ocorre todos os sábados, pela manhã, na Praça Silviano Brandão. 

 

O que fazer em Viçosa: Feira de Artesanato
O que fazer em Viçosa: Feira de Artesanato (Foto Prefeitura de Viçosa|Divulgação)



Sua construção permite inúmeras barraquinhas que comercializam vários tipos de produtos, como bijuterias, roupas, cachecóis, sabonetes, velas artesanais, bordados, teares mineiros, tecelagens, porcelanas, caixas, potes e outros objetos manufaturados em madeira.

 

 9) Marcar presença nas tradicionais festas universitárias

 

Como já mencionamos, Viçosa é um importante polo universitário. Com isso, a região se transformou também em referência na organização de eventos culturais e de entretenimento para o segmento.


Algumas dessas produções são conhecidas no Brasil todo e merecem a sua visita caso você curta esse tipo de programação.

 




O Nicoloco é uma festa que lembra os moldes do Carnaval, inclusive com uso de abadá (linkar conteúdo abadá), e ocorre em vários dias, geralmente uma vez ao ano, com espaço open bar e shows de várias atrações no mesmo palco. A divulgação das datas ocorre bem antes do evento, então nos dias de sua realização é comum ver vários turistas pela cidade.


Outro nome popular da área, é o "Mais Louco que o Batman". Assim como o Nicoloco, várias atrações irão te aguardar para curtir ritmos variados.
 

 

FAIXA EXTRA: Doce de Leite de Viçosa 


O Doce de Leite tradicional Viçosa é produzido desde 1980.


Por sua alta qualidade, foi considerado como o “Melhor doce de leite do Brasil”, segundo o concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país, que premia Viçosa desde a sua primeira participação no Concurso, em 2000.

 




O doce Viçosa é uma pedida irrecusável para os amantes de doces. Quem prova não esquece jamais! Agora não resta dúvidas de o que fazer em Viçosa, não é mesmo? 

 

Este conteúdo tem o oferecimento da Claro

 

Onde encontrar lojas da Claro em Viçosa - MG

 


📍 Loja Claro 

Endereço: Praça do Rosário, 6 - 01 - Centro, Viçosa - MG, 36570-000
Whatsapp: (31)3891-6635

 

Você ainda pode se interessar por:

 

O que Fazer em Barbacena: dicas para se divertir em BQ!

O que fazer no Rio de Janeiro: programe-se e aproveite a Cidade Maravilhosa!

O que fazer em Cabo Frio: 8 dicas para curtir a cidade!

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade